Leia Atos 1.1-11

Introdução

O Pentecostes foi um evento necessário, marcante e único na história do povo pactual de Deus, após a ascensão do nosso Senhor Jesus para a destra do Pai. Nesse dia, o Espírito Santo desceu soberanamente sobre os discípulos de Jesus, dando-lhes poder para testemunhar a mensagem do Evangelho (At. 1.8).

Por que a vinda do Espírito Santo era tão necessária?

1. Para a Igreja cumprir a Grande Comissão de nosso Senhor Jesus Cristo ((Mt 28.18-20). “… relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas. A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes” (At 1.1-4).

2. Para o conhecimento e compreensão da Palavra de Deus. …mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito (Jo 14.26). Todo crente precisa compreender a Palavra de Deus. Mas, sem a ação do Espírito isto é impossível! A verdade espiritual só pode ser compreendida por revelação espiritual. Esse tipo de revelação vem apenas do Espírito Santo: “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1Co 2.14).

3. Para dar aos cristãos ousadia de viver e testemunhar de Cristo.E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós“(João 14: 16-17). As vezes nos perguntamos: Como os primeiros cristãos lutaram, enfrentaram grande perseguição, e se tornaram corajosas testemunhas de Jesus Cristo diante de todos os tipos de adversidade? Qual foi o seu segredo? Não havia segredo, mas a presença do Espírito Santo que veio para habitar neles, andar no meio deles, a fim de que pudessem cumprir a missão de Deus. Ainda hoje, somente pela graça do Espírito, cristãos em diversas partes do mundo são revestidos de coragem e experimentam tempos de refrigério na presença do Senhor.

4. Para capacitar os discípulos a testemunhar eficazmente as boas novas de Jesus Cristo.Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio“(Jo 15.26-27). Jesus prometeu que o Espírito Santo testemunharia a seu respeito para os discípulos, que por sua vez receberiam “… poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8).

5. Para levar os discípulos a cumprir cabalmente a obra de evangelismo e missões. A igreja de Cristo não tem poder para condenar um pecador do seu pecado ou convencê-lo que a justiça de Deus foi satisfeita por meio de Cristo na cruz. Os discípulos jamais poderiam entrar no coração e mente de um homem para convertê-lo a Cristo. Mas, o Espírito Santo pode … e vai fazer tudo isso! “Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado“(Jo 16.7-11). A menos que o Espírito Santo trabalhe no coração de um pecador, todo a nossa melhor persuasão e pregação não alcançará sucesso em trazer um pecador das trevas para a luz de Cristo.

Pr. Alan Kleber