INTRODUÇÃO

Hoje comemoramos 504o aniversário da gloriosa Reforma Protestante. A história da Igreja está sempre entrelaçada e nunca podemos abordá-la de maneira simplista. Mas, com todas esses descontos feitos, a Reforma foi uma grande obra do Espírito Santo, e estamos certos em lembrá-la e celebrá-la. Entretanto, tenhamos o cuidado de nos lembrar disso corretamente.

TEXTO BÍBLICO

9 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Diligentemente se rebuscarão os resíduos de Israel como uma vinha; vai metendo a mão, como o vindimador, por entre os sarmentos. 10 A quem falarei e testemunharei, para que ouçam? Eis que os seus ouvidos estão incircuncisos e não podem ouvir; eis que a palavra do SENHOR é para eles coisa vergonhosa; não gostam dela. 11 Pelo que estou cheio da ira do SENHOR; estou cansado de a conter. Derramá-la-ei sobre as crianças pelas ruas e nas reuniões de todos os jovens; porque até o marido com a mulher serão presos, e o velho, com o decrépito. 12 As suas casas passarão a outrem, os campos e também as mulheres, porque estenderei a mão contra os habitantes desta terra, diz o SENHOR, 13 porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à ganância, e tanto o profeta como o sacerdote usam de falsidade. 14 Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. 15 Serão envergonhados, porque cometem abominação sem sentir por isso vergonha; nem sabem que coisa é envergonhar-se. Portanto, cairão com os que caem; quando eu os castigar, tropeçarão, diz o SENHOR. 16 Assim diz o SENHOR: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos.

– Jeremias 6.9-16

VISÃO GERAL DO TEXTO

Existem dois elementos em nosso texto que devemos considerar. O primeiro é a palavra do Senhor para permanecer firme, para buscar os velhos caminhos. Ele ordena que Seu povo encontre o bom caminho e ande nele. Dessa forma, eles encontrarão descanso para suas almas (v. 16). O outro elemento é a rebelião do povo de Deus ao ouvir esta palavra. Eles disseram que não andariam nos caminhos antigos (v. 16). E por que não fariam isso? O texto nos diz antes – Eis que os seus ouvidos estão incircuncisos e não podem ouvir; eis que a palavra do SENHOR é para eles coisa vergonhosa; não gostam dela. (v. 10).

AS DOUTRINAS DA GRAÇA

Em seu cerne, a Reforma foi uma recuperação do evangelho em sua pureza e, conseqüentemente, resultou em uma recuperação da pregação do evangelho em seu poder. Este evangelho aborda primeiro a condição do homem – por meio da rebelião de Adão e nossa cumplicidade nela, somos totalmente incapazes de nos salvar, ou mesmo de nos preparar para a salvação (1 Coríntios 2.14).

Em seguida, notamos a obra de Deus, o Pai – aquele que elegeu Seu povo, independentemente de qualquer cumprimento ou qualquer condição por parte deles (Efésios 1.11; Romanos 8.29).

A obra de Deus, o Filho, é a próxima – Ele morreu na cruz para assegurar a salvação de todos os eleitos (João 10.14-15).

Porque as pessoas da Trindade sempre trabalham em harmonia, a obra do Espírito Santo aplica a decisão do Pai e o sangue do Filho – Deus, o Espírito Santo vivifica os eleitos no momento da conversão de cada indivíduo (Efésios 2.4-5).

Sendo essas coisas assim, não é possível que nenhum dos eleitos se desvie de sua vocação – nós nos apegamos à perseverança e preservação de todos os santos eleitos (João 10.27-28).

OS SOLAS E TOTAS DA REFORMA

Entretanto, esses gloriosos princípios encontrados no evangelho não ficam suspensos no ar. O reformado logo descobriu que o evangelho está conectado a tudo na vida e não pode ser separado de uma visão de mundo abrangente. Havia (e há) cinco princípios que resumem essa cosmovisão reformada:

1. O primeiro é tota et sola Scriptura – toda a Escritura e somente a Escritura (Mateus 4.4). Isso significa que a Bíblia é nossa única regra final e infalível de fé e conduta.

