John H. Leith escreveu em Creeds of the Churches (Os Credos das Igrejas):

Todos creem em Deus. Os demônios creem (Tiago 2.19). Os ateus creem (Romanos 1.18-21). E, claro, os cristãos creem. Os credos cristãos históricos são simplesmente declarações condensadas sobre aquilo em que a igreja universal creu e continua a crer sobre Deus. Não são resumos divinamente inspirados ou exaustivos, mas refletem a linguagem e a teologia das Escrituras, representam um consenso histórico e encapsulam os fundamentos da fé cristã. Eles são o esforço da igreja para articular de forma concisa e coerente o que Deus nos revelou em Cristo por meio da Bíblia. Como observa Carl Trueman:

Nenhum cristão, se um amigo lhe perguntar o que a Bíblia ensina, simplesmente começará a ler em voz alta Gênesis 1.1 sem parar até chegar em Apocalipse 22.21. Em vez disso, quando questionados por amigos sobre o que a Bíblia ensina, todos tentamos oferecer uma síntese, um resumo do que a Bíblia diz. E à medida que passamos do texto bíblico para a declaração teológica, oferecemos o que é, em termos de conteúdo, algo semelhante a um credo ou confissão.1

Assim, os credos são “espelhos teológicos da doutrina fundamental da Bíblia”.2 Da mesma forma, “são o produto de muitos séculos de estudo da Bíblia por um grande grupo de crentes. Eles são uma espécie de ‘mapa’ espiritual do ensino da Bíblia, já elaborado e provado por outros antes de nós.”3 Eles fornecem um “rascunho conciso da história cristã e… visão da realidade”, sendo instrumentos “que podem definir ao mesmo tempo a comunidade de fé e confrontar histórias e visões alternativas da realidade.”4

Portanto, por essas razões e muitas outras, os credos são úteis, confiáveis ​​e até mesmo verdades autorizadas que todo cristão deve saber e ser capaz de dizer de coração. Em nossa era cada vez mais anticonfessional (com suas muitas igrejas sem credos), esses documentos antigos, mas atemporais, são essenciais para a estabilidade e o crescimento espiritual do cristianismo. Enquanto o mundo pós-moderno recusa a verdade religiosa como implausível e desagradável, nós nos orgulhamos de Cristo como “Deus de Deus… que… para a nossa salvação desceu do céu.”

Quando eu era estudante no Wheaton College, frequentei o College Church. Minha visão da importância dos credos foi moldada por Kent Hughes, o pastor sênior. Em um artigo que escreveu sobre o culto corporativo, ele falou sobre porque a congregação do College Church recita regularmente o Credo Apostólico:

(1) para afirmar o essencial; (2) enfatizar que estamos na corrente da ortodoxia histórica; e (3) fornecer uma referência familiar aos visitantes e novos cristãos de origem católica romana. O Credo Niceno é frequentemente usado durante o Advento, pelas mesmas razões apresentadas acima.5

Influenciado por Kent, quando comecei a plantar uma igreja no College Church, imprimi isso em nosso boletim de domingo:

Por meio de um credo histórico da igreja (por exemplo, o Credo Apostólico) ou uma declaração de credo das Escrituras (por exemplo, Filipenses 2.1-11; Colossenses 1.15-20), nos unimos à comunhão dos santos – passado e presente – pois juntos afirmamos algumas das crenças cristãs essenciais (credo é a palavra latina para “eu creio”). Além disso, ao recitarmos semanalmente várias declarações ortodoxas de fé – que foram confessadas por todos os cristãos em todos os lugares em todos os tempos – renovamos nossa mente nas verdades básicas da revelação de Deus para nós em Cristo, combatendo assim as visões heréticas sobre Deus, o homem e a salvação.

Outros deram uma justificativa mais completa para a inclusão dos credos. Por exemplo, em seu livro Why Do We Have Creeds? (Por que temos Credos?) Burk Parsons responde a essa pergunta com seu “resumo prático de dez pontos do propósito dos credos na igreja.”6 Vale a pena citar esta lista na íntegra. O propósito dos credos é:

1. Glorificar a Deus de acordo com sua verdade e gozá-lo para sempre, crendo, confessando e proclamando nossa doutrina de acordo com o que ele revelou e não de acordo com as superstições dos homens, os esquemas enganosos de Satanás ou as arrogantes e presunçosas noções de nosso próprio coração.

2. Afirmar o único e verdadeiro Deus Todo-poderoso que se revelou a nós e cujos atributos gloriosos, leis graciosas e grande história da redenção apontam-nos para si mesmo como nosso único Senhor, a fim de que possamos amá-lo justamente e tão plenamente quanto possível com todo o nosso coração, com toda a nossa alma, com toda a nossa mente, e com todas as nossas forças.

3. Guardar a sã e imutável doutrina da Escritura contra falsos mestres e hereges de fora da igreja, e para nos proteger, dentro da igreja, de falsos e vãos conceitos a respeito da Escritura, como um brilhante testemunho da verdade de Deus para o mundo que nos observa, de que Deus chama seus eleitos por meio da pregação do evangelho e do chamado interior do Espírito Santo.

