Por Gary DeMar

A escatologia é inevitável, pois a história avança. Toda ideologia é orientada escatologicamente. A escatologia – pessimista ou otimista – é um conceito incontornável. Ou você está escatologicamente engajado ou está sendo arrastado pela corrente escatológica de alguém. Muitos cristãos acreditam que estão flutuando em uma corrente escatológica que os levará ao céu em um evento chamado “arrebatamento da igreja”. Esta doutrina ainda é um grande negócio, mas está perdendo seu poder. Infelizmente, ainda existem muitos cristãos contando com o “arrebatamento” como sua apólice de seguro escatológico.

Considere a seguinte citação de David Jeremiah:

Eu estudei os sinais dos tempos e acredito que estamos nos aproximando de um cataclismo global – previsto em nossas Escrituras e se desdobrando diante de nossos olhos. Tudo isso veio a mim com uma espécie de pressa meses atrás, quando minha esposa Donna e eu estávamos assistindo ao noticiário da manhã – cada história é mais angustiante do que a anterior. Ficamos sentados vendo as cidades em chamas, políticos caluniadores, infecções descontroladas, eleições acaloradas, convulsão social, tensões raciais, crime disparado, gritos de eruditos, mentiras ensurdecedoras, erosões de terra e rachaduras nas fundações.

Então, eu disse a ela: “Você e eu estamos assistindo ao desmantelamento da América”. Meu novo livro, “Where Do We Go From Here?”(Para onde iremos a partir daqui?) nasceu naquele momento.

Aprofunde-se em qualquer século e você encontrará descrições semelhantes feitas por escritores de profecias. Sim, eu sei, desta vez é diferente. Isso é o que os escritores de profecia disseram com a ascensão do Islã, o Sacro Império Romano, a Peste Negra no século 14 (onde se estima que 25 milhões de pessoas morreram na Europa), a Revolução Francesa, a Primeira Guerra Mundial, a Gripe Espanhola, a Segunda Guerra Mundial e o Terceiro Reich, e até mesmo o Comunismo ateísta.

Sim, mas Israel está de volta à terra, e isso faz toda a diferença. Hal Lindsey, Chuck Smith e outros disseram que o arrebatamento da igreja ocorreria dentro de 40 anos a partir de 1948, dentro de alguns anos. E, no entanto, aqui estamos 33 anos além do tempo em que o “Grande Arrebatamento” (como Lindsey o descreveu) aconteceria.

Dê uma olhada na figura abaixo. O que está faltando em Apocalipse 1.3 que estabelece o tempo do cumprimento da revelação? “… pois o tempo está próximo.

Você acredita que esse tipo de pensamento teve um impacto negativo na maneira como os cristãos se aproximam do mundo? O que contribuiu para a confusão em que estamos, como David Jeremiah descreveu? Nós merecemos parte da culpa?

Recentemente, respondi a uma postagem no Facebook que queria saber a melhor maneira de envolver alguém que tem uma visão diferente da profecia bíblica. Eu sugeri o método de fazer perguntas:

. Onde isso está escrito no Novo Testamento?

· Qual versículo nos diz que a igreja será arrebatada da terra antes, durante ou depois de um período de sete anos?

· O anticristo fará e quebrará uma aliança com os judeus neste período de sete anos?

· O templo será reconstruído?

· Haverá um governo mundial e um sistema monetário?

· Israel vai voltar para sua terra?

· Jesus reinará na terra por mil anos?

· Há um intervalo entre a 69ª e a 70ª semanas da profecia das 70 semanas de anos de Daniel?

Enquanto milhares de cristãos estão convencidos de que estamos vivendo nos últimos dias e que o chamado arrebatamento da igreja está próximo porque supostamente todos os sinais proféticos estão no lugar, outras ideologias escatológicas estão preenchendo o vácuo deixado por séculos de escatologia bíblica errônea.

Por exemplo, o comunismo sempre foi um movimento escatológico. “Karl Marx estava convencido de que o capitalismo estava destinado ao colapso. Ele acreditava que o proletariado iria derrubar a burguesia e, com ela, abolir a exploração e a hierarquia”. Marx acreditava que o capitalismo era o obstáculo final antes que a plenitude do comunismo fosse realizada. Para Marx, a história era toda sobre economia e luta de classes para alcançar uma sociedade sem classes. Isso nunca aconteceu e jamais poderá acontecer, mas é a promessa da inevitabilidade escatológica do comunismo que o torna atraente.

Francis Nigel Lee escreveu 1000 páginas sobre isso em seu livro Communist Eschatology (Escatologia Comunista).