2. O segundo é tota et sola gratia – a salvação é toda graça e somente pela graça. Graça e obras se misturam como óleo e água, vinho e sorvete, pecado e justiça (Romanos 11.5-6).

3. O próximo é tota et sola fidea salvação é por meio de toda a fé e somente pela fé; fé do começo ao fim (Efésios 2.8-9). Portanto, acredite em Deus!

4. O quarto é totus et solus Christus – temos apenas um Salvador, o Senhor Jesus, e somos um com Ele, cabeça e corpo juntos (Ef 4.15-16).

5. O último é toti et soli Deo gloria – toda glória pertence a Deus, pois somente a Deus devemos dar toda a glória (Ef 3.21).

UMA FÉ VIGOROSA E EXUBERANTE

O cristão reformado crê em tudo isso e de todo o coração. Ele está tão cheio do calvinismo (e este é um poderoso sistema que ensina e aplica as verdades do evangelho) que os médicos estão preocupados que seu coração possa explodir. Sendo este o caso, então por que a crítica constante ao “Calvinismo” do nosso púlpito? A resposta é dupla:

Primeiro, é muito fácil pregar sermões “poderosos” (que não requerem coragem) quando você assume a condição dos outros. Mas, esses são apenas uma exibição de fogos de artifício, e não o fogo de artilharia da Palavra de Deus.

E em segundo lugar, o que está sendo criticado por vezes, não é o calvinismo de verdade, mas sim um resíduo patético do calvinismo. Há vestígios de uma bela teologia sobre ele, mas este não é o calvinismo de fato. Portanto, nunca é um ataque aos verdadeiros profetas atacar os curadores meticulosos de seus túmulos (Mateus 23.29).

FÉ OU CONTROLE?

Há uma grande diferença entre polir o mármore de um mausoléu e fazer as obras daquele a quem pertence o túmulo. Se vocês são filhos de Abraão, façam as obras de Abraão! Será que realmente achamos que Lutero andava por aí com uma expressão parcimoniosa? Achamos que Martin Bucer era um homem exigente?

A Palavra de Deus provoca apenas duas respostas, e elas são as respostas da fé (Romanos 10.17) ou da descrença (João 10.25-26). Mas, sempre que a descrença se disfarça de fé, ela assume o papel de administrar a Palavra, procurando supostamente arrumar as pontas soltas. O falso profeta diz: “O que esse novo e poderoso ensino precisa, obviamente, é de um consultor de relações públicas”. Eles acreditam que precisamos descobrir uma maneira de trovejar a palavra sem alienar as pessoas legais.

A Reforma redescobriu o evangelho em sua pureza e simplicidade. Simples assim: acredite na palavra de Deus ou acredite na palavra do homem. Essa é a escolha constante. Essa é a antítese presente ainda hoje em nosso mundo. O coração do sábio se inclina para a direita, o coração do tolo para a esquerda. As serpentes desprezam o filho varão, e o filho varão esmaga as serpentes. Fé ou descrença. E o verbo requer um objeto direto. Creia em Jesus ou recuse-se a crer nele.

MAIS UMA FRASE EM LATIM

Só mais uma frase: ecclesia reformata et semper reformanda, que significa “a igreja reformada está sempre reformando”. Não dizemos isso porque queremos ser como aquelas mulheres tolas mencionadas nas Escrituras, que estão sempre aprendendo e nunca chegando ao conhecimento da verdade. Estamos sempre reformando da mesma forma que devemos estar sempre nos arrependendo e tornando para a Palavra de Deus.

Uma reforma entregue a si mesma rapidamente se torna uma contra-reforma. Estamos entrando em uma nova reforma? Eu realmente acredito que sim. Isso é megalomania? Absolutamente. Não somos nada além de pequenos crentes diante de um grande Deus. E o nosso grande Deus enviou Seu Filho unigênito para que nós – todos nós – sejamos libertos de nossos pecados, especialmente os pecados que de alguma forma batizamos como virtudes.

Então, do que se trata a reforma? É tudo sobre Jesus.

Feliz Dia do Senhor, feliz Dia da Reforma

Rev. Alan Kleber Rocha