E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.

– Efésios 5.18-21

O Espírito Santo está presente conosco aqui, agora. Ao chegarmos a Mesa do Senhor, Ele é quem torna tudo eficaz.

Ele está sempre trabalhando, independentemente de nossa condição desgrenhada. Ele trata conosco quando nos achegamos preparados, quando deveríamos estar preparados e, ainda trata conosco quando nos apresentamos despreparados. Deus nunca é pego de surpresa quando aparecemos para comer e beber em sua Mesa, em qualquer condição em que estejamos.

Lembre-se de que esse Espírito é uma Pessoa. Não apenas uma Pessoa, mas uma Pessoa infinita, uma Pessoa definitiva. É Seu trabalho nos moldar em pessoas completas, restauradas, para nos reconstruir naquilo que Deus pretendeu que nos tornássemos. O Espírito Santo não é uma força poderosa, mas impessoal, como a eletricidade. Ele ama, Ele doa, Ele admoesta, Ele entristece, Ele elogia. Ele esculpe. Ele molda.

O que Ele faz à medida que trabalha em nossas vidas é para nos fazer crescer. Ele nos encoraja e nos une. À medida que Ele faz tudo isso, precisamos lembrar que Ele não o faz de alguma posição ou lugar externo. Nós somos o seu Templo e Ele habita em nós. Por meio de Seu Espírito, Deus derramou seu amor em nossos corações. Dito de outra forma, Ele atua em nós ao nos preencher com sua maravilhosa graça.

Devemos, portanto, buscar esse preenchimento, pois a ordem apostólica é – Enchei-vos do Espírito. Todos os verdadeiros cristãos são batizados em Cristo de uma vez por todas, pelo Espírito Santo. Mas, o enchimento do Espírito está em processo e pode aumentar  ou diminuir, enfraquecer e até se apagar. É por isso que Paulo ordenou aos efésios que se enchessem do Espírito, “… falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo”.

Portanto, ao se aproximar da Mesa do Senhor Jesus, se você sentir um tanto quebrado e esfarrapado, e não cheio do Espírito, o que deve fazer? Lembre-se desse mandamento (encher-se), creia e confesse: Nosso Pai Celestial não é mesquinho. Ele sabe como dar boas dádivas a quem pede, e por isso devemos pedir que Ele nos encha do Seu Santo Espírito (Lucas 11.13).

Seja bem-vindo a Mesa de Jesus Cristo!

Pr. Alan Kleber