[C]omunismo, embora também ofereça uma explicação do passado e do presente (e, na verdade, de tudo no universo), é, no entanto, especialmente um programa para o futuro. Com movimento inquieto, o comunismo – como visto pelos comunistas – se estende em direção à realização da futura perfeição do homem e da natureza, em direção à realização futura do eschata – as “últimas coisas… Por escatologia comunista, então, entendemos particularmente a visão comunista do processo de conquista progressiva de todo o mundo após o advento da revolução proletária, assim como por escatologia cristã entendemos particularmente a visão cristã do processo de conquista progressiva de Cristo do mundo inteiro após o advento da sua ressurreição1

Obviamente, o comunismo acabou sendo um fracasso abjeto, mas causou um grande dano em seu caminho rumo ao colapso. Alguns pontos do sistema ainda estão funcionando, mas com o tempo eles falharão. A China está lidando com uma visão comunista renovada, mas com a ajuda de um Ocidente um tanto capitalista. O comunismo puro não pode funcionar.

Quando a União Soviética se tornou a ex-União Soviética, restos da velha ordem e da devastação permaneceram. Décadas de planejamento central fracassado não podem ser remediados em um dia ou mesmo uma década. “Em agosto de 1991, enquanto o secretário-geral reformador da URSS, Mikhail Gorbachev, passava férias em sua dacha ucraniana2, um grupo de linha-dura tomou o poder.” Isso resultou em Boris Yeltsin e seus apoiadores assumindo o controle e brandindo a velha bandeira russa na esperança de retornar aos dias de glória da Mãe Rússia. Mas, o que eles estavam prestes a controlar?

Nesse estágio, a própria União Soviética estava morrendo pelo álcool e as tentativas de tratá-lo se mostraram infrutíferas. Um dos maiores erros cometidos por Gorbachev – um bebedor muito moderado, razão pela qual ele está vivo e seu rival Yeltsin está morto há muito tempo – foi aumentar o imposto sobre a vodca, como parte de uma iniciativa para enfrentar o catastrófico problema da bebida no país. O humor russo é notoriamente sombrio e agudo, e isso levou a uma piada em que um menino pergunta: “Papai, isso significa que você deve beber menos?” “Não, filho, isso significa que você deve comer menos”

O álcool desempenhou um papel central no colapso demográfico que antecipou a queda política da URSS. Foi na década de 1970 que as pessoas notaram pela primeira vez que na União Soviética as pessoas estavam começando a morrer mais jovens. O declínio na expectativa de vida afetou não apenas os idosos, mas também os de meia-idade. Não houve fome, nem invasão estrangeira, nem desastre natural; em vez disso, as pessoas bebiam de desespero até morrer. Um país em que a vida está ficando mais curta – e pior – não tem futuro para seus cidadãos.

A taxa de natalidade da Rússia também havia entrado em colapso. Duas coisas impulsionam a fertilidade mais alta em países ricos – religião e acessibilidade. Todas as principais religiões promovem a procriação, dão prestígio e status às mulheres que têm filhos e aos homens que permanecem por perto; além disso, frequentar uma igreja, mesquita ou sinagoga está associado a uma série de medidas de bem-estar que geram otimismo.3

É o mesmo com todos os sistemas construídos sob a premissa de que, com tempo, autoridade, controle e poder suficientes, o mundo pode ser remodelado pelos portadores da imagem de Deus. Este foi o primeiro pecado. E isso continua a nos tentar.

O único contra-ataque a este pecado são homens e mulheres recriados em Cristo e que iniciam o processo de reconstrução que outros começaram ao longo dos séculos e que permanecem remanescentes. Deus não nos arrebatará da tarefa que está em nossas mãos.

Notas:

1 Francis Nigel Lee, Communist Eschatology: A Christian Philosophical Analysis of the Post-Capitalistic Views of Marx, Engels and Lenin (Nutley, NJ: The Craig Press, 1974), 3, 4.

2 Dacha, é o nome russo para casa de campo ou mansão. Nota do tradutor.

3 Ed West, “America Has Become Its Own Worst Enemy”, UnHerd (3 de agosto de 2021): https://unherd.com/2021/08/america-is-turning-into-the-soviet-union/

Fonte:

www.americanvision.org

Sobre o autor:

Gary DeMar foi presidente da American Vision por trinta e cinco anos,  graduou-se na Western Michigan University (1973) e recebeu seu M.Div. no Reformed Theological Seminary em 1979. Autor de incontáveis ensaios, artigos de notícias e mais de 35 títulos de livros, ele apareceu em quase todos os principais veículos de mídia. Gary e sua esposa Carol são membros da Igreja Presbiteriana Midway (PCA).

Tradução: Rev. Alan Kleber Rocha