“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba”

Provérbios 14:1

A imagem da sabedoria em Provérbios é predominantemente feminina, mas do mesmo modo também é a insensatez. O livro de Provérbios é dedicado a ensinar os rapazes a caminhar corretamente, e isso significa levar em consideração as mulheres, mulheres de ambos os tipos. As moças também devem aprender com o livro de Provérbios, mas precisam fazê-lo ao contrário, não sendo o tipo de mulher sobre a qual pais e mães piedosos estão alertando seus filhos a não se envolverem.

Análise do texto

A mulher sábia e a mulher tola têm isso em comum – ambas são mulheres, o que significa que ambas fazem seu trabalho de maneiras distintamente femininas. A edificação é feminina, assim como o oposto da edificação. A mulher sábia é uma mulher que constrói sua casa. A mulher tola também dá atenção pessoal à sua tarefa e destrói sua casa com as próprias mãos.

Existem tentações e pecados distintamente femininos. Eles existem de verdade, eles são uma realidade. Entretanto, vivemos em uma época em que dizer algo assim é considerado um ultraje, um ataque a todas as mulheres em todos os lugares. Se você diz que certos pecados são distintamente femininos, ousa dizer que todas as mulheres são distintamente pecadoras, o que é um absurdo para a sociedade atual.

Mas essa indignação automática tem o efeito de impedir que as mulheres, enquanto mulheres, recebam exortações, admoestações ou repreensões, o que é simplesmente uma forma de negar-lhes o cuidado pastoral. Porém, a realidade é esta: o pecado distintamente feminino é uma paródia de algo que também é distintamente feminino, ou seja, a sabedoria. Um colar distintamente semelhante a pérolas não seria possível sem pérolas reais. E atacar pérolas falsas não é atacar as verdadeiras pérolas.

Portanto, vamos começar com as duas principais caricaturas ou paródias femininas – a sedução e a astúcia.

Mulheres alheias

Como um livro de instrução para homens jovens, não é de surpreender que muito tempo seja gasto em adverti-los contra aqueles habitantes de inúmeras canções de rock – o tipo de mulher que promete diversão “a noite toda”.

1. A mulher alheia se empolga para bajular com a língua e piscar com os olhos:

“Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida; para te guardarem da vil mulher e das lisonjas da mulher alheia. Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te deixes prender com as suas olhadelas.” (Provérbios 6:23-25).

2. Ela é uma mulher que esquece a aliança. Ela esquece sua educação também. E observe novamente como ela lisonjeia:

“Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será agradável à tua alma. O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará… para te livrar da mulher adúltera, da estrangeira, que lisonjeia com palavras, a qual deixa o amigo da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus”. (Provérbios 2:10, 11, 16, 17).

3. Ela não tem consciência de que é um conjunto de incongruências ambulantes, um paradoxo estético e moral.

“Como jóia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher formosa que não tem discrição” (Provérbios 11:22).

4. Ela acha a existência de um Deus todo-poderoso e santo, inconveniente. Quando ela é bonita o suficiente, acha fácil persuadir homens idiotas de sua mesma doutrina:

“Tal é o caminho da mulher adúltera: come, e limpa a boca, e diz: Não cometi maldade” (Provérbios 30:20).

Mulheres destemperadas

Podemos ver que a imoralidade é uma verdadeira armadilha para os homens pela frequência com que é mencionada. Podemos tirar uma conclusão semelhante da frequência com que uma mulher contenciosa é mencionada. Não se case com alguém que tenha o potencial de se tornar isso.

1. É melhor viver sozinho em um pequeno quarto do que em uma mansão espaçosa com uma mulher que o encontrará em qualquer canto:

“Melhor é morar no canto do eirado do que junto com a mulher rixosa na mesma casa” (Provérbios 21.9; ver também 25:24).

2. Para outra comparação, é melhor sair e morar no meio do nada do que com uma mulher contenciosa e raivosa.

“Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda” (Provérbios 21:19).

3. Se o seu telhado vazar, às vezes você pode consertá-lo. Mas um dia muito chuvoso continua chegando, e o mesmo acontece com uma mulher com disputa em sua mente. Tentar consertá-lo é como tentar pegar o vento com os dois braços, como se fosse um feixe de gravetos. Ou, pegar o óleo com a mão direita e apertá-lo com força, como se fosse um único bastão. Boa sorte para você.

“O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo na mão” (Provérbios 27:15-16).

Mulheres Verdadeiras

Em nosso tempo, a tentação é começar a escolher os lados, como se tais observações fossem injustas com as mulheres em geral, como se os homens estivessem todos de um lado e as mulheres, do outro. Mas, o estado real das coisas é que homens e mulheres prudentes estão de um lado, e homens e mulheres tolos estão do outro.

