Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 102. Pelo que oramos na segunda petição?

R. Na Segunda Petição, que é: “Venha o Teu reino”, pedimos que o reino de Satanás seja destruído e que o reino da graça seja adiantado; que nós e os outros a ele sejamos guiados e nele guardados, e que cedo venha o reino da glória.

Ref. Sl 68.1; Jo 12.31; Mt 9.37-38; 2Ts 3.1; Rm 10.1; Ap 22.20.

Essa é a nossa última esperança. O reino de Deus está chegando. Então os anjos cantarão: “O reino do mundo se tornou o reino de nosso Senhor e de seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre” (Apocalipse 11:15). Seu reinado será universal, como o próprio Jesus nos diz:

“Eu digo a você que muitos virão do leste e do oeste, e tomarão seus lugares no banquete com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus” (Mateus 8:11).

Então todo o mundo o possuirá não apenas como soberano, mas como Abba-Pai, e isso será um refrão eterno!

“Venha o teu reino” deve fazer parte do alicerce e fundamento de nossas orações. Devemos orar pelo reino e aguardá-lo ansiosamente com a mesma paixão que os nossos antepassados cristãos fizeram. O penúltimo versículo do Apocalipse, o último livro da Bíblia diz: “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!” (22:20). Essa é uma oração estupenda. Somos ousados o suficiente para orar com esse propósito?

“VENHA O TEU REINO” é para o presente

Quando Jesus veio à terra, ele trouxe o reino de Deus em sua própria pessoa. Quando ele iniciou seu ministério público, as primeiras palavras de sua boca depois de ler Isaías foram: “Arrependei-vos, porque o reino dos céus está próximo” (Mateus 4:17). Mais tarde, Ele disse sobre si mesmo: “O reino de Deus está no meio de vós” (Lucas 17:21). Podemos dizer que Jesus era o reino, porque Ele era a única pessoa que aceitou e realizou totalmente a vontade do Pai.

A paixão de Jesus era o reino. Esse foi o tema principal de sua pregação. A palavra reino ocorre quarenta e nove vezes em Mateus, dezesseis em Marcos e trinta e oito em Lucas – 103 vezes nesses três evangelhos! Antes de ele ir para a cruz, Jesus disse: “Devo pregar as boas novas do reino de Deus por outras cidades também, porque foi por isso que fui enviado” (Lucas 4:43). Após a ressurreição, o reino ainda era sua paixão, quando apareceu a seus discípulos “por um período de quarenta dias e falou sobre o reino de Deus” (Atos 1:3). Pregar o reino era sua paixão consumidora. Como Jesus Cristo trouxe o reino? Principalmente trazendo homens e mulheres em obediência à vontade do Pai. Este é o significado de “venha o teu reino” em seu contexto, porque as palavras imediatamente seguintes e paralelas são: “seja feita a tua vontade assim na terra como no céu”. Aqueles que estão no reino de Deus se esforçam para fazer a vontade de Deus. De fato, eles fazem isso.

Maranata!

Pr. Alan Kleber

Trecho do Sermão dominical proferido no Acampfamilia 2020, em 23.02.2020