Por Charles H. Spurgeon

Foto em preto e branco de multidão de pessoas

Descrição gerada automaticamente
Spurgeon pregando (Século XIX)

“APENAS UMA REUNIÃO DE ORAÇÃO!” (2ª Parte)

Desejamos profundamente um renascimento da religião doméstica. Ficamos tristes com os terríveis relatos sobre a impureza desta cidade; mas, sem dúvida, uma das causas desse estado de coisas é a negligência da religião doméstica entre os cristãos e a total ausência de decência comum em muitos dos alojamentos dos pobres. A família cristã era o baluarte da piedade nos dias dos puritanos; mas, nestes tempos maus, centenas de famílias de chamados cristãos não têm adoração em família, nenhuma restrição ao crescimento de filhos e nenhuma instrução ou disciplina saudável.

Veja como as famílias de muitos mestres são tão vistosas, tão alegres, tão ímpias quanto os filhos dos não religiosos! Como podemos esperar ver o Reino de nosso Senhor avançar quando Seus próprios discípulos não ensinam Seu Evangelho a seus próprios filhos e filhas? Não precisamos repetir o lamento de Jeremias? “Até os monstros marinhos dão o peito, dão de mamar a seus filhos; mas a filha do meu povo tornou-se cruel como os avestruzes no deserto.” Quão diferente isso é do pai dos fiéis, de quem o Senhor disse: “Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do SENHOR e pratiquem a justiça e o juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito!”

A maneira mais segura de promover a piedade no mundo é trabalhar por ela em casa. O método mais curto para derrubar as artimanhas sacerdotais é cada homem ser o sacerdote em sua própria casa e advertir seus filhos contra homens enganosos. Que nossos queridos filhos sejam tão bem ensinados desde a infância que não apenas escapem dos vícios comuns da época, mas cresçam e se tornem modelos de santidade!

Esta é uma grande dificuldade para nossos amigos mais pobres nesta cidade repugnante, que está se tornando tão poluída quanto o paganismo. Uma boa irmã, que mora perto desta casa de oração, veio de uma cidade do interior com seu filho, e ela logo ficou horrorizada ao ouvi-lo usar uma linguagem profana, sendo evidentemente inconsciente de seu significado. Ele aprendeu na rua perto da porta de sua mãe. Para onde devem correr os filhos dos trabalhadores, se não podem andar nas ruas?

À nossa volta, o vício tornou-se tão ousado que um cego quase pode ser invejado; mas até ele tem ouvidos e, portanto, ficará aborrecido com a conversa suja dos ímpios. Boas pessoas me dizem: “O que devemos fazer?” Eu gostaria que aqueles que vivem no ventoso vilarejo do interior parassem por aí, e não entrassem em nossas ruas estreitas, becos e tribunais, que cheiram a blasfêmia e conversa suja. Por que os trabalhadores tantas vezes acham necessário, em suas conversas comuns, usar expressões tão abomináveis, que não têm significado útil e são simplesmente nojentas? Se algum dia o povo cristão deve ser puro e zelar pelos filhos com santo ciúme, agora é a hora, e este é um assunto digno para a oração diária.

Eu preferiria ter as doutrinas da graça revividas, a piedade individual aprofundada e a religião da família aumentada, do que assistir a uma multidão frenética desfilando na rua com música barulhenta e grito desagradável. Não vejo nenhuma virtude especial em tambores e pandeiros. Faça o quanto quiser para atrair os descuidados, se depois lhes der instruções sólidas na verdade, e fazê-los conhecer o significado da Palavra do Senhor; mas se for mera agitação, música e arrogância, de que adianta?

Se a verdade do Evangelho não for ensinada, seu trabalho será uma construção de madeira, feno e palha, que logo será consumida. A construção rápida raramente é permanente. Ouro, prata e pedras preciosas são materiais escassos, dificilmente encontrados; porém eles suportam o fogo. Qual é a utilidade da religião que surge à noite e logo morre? Ah, mas eu! Que vanglória vazia ouvimos! A coisa estava feita, mas nunca valeu a pena; logo as coisas eram como se nunca tivessem sido feitas; e, além disso, essa forma falsa de fazê-las tornava ainda mais difícil a tarefa do verdadeiro trabalhador.

Ó homens e mulheres cristãos, sejam meticulosos no que fazem, sabem e ensinam! Segurem a verdade como se fosse um punho de ferro; que suas famílias sejam treinadas no temor de Deus e sejam vocês mesmos “santidade para o Senhor”; assim, vocês ficarão como rochas em meio às ondas crescentes do erro e da impiedade que se enfurecem ao seu redor.

Queremos, também, cada vez mais, um reavivamento de vigorosa e consagrada força. Eu implorei por verdadeira piedade. Eu agora imploro por um dos melhores resultados disso. Precisamos de santos. Pode ser que nem todos possam atingir “os três primeiros”; mas não podemos viver sem campeões. Precisamos de mentes graciosas treinadas para uma elevada forma de vida espiritual por meio de muita conversa com Deus na solidão. Estes são os porta-estandartes do exército: cada um é filho de um rei. Há um ar sobre eles, por mais humildes que sejam, como de homens que respiram uma atmosfera mais pura.

Tal foi Abraão, que, por sua comunhão com Deus, adquiriu uma postura mais do que real. O rei de Sodoma se encolhe até a insignificância na presença do patriarca de espírito nobre que não toma de seus despojos legítimos, de um fio a uma lingueta de sapato, para que o rei pagão não diga: “Eu fiz Abraão rico”. Os santos adquirem nobreza por meio de seu constante recurso ao lugar onde o Senhor se encontra com eles. Lá, também, eles adquirem aquele poder na oração de que tanto precisamos.