1. As mulheres acumulam honra ao longo do tempo, da mesma forma que os homens acumulam riqueza:

“A mulher graciosa alcança honra, como os poderosos adquirem riqueza” (Provérbios 11:16).

2. Uma mulher virtuosa é o melhor presente que um homem mortal poderia receber. Mas, observe a segunda metade do provérbio. Neste mundo, não há honra sem a possibilidade de desonra. Se você proíbe a desonra, porque isso faz alguém se sentir mal, o que você realmente fez é uma desonra obrigatória para todas as mulheres em geral:

“A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como podridão nos seus ossos” (Provérbios 12:4).

3. Uma boa mulher é a graça de Deus para um homem:

“O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do SENHOR.” (Provérbios 18:22).

4. Observe novamente a aflição doméstica de uma mulher que está gotejando continuamente. Mas o contraste com isso é, novamente, a graça de Deus:

“O filho insensato é a desgraça do pai, e um gotejar contínuo, as contenções da esposa. A casa e os bens vêm como herança dos pais; mas do SENHOR, a esposa prudente” (Provérbios 19.13-14).

A Mulher Virtuosa

Mas, isso ainda é um pouco geral. Quando olhamos para alguns dos detalhes, podemos ficar surpresos. Isso ocorre porque muitas pessoas presumem que a “esposa bíblica” e a “esposa tradicional” são a mesma coisa. Em alguns aspectos, sim, mas em muitos, não. O livro de Provérbios é sobre duas mulheres arquetípicas – a Loucura e a Sabedoria. E quando chegamos ao final do livro, temos a descrição de uma mulher em particular, que incorpora as características da Sabedoria. E muitos cristãos sabem disso e se referem, brincando, à “mulher de Provérbios 31”, mas muitas vezes fazem isso sem olhar atentamente para o que ela realmente faz, sem perceber o detalhe que realmente está envolvido e que deve ser valorizado muito acima dos rubis.

Portanto, quando afirmamos o papel bíblico das mulheres, devemos ao mesmo tempo ter cuidado para evitar reações exageradas. A mulher bíblica e a mulher tradicional não são necessariamente idênticas. É claro que haverá muitas áreas onde veremos a mulher tradicional como estando mais próxima da norma bíblica do que a “feminista moderna”. Contudo, não é assim que devemos fazer julgamentos – classificando-os numa curva.

Por exemplo, consideremos detalhadamente a mulher ideal de Provérbios 31. Tal consideração não é alterada em nada pelo reconhecimento de que uma mulher capaz de tudo neste capítulo seria realmente uma “supermulher”, um achado raro. Esta realidade é declarada no capítulo 31 – e é isso que torna a descrição tão útil como modelo de imitação:

“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias” (Provérbios 31:10).

A questão não é dizer que qualquer coisa menos do que isso seja um fracasso total, mas sim observar que temos uma boa ideia da direção em que deveríamos estar pensando. Considere o trabalho dela. Esta passagem nega que o lugar da mulher seja no lar. Afirma que sua prioridade é o lar. Então o que ela faz? Como ela é?

1. Seu marido delega responsabilidades a ela (31:11) e não é tolo ao fazê-lo (31:12):

“O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.”

2. Ela é tecelã e trabalha com suas mãos (31:13):

“Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos.”

3. Ela compra alimentos de forma eficaz em longas distâncias, como um navio mercante (31:14):

“É como o navio mercante: de longe traz o seu pão.”

4. Ela cozinha e fornece comida (31:15):

“É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas.”

5. Ela compra imóveis, e inicia uma fazenda com seu capital acumulado (31:16):

“Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho.”

6. Ela trabalha duro e fabrica mercadorias de qualidade (31.17-19):

“Cinge os lombos de força e fortalece os braços. Ela percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as mãos ao fuso, mãos que pegam na roca”

7. Ela está profundamente envolvida no trabalho filantrópico para os pobres (31:20):

“Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado.”

8. Ela pensa no futuro e veste bem sua família (31.21):

“No tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate.”

9. Ela faz coisas para si mesma e se veste bem (31:22):

“Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura”

10. Ela não representa nenhuma ameaça para o marido; ela não compete com ele nem tenta ofuscá-lo (31.23):

“Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra.”

11. Ela é atacadista de tecidos e roupas (31.24):

“Ela faz roupas de linho fino, e vende-as, e dá cintas aos mercadores.”

12. Seus vestidos mais importantes são a força e a dignidade. Deo volente é o seu lema diário (31:25):

“A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações.”

13. Ela é uma mulher sábia e professora (31:26):

“Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua.”

14. Ela administra a casa (31.27), para louvor do marido e dos filhos (31.28-29):

“Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas.”

15. Por fim, ela teme a Deus, não confiando na vaidade passageira (31.30-31):

“Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras.”

Em Cristo, nossa sabedoria,

Rev. Alan Kleber Rocha