“Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo” 1 Coríntios 11.3

Quando o apóstolo Paulo começa o capítulo 11 de sua Primeira Carta aos Coríntios, percebemos que ele que faz uma guinada radical ao mudar de assunto, decidindo finalmente voltar ao assunto da Ceia do Senhor somente versículo 17. A questão é: por que Paulo interrompe o assunto sobre a desordem na adoração para falar da desordem no casamento?

O ponto culminante da adoração cristã é a Ceia do Senhor. A comunhão ao redor da Mesa ordena todos os nossos relacionamentos. De modo que, toda desordem no serviço de adoração está relacionada com toda desordem em nossa vida. Em última análise, a desordem em nossa casa provoca a desordem da Ceia.

Um desses distúrbios foi encontrado nos casamentos da igreja em Corinto. O apóstolo Paulo nos diz que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem. Quando vamos para a Ceia do Senhor, reconhecemos que Cristo está sentado à cabeceira da Mesa porque Ele é o Cabeça, assim como o marido se assenta e serve sua esposa e filhos.

Mas, se uma mulher está em rebelião contra seu cabeça conjugal, como ela pode reconhecer corretamente o Senhorio de Cristo? E se um homem está abdicando de seu papel de cabeça de sua esposa, como ele pode conduzir corretamente sua esposa e filhos, sacrificando-se por eles?

A desobediência ao que ensina a Palavra de Deus neste ponto não pode ser corrigida mais tarde, pela compreensão do significado e importância da Ceia separada de nossos relacionamentos, isolada de nossas vidas, como homens e mulheres que juntos devem viver biblicamente seus papéis de marido e mulher.

Quando não sabemos quem somos, macho e fêmea, homem e mulher, isso provoca uma perturbação fundamental em nossas vidas. E quando nossos relacionamentos estão perturbados dessa forma, devemos nos arrepender e pedir a Deus que nos alimente com o Pão da Vida e nos ensine mais e mais sobre esse assunto.

Portanto, em preparação para a próxima Santa Ceia, devemos declarar pela fé toda uma série de relações de liderança. O cabeça de Cristo é Deus, o cabeça de todo homem é Cristo e o cabeça da esposa é seu marido. Não podemos separar um do outro e jamais devemos tentar, nem por um segundo fazer isso.

Nele, o Cabeça da Mesa,

Pr. Alan Kleber