Problemas e orações estão intimamente relacionados entre si. A oração é de grande valor para os problemas. Os problemas geralmente levam os homens a Deus em oração, enquanto a oração é apenas a voz dos homens com problemas. Há grande valor na oração em tempos de angústia. A oração muitas vezes nos livra dos problemas e ainda mais frequentemente dá força para suportá-los; ministra conforto em meio aos problemas e gera paciência no enfrentamento desses. Sábio é aquele que no dia da angústia conhece sua verdadeira fonte de força e que não deixa de orar.

O problema pertence ao estado atual do homem na terra. “O homem, nascido de mulher, vive breve tempo, cheio de inquietação” (Jó 14:1). O problema é comum ao homem. Não há exceção em nenhuma idade, clima ou estação. Ricos e pobres, instruídos e ignorantes, todos são participantes desta triste e dolorosa herança de Adão. “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana” (1 Co. 10:13). O “dia da angústia” surge para todos em algum momento de sua vida. “Os dias maus vêm e os anos se aproximam” quando o coração sente sua forte pressão.

Negar essa realidade é ter uma visão totalmente falsa da vida e mostra uma ignorância suprema que não espera nada além do brilho do sol e busca apenas facilidade, prazer e flores. É essa classe que fica tristemente desapontada e surpresa quando os problemas surgem em suas vidas. Estes são os que não conhecem a Deus, que não sabem nada de Seu trato disciplinar com Seu povo e que, portanto, não oram.

Que variedade infinita existe nos problemas da vida! Quão diversificadas são as experiências dos homens na escola dos problemas! Não há duas pessoas com os mesmos problemas em ambientes semelhantes. Deus não lida com dois de Seus filhos da mesma maneira. E como Deus varia Seu tratamento para com Seus filhos, também varia o problema. Deus não se repete. Ele não corre na rotina. Ele não tem um padrão para cada filho. Cada problema é proporcional a cada um de Seus filhos. Cada um é tratado de acordo com seu próprio caso peculiar.

O problema é um servo de Deus, fazendo Sua vontade, a menos que seja derrotado na execução dessa vontade. O problema está sob o controle do Deus Todo-Poderoso e é um de Seus agentes mais eficientes no cumprimento de Seus propósitos e no aperfeiçoamento de Seus santos. A mão de Deus está em todos os problemas que surgem na vida dos homens. Não que Ele ordene direta e arbitrariamente todas as experiências desagradáveis da vida. Não que Ele seja pessoalmente responsável por todas as coisas dolorosas e aflitivas que surgem na vida de Seu povo. Contudo, nenhum problema é solto neste mundo e entra na vida de um santo ou pecador, mas vem com a permissão divina, e é permitido existir e fazer seu trabalho doloroso com a mão de Deus nele ou sobre ele, realizando Seus desígnios graciosos de redenção.

Todas as coisas estão sob o controle Divino. O problema não está acima de Deus nem fora de Seu controle. Não é algo que acontece na vida dos homens independente de Deus. Não importa de que fonte brote ou de onde surja, Deus é suficientemente sábio e capaz de colocar Sua mão sobre ele sem assumir a responsabilidade por sua origem, e trabalhar com isso em Seus planos e propósitos concernentes ao maior bem-estar de Seus santos. Esta é a explicação daquela graciosa declaração em Romanos, tantas vezes citada, mas cuja profundidade de significado raramente foi sondada: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28).

Mesmo os males provocados pelas forças da natureza são servos de Deus e realizam Sua vontade cumprindo Seus desígnios. Deus até afirma que os gafanhotos, o migrador, o devorador e o destruidor são Seus servos, “Meu grande exército”, usados por Ele para corrigir Seu povo e discipliná-los.

O problema pertence à parte disciplinar do governo moral de Deus. Esta é uma vida de provação, onde a raça humana está em teste. É uma temporada de julgamento. O problema não é penal em sua natureza. Pertence ao que as Escrituras chamam de “correção”. “Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe” (Hebreus 12:6). Falando com precisão, a punição não pertence a esta vida. A punição pelo pecado ocorrerá no outro mundo. Os tratos de Deus com as pessoas neste mundo são da natureza da disciplina. São processos corretivos em Seus planos concernentes ao homem. É por isso que a oração surge quando surgem problemas. A oração pertence à disciplina da vida.