4. Discernir a verdade do erro doutrinário, a verdade da meia-verdade, enquanto lutamos fervorosamente pela fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos, para que possamos crescer de todas as maneiras em Cristo, que é o Cabeça vivo da Igreja, que é o Caminho, a Verdade, e a Vida, e o único caminho para o Pai.

5. Permanecer constante através dos tempos até o retorno de Cristo como uma santa, católica [i.e., universal] e apostólica igreja de Cristo, que crê, confessa e proclama a pura e inalterável Palavra de Deus e que administra corretamente os Sacramentos do Batismo e Ceia do Senhor, incluindo nosso exercício consistente de admoestação, correção e disciplina da igreja.

6. Defender a doutrina abrangente da Palavra de Deus, inspirada e inerrante como nossa única e infalível autoridade que é proveitosa para a doutrina, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que todo homem de Deus seja perfeito, totalmente equipado para toda boa obra.

7. Manter a liberdade para os cristãos individualmente, bem como para toda a igreja, das leis, tradições e superstições extrabíblicas dos homens que amarram as consciências, confundem as almas, que levam nossos filhos para o caminho errado de acordo com seus pecados e trazem a exaltação do orgulho humano em vez da humildade que exalta a Deus.

8. Confirmar homens de acordo com o padrão doutrinário da igreja que foram eleitos para servir como oficiais da igreja, bem como equipar, examinar e provar aqueles homens que foram chamados como pastores e presbíteros do rebanho de Deus, e para verificar se eles são aptos para ensinar à medida que alimentam, cuidam e oram com e pelas ovelhas em favor das quais Cristo deu a vida.

9. Preservar a pureza e, assim, a paz e a unidade da igreja visível como o testemunho externo de Cristo, e sua noiva eleita a igreja invisível, a fim de que possamos como uma família estar juntos com um só Pai, um só Senhor, uma só fé, um só batismo, inabalavelmente de acordo com e por causa da verdade, nunca apesar dela, ou por ignorância ou desconsideração a seu respeito.

10. Cumprir a Grande Comissão em nossa afirmação e proclamação unidas do único e verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo, que é o único poder de Deus para a salvação de todos os que creem, fazendo discípulos em nossas casas, igrejas, comunidades e em todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-as a observar todas as coisas que nosso Senhor Jesus Cristo nos ordenou.7

Todos os domingos, ao nos reunirmos com o povo de Deus na presença de Deus, renovamos nossa visão e identidade comunitária. E quando recitamos um dos credos cristãos históricos, levamos alguns minutos para nos lembrar de nossa história, tirada do grande enredo da própria Escritura. Começamos anunciando a Criação de Deus e terminamos com sua incrível Escatologia. E entre o início e o fim, anunciamos o Evangelho: nossa salvação no nascimento, sofrimento, morte, ressurreição, ascensão e retorno do Deus-homem, Jesus Cristo. O que poderia ser mais importante do que isso!? Os credos são centrais para a doxologia cristã. Que maneira sábia de gastar apenas 2 dos 10.080 minutos da nossa semana.

NOTAS:

1. Os antigos credos ecumênicos e confissões protestantes, como observa Carl E. Trueman, “são frequentemente chamados de a regra que é governada ou, para usar o latim, norma normata, em contraste com a Escritura, que é a regra que governa, ou norma normans. The Creedal Imperative (Wheaton, IL: Crossway, 2012), p. 160.

2. Burk Parsons, Why Do We Have Creeds? Basics of the Faith (Phillipsburg, NJ: P&R, 2012), 19. “O cristianismo sempre foi uma religião ‘credal’, na medida em que sempre foi teológico. Estava enraizado na tradição teológica do antigo Israel, que foi unificado por seus credos históricos e afirmações declaratórias de fé. Nenhuma era pré-teológica foi descoberta no Novo Testamento ou na história da comunidade cristã. Desde o início, o cristianismo foi teológico, envolvendo os homens na reflexão teológica e chamando-os a declarações de fé. Um cristianismo não teológico simplesmente nunca durou”. John H. Leith, Creeds of the Churches, 3ª ed. (Louisville: John Knox, 1982), p. 1.

3. G. I. Williamson, citado em ibid., p. 21.

4. Luke Timothy Johnson, The Creed: What Christians Believe and Why It Matters (Nova York: Doubleday, 2003), viii. Nesta citação, Johnson fala especificamente sobre o Credo Niceno, mas, em nossa opinião, é aplicável a todos os primeiros credos cristãos.

5. R. Kent Hughes, “Free Church Worship: The Challenge of Freedom”, em Worship by the Book, ed. D. A. Carson (Grand Rapids: Zondervan, 1992), p. 175.

6. Parsons, Why Do We Have Creeds?, p. 30.

7. Ibid.

Douglas Sean O’Donnell é o vice-presidente sênior da Bible Publishing at Crossway. Ele serviu anteriormente como pastor da Westminster Presbyterian Church in Elgin, IL., e como professor sênior em Biblical Studies and Practical Theology at Queensland Theological College in Brisbane, Austrália.

Fonte: www.pastortheologians.com

Tradução: Rev. Alan Kleber Rocha