Estamos em 17 de abril, Domingo da Ressurreição de 2022, anno Domini, ano de nosso Senhor. Este é o dia que o Senhor fez; nos alegremos e nos regozijemos com isso!

Quando um homem volta dos mortos, tudo em toda a história deve eventualmente centrar-se nele. Quando um homem é executado pela autoridade mais poderosa do mundo na época, e ela faz o pior que os mortais poderiam fazer – que é executar – e mesmo assim, esse homem volta do túmulo, e a velha história definitivamente termina. A nova história começou, e a nova história é obviamente inexorável. O Evangelho é estabelecido, e a pedra angular é lançada. Ele ressuscitou – Jesus Cristo, nosso Senhor ressuscitou de fato.

Isso não aconteceu em um canto obscuro, antes foi em público. Não coração no coração de ninguém com efeito posterior em praça pública. Pelo o contrário. A única razão pela qual nossos corações podem ser transformados é porque o lugar exato onde Jesus ressuscitou pode ser marcado por latitude e longitude, e provavelmente há algum turista parado naquele lugar agora. A única razão pela qual nossos corações podem ser transformados é porque Jesus ressuscitou em um determinado dia da história, em cumprimento de tudo o que os profetas falaram.

A ressurreição de Jesus é o início da regeneração de todas as coisas. Dito de outra forma, o mundo nasceu de novo antes de nós, e a única razão pela qual podemos nascer de novo é porque Jesus colocou o princípio da nova vida no meio de todos os nossos assuntos públicos. Ele o colocou lá de tal maneira que não pode ser extraído e não pode ser ignorado. Mais maravilhoso do que isso, não pode ser impedido de se espalhar. Não pode ser destruído ou derrotado.

Essa vida agora chegou até nós e, porque chegou, nos reunimos neste Dia do Senhor para celebrar essa vida e o impacto que ela teve. Fazemos isso a cada sete dias, e fazemos isso anualmente. Mas pense por um momento. Que tipo de evento merece ter seu aniversário marcado e celebrado a cada sete dias? Frequentemente esquecemos como isso é estranho. Mas, quer tomemos isso como garantido ou não, o princípio da vida continua a crescer. A vida ressurreta de Jesus continua a se espalhar pelo mundo.

Homens que ainda não foram tocados por esta vida têm procurado muitos artifícios, tentando impedir que, o que eles estão vendo como se fosse um contágio supersticioso se espalhe ainda mais. Mas apesar de tudo isso, apesar de suas mentiras e contra-argumentos, a propagação da vida continua.

Neste dia, há dois mil anos, o Senhor Jesus ressuscitou dos mortos, conquistando-o para sempre, derrubando o poder reunido de todos os principados e potestades, libertando a raça humana redimida do medo da morte e revertendo o poder da morte que dominou nossa história desde a desobediência de Adão. Desde aquela época, a história do mundo tem sido a história da vida ressurreta, invencível, irresistível, inconquistável, inabalável – uma vida vitoriosa que tem trabalhado no mundo inteiro como o fermento trabalha sobre um pão.

O Senhor Jesus levou todas as nossas corrupções sujas para a sepultura com Ele e voltou com nossas vestes de justiça eterna. O Senhor Jesus desceu à morte com o sábado e voltou à vida eterna com o Dia do Senhor em suas mãos. O Senhor Jesus foi para a sepultura como inúmeros imperadores e reis foram antes dele, e diferente deles, Ele voltou. E voltando, Ele estabeleceu um reino que não pode ser abalado. Todo o resto pode ser abalado, mas não isso. Qualquer outra coisa pode ser abalada, mas não isso.

O Senhor Jesus foi para a sepultura aparentemente sozinho, mas quando Ele ressuscitou, descobrimos que Ele tinha incontáveis ​​irmãos e irmãs. Desde então descobrimos também que somos contados entre eles. Sendo este o caso, regozije-se e alegre-se neste novo dia que o Senhor fez. Ele ressuscitou. Jesus Cristo, nosso Senhor, ressuscitou de fato.

Feliz Páscoa!

Rev. Alan Kleber Rocha

Domingo da Ressurreição, Abril de 2022, Anno Domini