“… mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1.8)

Introdução

O texto básico acima deixa claro que a tarefa para testemunhar de Cristo é uma responsabilidade de todos os cristãos. O Senhor Jesus não deixou um ponto de interrogação sobre essa exortação. Ele não disse: “… mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e talvez vocês possam ser minhas testemunhas, mas, “e sereis minhas testemunhas“.

Portanto, se todo cristão é habitado pelo Espírito, logo, cada crente recebe o Dom do Espírito Santo – o poder para testemunhar.

Poder para Testemunhar, significa Coragem para Testemunhar

Precisamos ter em mente que os discípulos que receberam este mandato não nasceram oradores ou pregadores. Eles tiveram temores e conflitos pessoais assim como nós. Eles não eram profissionais religiosos como os fariseus, mas apenas pessoas comuns. No entanto, foi para estas pessoas comuns que Jesus Cristo deu o mandato mais extraordinário: e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1.8)

Jesus chama cada discípulo para ser sua testemunha. Isso significa dizer:

1. Que somos seus embaixadores representando-o diante de um mundo completamente alienado de seu Senhor por causa do pecado.

2. Que testemunhamos para o mundo com a sua autoridade e bênção (Mt 28.18-20).

3. Que proclamamos para o mundo a verdadeira mensagem que tem poder para salvar um pecador da condenação eterna: o evangelho de Jesus Cristo (2Co 5.18-21).

Conclusão

O mandato para testemunhar é o principal negócio de todo o cristão neste mundo. Sempre é mais fácil pensar que testemunhar o evangelho de Jesus não é meu negócio, mas de outras pessoas – o pastor da minha igreja, nossos missionários, ou outros cristãos desinibidos. Precisamos mudar nossa mentalidade hoje, se pensamos assim. Todo cristão é uma testemunha daquele que o chamou das trevas para sua maravilhosa luz (1Pe 2.9).

Se evangelizar é um mandamento, logo pecamos contra Deus se não fazemos da Grande Comissão nosso negócio. Alguém já disse que, para muitos cristãos dos nossos dias “a grande comissão é a grande omissão“. Infelizmente, isso nunca foi tão verdadeiro!

Sujeitemos nossas mentes a essa preciosa verdade bíblica: que nós somos testemunhas de Cristo. Portanto,

1. Ele não chamou os anjos, mas os crentes para tocar esse negócio (1Pe 1.10-12)

2. Ele não comissionou para testemunhar sem oferecer a ferramenta para o trabalho e o treinamento necessário.

3. Ele nos dá a sua Palavra e nos capacita pelo seu Espírito. A Palavra e o Espírito trabalham juntas para conquistar os corações dos homens, mortos em seus delitos e pecados (Ef 1.13, 14).

Este é o nosso negócio enquanto Igreja de Cristo! Cumpramos nosso chamado e vocação como um só corpo, na comunhão dos santos, como família, como indivíduos.

Pr. Alan Kleber