11. Vi ainda debaixo do sol que não é dos ligeiros o prêmio, nem dos valentes, a vitória, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes, o favor; porém tudo depende do tempo e do acaso.

12. Pois o homem não sabe a sua hora. Como os peixes que se apanham com a rede traiçoeira e como os passarinhos que se prendem com o laço, assim se enredam também os filhos dos homens no tempo da calamidade, quando cai de repente sobre eles.

– Livro do Eclesiastes, 9.11-12

Amado povo pactual de Deus,

O sábio Rei Salomão em seu famoso Livro do Eclesiastes nos ensina a viver no mundo real de maneira impressionante:

1. A capacidade humana não é garantia de sucesso na vida, pois, o desastre pode cair sobre qualquer um de nós.

2. O “tempo e o acaso” acontecem a todos nós, mas isto não nega a soberania de Deus, pois sabemos que, segundo o seu propósito Ele “faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade” (Efésios 1.11).

3. O que acontece na vida não é arbitrário, mas está sujeito à autoridade de Deus. Não importa o quão fortes e inteligentes nós somos, pois muitas coisas ruins acontecem conosco durante a vida, e não há como prever quando vai acontecer, “Pois o homem não sabe a sua hora” (Eclesiastes 9.12).

Peter Leithart refletindo sobre nossa ilusão humana de controle das circunstâncias diz:

O último ano e meio deveria ter demolido nossa ilusão de controle.

O mundo se fechou para impedir a propagação de um vírus, sem contar os custos com overdoses de drogas, doenças não tratadas, empresas fechadas, desespero entre crianças isoladas, fome em países pobres.

E não funcionou de qualquer maneira. O vírus passou por nossas máscaras e face shields. Ele escapou de nossas bolhas e barreiras e continuou infectando e matando pessoas, especialmente os idosos e os doentes.

Alguns países ainda acham que podem erradicar o Sars-CoV-2. Eles falharão. Muitos têm a fantasia de que a vacina nos salvará. Não vai. Teremos que conviver com esse vírus. Precisamos aprender a viver em um mundo que não podemos controlar.

Em suma,

– Se a vida é incerta e podemos sofrer perdas ou passar por dificuldades a qualquer momento.

– Se mesmo sendo rápidos podemos perder a corrida, sendo fortes, perder a batalha, ou até mesmo sábios, passar fome.

– Se também não sabemos quanto tempo nos resta neste mundo, então, como aproveitar o tempo que nos resta?

“Precisamos aprender a viver no mundo real. Nunca estivemos no controle. Salomão sabia disso e ensinou que a frase “tudo é vapor” é o começo da sabedoria. Nossa vulnerabilidade pode nos deixar loucos, ou pode nos levar até Aquele que guia os ventos e direciona o vapor” (Peter Leithart).

Se queremos ser verdadeiramente sábios, precisamos da sabedoria que o mundo despreza:

21. Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação.

25. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

– 1a Carta de Paulo aos Coríntios, 1.21. 25

Portanto, meus irmãos, confiemos e sirvamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus!

Pr. Alan Kleber