Texto Bíblico:  Leia Zacarias, capítulo 8

Introdução

No contexto da teimosia de Israel, encontramos a graça de Deus sendo exibida por sua iniciativa de chamar um povo para si. Sem a graça de Deus – sua iniciativa – os homens são deixados a mercê de seus próprios corações e seguem seus próprios caminhos.

O SENHOR é poderoso para salvar (vv. 1-8)

Versículo 2: Ele é zeloso por seu povo

“O ciúme de Deus deve ser entendido em relação ao Pacto… Embora eles não estejam realmente procurando por Ele agora, mesmo em seus jejuns, a profundidade de seu sentimento por eles se manifesta em seu favor. Como Ezequiel viu tão claramente, a restauração foi totalmente devido à iniciativa e graça de Deus” (Joyce G. Baldwin, Haggai, Zechariah, and Malachi. An Introduction and Commentary, 149).

“Multiplicarei homens e animais sobre vós; eles se multiplicarão e serão fecundos; fá-los-ei habitar-vos como dantes e vos tratarei melhor do que outrora; e sabereis que eu sou o SENHOR”(Ez 36.11).

“Mas tive compaixão do meu santo nome, que a casa de Israel profanou entre as nações para onde foi. Dize, portanto, à casa de Israel: Assim diz o SENHOR Deus: Não é por amor de vós que eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu santo nome, que profanastes entre as nações para onde fostes… Não é por amor de vós, fique bem entendido, que eu faço isto, diz o SENHOR Deus. Envergonhai-vos e confundi-vos por causa dos vossos caminhos, ó casa de Israel” (Ez 36.21-22, 32).

Versículos 3 a 8: A Promessa de um Novo Pacto

Assim como no capítulo 6, versículos 12 a 15, a linguagem dessa passagem é escatológica, descrevendo o Novo Pacto sendo promulgado com todas as suas bênçãos. A linguagem é semelhante as novas promessas de um novo pacto contidas em Jeremias 30-31, Ezequiel 36-37, e Hebreus 8.

Conquanto, os israelitas tenham experimentado bênçãos temporais, tais como:

1. O cumprimento final da presença do Senhor (v. 3a);

2. A combinação entre verdade e santidade (v. 3b),

3. A prosperidade da paz (vv. 4-5),

4. O trabalho global de redenção (v. 7); e,

5. O relacionamento pessoal com Deus por meio da justiça imputada (v. 8);

O capítulo 8 de Zacarias aponta para a graciosa obra futura de Deus na Igreja de Cristo.

Thomas Verner Moore escreveu:

“Há algo mais do que uma mera restauração política exigida pela tendência geral da profecia, algo espiritual e não temporal, e que exige, portanto, uma assembleia espiritual para uma teocracia espiritual, ou para uma Igreja de Deus comprada e lavada com sangue” (Haggai, Zechariah, and Malachi, Banner of Truth, 195).

Para um povo profundamente oprimido, isso era impressionante e praticamente inacreditável. De modo que, a questão do versículo 6 tem como objetivo suprimir as dúvidas e nos lembrar do poder de Deus:

“Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Se isto for maravilhoso aos olhos do restante deste povo naqueles dias, será também maravilhoso aos meus olhos? — diz o SENHOR dos Exércitos” (v.6).

A razão humana não é adequada para decidir as habilidades ou intenções de Deus. É importante lembrar que as profecias bíblicas utilizam os modos correntes de linguagem, conceitos e áreas do entendimento para comunicar verdades profundas. O uso de metáforas, imagens e outros métodos ilustrativos nos ajudam a entender o que está além da nossa experiência, conhecimento e compreensão.

Aplicações práticas

1. Você enxerga a Deus como se Ele tivesse limitações e habilidades semelhantes as nossas, ou como o SENHOR dos Exércitos, o Todo-poderoso?

2. Considere o crescimento global da igreja sem nenhuma força militar (a semelhança do Islã), mas apenas pelo poder do evangelho. Leia e pesquise sobre o movimento mundial de missões. Veja como as coisas mais notáveis ​​aconteceram na história e continuam a acontecer.

3. Quando se trata dos desafios do ministério cristão e do avanço do evangelho ao nosso redor, você se sente tentado a minimizar a influência e o poder de Deus?

4. Não despreze a Grande Comissão dada pelo Senhor Jesus, pois: a) Toda a autoridade lhe foi dada, e isso inclui a expansão de seu Reino nesse mundo (Mt 28.18); b) Somos ordenados a fazer discípulos de todas as nações (v.19 e 20a); c) A garantia do nosso sucesso é a sua provisão, poder e presença (v.20).

Aviva ó Senhor, a Tua obra!

Pr. Alan Kleber