Oh, se tivéssemos mais homens como John Knox, cujas orações eram mais terríveis para a Rainha Mary do que dez mil homens! Oh, se tivéssemos mais Elias, por cuja fé as janelas do Céu deveriam ser fechadas ou abertas! Esse poder não vem por um esforço repentino; é o resultado de uma vida devotada ao Deus de Israel. Se nossa vida for toda em público, será uma existência espumosa, vaporosa e ineficaz; mas se mantivermos uma alta conversa com Deus em segredo, seremos poderosos para o bem. Os Puritanos eram abundantes em meditação e oração; e havia gigantes na terra naqueles dias. Aquele que é um príncipe de Deus alcançará alta posição entre os homens, segundo a verdadeira medida da nobreza.

Que o Senhor nos envie muitos cristãos livres, cuja piedade se apoia em Deus por si mesma, e não é um assunto de segunda mão! Vemos muitos cristãos dependendo uns dos outros, como casas “construídas” por “maus construtores“, com colunas tão finas que, se você derrubasse a última da fileira, todas as outras a seguiriam. Cuidado para não ser um refúgio; esforce-se para descansar em suas próprias paredes de verdadeira fé no Senhor Jesus. Eu temo por uma igreja cuja continuidade depende do talento e inteligência de um homem. Se ele for removido, a coisa toda entrará em colapso: este é um negócio miserável.

Que nenhum de nós caia em uma dependência mesquinha e pobre do homem! Queremos entre nós crentes como aquelas sólidas e substanciais mansões familiares que permanecem de geração em geração como marcos do país; nada de tecidos de ripas e gesso, mas edifícios solidamente construídos para suportar todos os climas e desafiar o próprio tempo. Dado uma hoste de homens que são constantes, inabaláveis, sempre abundantes na obra do Senhor, e então a glória da graça de Deus será claramente manifestada, não apenas neles, mas naqueles ao seu redor. Que o Senhor nos envie um avivamento de força consagrada e energia celestial! Que o mais fraco entre nós seja como Davi, e Davi como o anjo do Senhor!

Quanto a vocês que não são convertidos a Deus, muitos de vocês serão apanhados na grande onda de bênçãos, se Deus fizer com que ela caia sobre nós. Quando os santos vivem para Deus, os pecadores são convertidos a Deus. “Eu fui convertido“, disse alguém, “não por ouvir um sermão, mas por ver um.” “Como foi isso?” lhe perguntaram. “Meu vizinho do lado era o único homem na rua que ia a um local de culto; e, quando o vi sair tão regularmente como um relógio, disse a mim mesmo: ‘Esse homem respeita o Dia do Senhor, e o Deus do Dia do Senhor, e eu não.’ Pouco tempo depois, entrei em sua casa e vi que o conforto e a ordem reinavam ali, enquanto meu quarto estava péssimo. Vi como sua esposa e filhos viviam em amor, e disse a mim mesmo: ‘Esta casa é feliz porque o pai teme a Deus.’ Vi meu vizinho calmo em meio aos problemas e paciente sob perseguição. Eu sabia que ele era justo, verdadeiro e bom, e disse a mim mesmo: ‘Vou descobrir o segredo deste homem’. E assim, me converti.” Preguem por suas mãos se vocês não podem pregar por suas línguas. Quando os membros de nossa igreja mostrarem os frutos da verdadeira piedade, logo teremos indagações sobre a árvore que produz tal colheita.

Queridos amigos, em nossas reuniões de oração ultimamente, nosso Senhor tem falado muito graciosamente em nosso meio, a um e a outro não convertido. Que misericórdia que eles estivessem tão interessados ​​a ponto de vir! Não falamos muito a eles, mas temos orado por eles; e falamos das alegrias de nossa santa fé e, um após o outro, silenciosamente eles entregaram o coração a Deus durante a reunião de oração. Estou muito feliz com isso; era tudo de que precisávamos para fazer dessas reuniões a porta do céu.

Essas conversões são especialmente belas, são tão inteiramente do Senhor, e são tanto o resultado de Seu trabalho por toda a igreja, que estou duplamente encantado com elas. Oh, que toda reunião de homens fiéis seja uma isca para atrair outros a Jesus! Que muitas almas voem para Ele porque veem outras pessoas correndo nessa direção! Por que não? A reunião dos santos é a primeira parte do Pentecostes, e a reunião dos pecadores é a segunda. Tudo começou com “apenas uma reunião de oração“, mas terminou com um grande batismo de milhares de convertidos. Oh, que as orações dos crentes possam atuar como pedra angular para os pecadores!

Existem alguns entre nós que não são salvos, e apenas alguns. Não acredito que escaparão por muito tempo da influência salvadora que inunda essas assembleias. Fizemos um anel sagrado ao redor de alguns deles; e logo devem ceder à nossa importunação, pois estamos rogando a Deus tanto por eles. Suas esposas estão orando por eles, seus irmãos e irmãs estão orando por eles e outros estão na devota aliança; portanto, eles devem ser trazidos.

Oh, que eles viessem de uma vez! Por que essa relutância em ser abençoado? Por que essa hesitação em ser salvo? Senhor, nos voltamos desses pobres procrastinadores tolos para Ti mesmo, e imploramos por eles com Teu Espírito todo-sábio e gracioso! Senhor, transforma-os, e eles serão transformados! Por sua conversão, prove que um verdadeiro reavivamento começou esta noite! Que se espalhe por todas as nossas famílias, e então corra de igreja em igreja até que toda a cristandade esteja em chamas com o fogo que desceu do céu! Oremos.

Tradução: Rev. Alan Kleber Rocha

Fonte: C. H. Spurgeon, Only a Prayer Meeting!, Monergism Books

Copyright © 2021