Imagem digital fictícia de personagem de desenho animado

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

1. Jamais se esqueça que você é um ministro de Cristo para o povo, e não um ministro do povo para Cristo. Sempre pregue Jesus Cristo, e este crucificado.

2. Reconheça seus pecados a Deus e faça sempre o que Ele diz para fazer a respeito deles. Seja santo como o seu Senhor.

3. Suas principais credenciais para o ministério serão mantidas, ou não, dentro de seu casamento e da sua família. Quem não governa a própria casa, não pode governar a igreja de Deus.

4. Sua família é uma comunidade dentro da comunidade maior de seu ministério. Mas lembre-se, que essa comunidade familiar ainda precisa ser um condomínio fechado. Nunca se esqueça de viver a vida comum do lar.

5. Sua caixa de ferramentas é a Bíblia, sempre a Bíblia. Este é o único livro absoluto e infalível que você possuirá em todo o seu ministério.

6. Mas, se isso o faz negligenciar outros livros, é a prova de que você está negligenciando aquele que finge ter em grande amor e devoção. Se você se dedicar apenas à Bíblia, não estará realmente aprendendo da Bíblia porque ela diz que você também terá outros mestres em seu ministério.

7. Pregue, ensine, lidere, admoeste e encoraje com autoridade. Não faça isso como um escriba resmungão. “Precisamos lembrar que nossa autoridade para pregar não vem de nossa nomeação como pregadores, não da igreja que nos ordenou, mas da palavra de Deus”. (John Stott, The Challenge of Preaching, p. 4).

8. Cerque-se de homens que o respeitem, não de homens que atendam a você.

9. Ataque o pecado do púlpito. Proclame a graça do púlpito. Nunca se esqueça que você tem uma alta vocação que deve exigir algum nível de coragem. Troveje a Palavra.

10. No cumprimento da Grande Comissão, nunca se esqueça do quadro geral. A questão é o sucesso do exército do Rei, e sua igreja é simplesmente um pelotão. Sempre deseje o sucesso de seu pelotão, mas apenas na medida em que avança para a missão maior. E lembre-se sempre de que Jesus é o comandante supremo do exército real.

Por fim, que tipo de homem então deveria ser ordenado ao ministério pastoral?

“Podemos separá-lo de outros homens com as cerimônias solenes que quisermos, mas ele será exatamente como os outros homens, a menos que o poder da obra que ele almeja tenha entrado nele durante sua preparação cuidadosa e o tenha tornado diferente.”

Phillips Brooks, The Joy of Preaching, p. 50.

Aviva ó Senhor, a tua obra!

Rev. Alan Kleber Rocha