Como o problema não é pecaminoso em si mesmo, também não é a evidência do pecado. Tanto os bons quanto os maus passam por problemas. Assim como a chuva cai igualmente sobre justos e injustos, assim também a seca os atinge. O problema não é evidência alguma do desagrado divino. Inúmeras instâncias das Escrituras refutam tal ideia. Jó é um exemplo, onde Deus deu testemunho explícito de sua profunda piedade, e ainda assim Deus permitiu que Satanás o afligisse mais do que qualquer outro homem para propósitos sábios e benéficos. O problema não tem poder em si para interferir nas relações de um santo com Deus. “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?” (Romanos 8:35).

Três palavras praticamente iguais nos processos da disciplina divina são encontradas: tentação, provação e problema. E ainda assim, há uma diferença entre elas.

1. A tentação é realmente uma solicitação ao mal que surge do diabo ou nasce na natureza carnal do homem.

2. Provação é teste. É isso que nos prova, nos testa e nos torna mais fortes e melhores quando nos submetemos à provação e trabalhamos junto com Deus nela: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança” (Tiago 1:2, 3).

O apóstolo Pedro fala na mesma linha:

“Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (1 Pedro 1:6, 7).

3. A terceira palavra é o próprio problema, que abrange todos os eventos dolorosos, tristes e pesados da vida. E, no entanto, tentações e provações podem realmente se tornar problemas,  a fim de que todos os dias ruins da vida possam ser classificados como “tempos de angústia”. E esses dias de angústia são o destino de todos os homens. Eles são suficientes para nos revelar esse problema, não importa de que fonte venha. Porém,  ele se torna nas mãos de Deus Seu próprio agente para realizar Sua obra graciosa em relação àqueles que se submetem pacientemente a Ele, que O reconhecem em oração e que trabalham juntamente com Cristo.

Devemos nos conformar imediatamente com a ideia de que os problemas não surgem por acaso, nem ocorrem pelo que os homens chamam de acidente. “Porque a aflição não vem do pó, e não é da terra que brota o enfado. Mas o homem nasce para o enfado, como as faíscas das brasas voam para cima” (Jó 5:6, 7). O problema naturalmente pertence ao governo moral de Deus e é um de Seus agentes inestimáveis no governo do mundo.

Quando percebemos isso, podemos entender melhor muito do que está registrado nas Escrituras e podemos ter uma concepção mais clara do trato de Deus com Seu antigo Israel. Nos tratos de Deus com eles, encontramos o que é chamado de história da Divina Providência, e a providência sempre abraça os problemas. Ninguém pode entender a história de José e seu velho pai Jacó, a menos que leve em consideração os problemas e seus vários ofícios. Deus leva em conta os problemas quando insta Seu profeta Isaías sobre os sábios:

“Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. Falai ao coração de Jerusalém, bradai-lhe que já é findo o tempo da sua milícia, que a sua iniquidade está perdoada e que já recebeu em dobro das mãos do SENHOR por todos os seus pecados” (Isaías 40:1, 2).

Há uma nota distinta de conforto no Evangelho para os santos de oração do Senhor, e Jesus Cristo é um sábio escriba nas coisas divinas que sabe como ministrar esse conforto aos de coração partido e tristes da terra. O próprio Jesus disse aos Seus tristes discípulos: “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros” (Jo. 14:18).

Tudo o que foi dito acima foi dito para que possamos apreciar corretamente a relação da oração com os nossos problemas. Na hora da angústia, onde entra a oração? O salmista nos diz: “Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás” (Sl. 50:15). A oração é a coisa mais apropriada para uma alma fazer em “tempos de angústia”.

A oração reconhece a Deus no dia da angústia. Em meio aos apuros, a oração vê a mão de Deus e ora sobre isso. Nada nos mostra mais verdadeiramente nosso desamparo do que quando surgem problemas. Isso derruba o homem forte, revela nossa fraqueza, traz uma sensação de desamparo. Bem-aventurado aquele que sabe como se voltar para Deus nos “tempos de angústia”.

Se o problema é do Senhor, então a coisa mais natural a fazer é levar o problema até Ele e buscar graça, paciência e submissão. É o tempo de indagar sobre o problema: “Senhor, que queres que eu faça?” Quão natural e razoável para a alma, oprimida, quebrantada e machucada é curvar-se ao escabelo da misericórdia e buscar a face de Deus? Onde é mais provável que uma alma em apuros encontre consolo do que no trono da graça?

Infelizmente, o problema nem sempre leva os homens a Deus em oração. Triste é o caso daquele que, quando o problema dobra seu espírito e entristece seu coração, ainda não sabe de onde ele vem nem sabe como orar sobre isso. Bem-aventurado o homem que é levado pelos problemas a se ajoelhar diante de Deus em oração!

“Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei. Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação” (Sl. 91:14-16).

Em Cristo,

Rev. Alan Kleber Rocha