3. Diáspora e Uso da Mídia

Um número incontável de cristãos iranianos está espalhado pelo mundo. Muitos desses santos sentem um chamado único para continuar apoiando a obra do avanço do evangelho dentro do Irã, de fora.

O avanço da tecnologia através da Internet e da televisão por satélite tornou a mensagem cristã mais acessível aos iranianos que provavelmente nunca tenham conhecido um cristão. Os cristãos da diáspora têm sido ativos na transmissão do Evangelho e no ensino da Bíblia para o Irã. Na última década, a mídia social também tem sido uma ferramenta poderosa para alcançar e ensinar aos iranianos as verdades das Escrituras.

4. A Distribuição da Bíblia

Embora a perseguição não tenha produzido os resultados desejados pelas autoridades iranianas, eles continuaram trabalhando duro para acabar com a mensagem do cristianismo. A Bíblia (especialmente o Novo Testamento) é literatura proibida no Irã.

Mas o povo tem fome da Palavra de Deus. Nos últimos anos, foram impressos mais de dois milhões de Novos Testamentos para divulgação no Irã, e cerca de 180.000 Bíblias inteiras foram distribuídas no país. Como Paulo disse a Timóteo: “… a palavra de Deus não está algemada” (2 Timóteo 2.9).

Três maneiras de orar

Esses são alguns fatores que contribuíram para o rápido crescimento da igreja no Irã (Desilusão com o Islã, Perseguição, Diáspora Cristã e A Distribuição da Bíblia). Mas, finalmente, o reino de Cristo está se espalhando no Irã porque o Espírito de Deus está se movendo poderosamente. Embora tenha havido um grande progresso, a necessidade de oração e apoio continua grande. Você se juntaria a mim em oração pelo Irã – seu povo e líderes? Apresento a você três maneiras pelas quais podemos orar pela igreja.

1. CORAGEM

Embora o número de igrejas domésticas e crentes esteja crescendo todos os dias, a oposição continua. Os cristãos iranianos continuam sendo presos e acusados ​​de agir contra a segurança nacional. As igrejas domésticas continuam a se reunir secretamente, enquanto mudam o horário e o local das reuniões para não serem detectadas. Os cristãos continuam a evangelizar, sabendo que estão colocando suas vidas em risco.

2. UNIDADE

Como a maioria das atividades da igreja é realizada secretamente, os cristãos são isolados uns dos outros. Os líderes iranianos são forçados a trabalhar secretamente e, portanto, separados um do outro. As preocupações de segurança dificultam os esforços de colaboração, mesmo entre ministérios fora do Irã que trabalham dentro do país. Tudo isso cria obstáculos para a unidade.

3. LÍDERES TREINADOS

A natureza da igreja clandestina é tal que, muitas vezes, os líderes das igrejas domésticas são desqualificados e destreinados. Por vezes, não há pastor no grupo e os crentes reunidos estão sendo alimentados apenas pela TV via satélite. Alguns dos ensinamentos que a igreja absorve não são uma teologia sólida. Os iranianos não têm o mesmo acesso à literatura e treinamento cristãos que muitos crentes têm no resto do mundo. Existem ministérios que já estão trabalhando duro para atender a essa necessidade, disponibilizando treinamento de qualidade para os líderes, e precisamos orar por esse trabalho.

Essas palavras de Jesus podem resumir melhor a situação no Irã: “A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (Mateus 9.37–38). Oremos para que o Senhor da colheita continue enviando seus trabalhadores por todo o Irã, para que milhões de iranianos encontrem perdão, paz e esperança de glória através do Evangelho de Jesus Cristo.

Nota do tradutor: não deixe de assistir o Documentário “Shepp Among Wolves Vol. II” (Como Ovelhas no meio de Lobos 2). Nele, encontramos um testemunho impactante sobre o crescimento da igreja iraniana. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=9SAPOLKF59U&t=2148s

Afish Ziafat é pastor da Providence Church em Frisco, Texas(USA) Tradução: Rev. Alan Kleber Rocha