Amada Congregação,

Pela graça de Deus, na última quinta-feira, dia 07 de abril, testemunhamos o início de um novo Ponto de Pregação no Conjunto Orlando Dantas.

Nossa primeira reunião contou com a presença 40 pessoas, entre membros e convidados, e aconteceu na residência do casal Rusivaldo e Iomar Santos, membros da nossa igreja.

Ali pudemos louvar ao Senhor, suplicar a sua bênção para este novo empreendimento do Reino e meditar em Atos 16.11-16, sobre a construção da igreja em Filipos.

Um Tempo para Construir

O pregador em Eclesiastes nos diz que há um tempo para tudo. Há um tempo para nascer e um tempo para morrer. Há um tempo para chorar e um tempo para dançar, e assim por diante. O que nos interessa aqui é que há um tempo para demolir e um tempo para construir.

Quando chega “o tempo” de algo, não há nada que possa impedir que isso ocorra. Isso significa que, quando chegar a hora de construir, todos os obstáculos aparentes se manifestarão como apenas isso – aparentes. Eles parecerão formidáveis ​​quando se apresentarem pela primeira vez, mas quando abordados por homens e mulheres de fé, eles cederão da maneira mais natural. Por quê? Porque é hora de construir.

Se não for a hora, as coisas mais triviais podem impedir que isso aconteça. Porém, quando chegar a hora, os obstáculos mais monumentais serão superados e isso parecerá a coisa mais natural do mundo.

Portanto, o nosso desafio é ler os tempos corretamente. O que separa presunção e fé? É a capacidade de ler o enredo corretamente. O que separa o tolo do sábio? É ter o conhecimento do tempo.

Ansiamos que Deus nos conduza ao nosso “tempo de construir”. Mas, não queremos ansiar tanto por isso a ponto de corrermos à frente, o que significaria que correríamos por nós mesmos. Não queremos ser apáticos, a ponto de ficarmos atrás da liderança clara de Deus.

No deserto, os filhos de Israel se moveram quando a coluna se moveu – uma coluna de nuvem de dia e de fogo à noite – e queremos fazer a mesma coisa em princípio com a edificação de uma nova igreja.

Entretanto, alguns podem dizer que foi fácil para os israelitas, pois qualquer um pode ver facilmente uma coluna de fogo com seus olhos. Mas a divisão entre os dispostos e os indispostos era óbvia no deserto, e é óbvia ainda hoje.

Portanto, nossa tarefa é cultivar o comportamento encontrado no Salmo 123.2:

“Como os olhos dos servos estão fitos nas mãos dos seus senhores, e os olhos da serva, na mão de sua senhora, assim os nossos olhos estão fitos no SENHOR, nosso Deus, até que se compadeça de nós.”

Uma Mente Unida para Construir

Sejamos semelhantes ao servo que tem o olhar fixo nas mãos de seu senhor, esperando ansiosamente por uma direção. Sejamos como o povo de Deus dos dias de Neemias que teve uma mente unida para reconstruir o muro da cidade santa.

Quando Neemias estava empenhado na reconstrução do muro de Jerusalém, ele teve muito mais facilidade quando todos estavam com o mesmo humor, com o mesmo pensamento. Isso foi glorioso porque era tempo de construir.

“Assim, edificamos o muro, e todo o muro se fechou até a metade de sua altura; porque o povo tinha ânimo para trabalhar

Neemias 4.6

A grande lição para nossos dias, quanto ao desafio de construir uma nova igreja para a glória de Deus é esta: quando todos estão se unindo, trabalhando em um só propósito ao mesmo tempo, muitas coisas notáveis ​​podem acontecer.

Precisamos ter uma mente para trabalhar na obra do Senhor. Precisamos orar por uma mente unida, por um só propósito. A importante construção de uma sólida identidade fundada na comunhão dos santos, nos levará a construir edifícios espirituais (igrejas) para a glória de Cristo, a Pedra Angular de toda obra fiel.

Nele, nosso Arquiteto e Construtor,

Rev. Alan Kleber Rocha