Concordo plenamente. E’ urgente orarmos por uma visitacao poderosa do Santo Espirito sobre a Sua Igreja. A inconsistencia, a incoerencia e a relativizacao tem tomado espaco na mente de muitos, corrompendo o culto verdadeiro. MUITO OPORTUNA, essa pastoral.
Gostaria solicitar, se possível, arquivos MP3 deste, bem como de outras ministrações!
Grato!
MARAVILHOSO ESSE ESTUDO.É O QUE TENHO VIVENCIADO EM MINHA VIDA AMAIS DE 30 DELUTAS ,QUE MUITAS DAS VEZES ME QUESTIONEI E QUESTIONEI A DEUS. MAIS AINDA NAO OBTIVE RESPOSTA PRA TANTA DOR E ANGUSTIAS QUE VENHO PASSANDO EM MINHA VIDA EM TODAS AS AREAS. MAS MESMO ASSIM GLORIFICO A DEUS POR TUDO. AMEM!!!!
Creio que umas das doutrinas centrais da fé Cristã é a Doutrina da Trindade.toda a genuinamente Cristã ensina a crença do Deus Uno e Trino.
A PAZ DO SENHOR, MUITAS VEZES FUI TRAÍDA PELO MEU MARIDO,ELE TEM UM FILHO FORA DO CASAMENTO, TODAS AS VEZES, PERDOEI, FAZ 23 ANOS QUE SOMOS CASADOS. AGORA FAZ 2 ANOS QUE DESCOBRI QUE ME TRAIU DE NOVO.ELE FICOU COM A PESSOA 4 ANOS ESCONDIDO DENTRO DA IGREJA. SERÁ QUE COMPENSA IRMOS ATÉ O FIM ,COM MEU VOTO.OREM POR MIM.
Cara irmã Maria Aparecida,
Graça e paz!
Não há limites para o perdão. Contudo, seu esposo, se cristão verdadeiro for, necessita ser disciplinado e demonstrar verdadeiro arrependimento para que se busque uma real restauração para o casamento de vocês. Caso, ele esteja sinceramente arrependido, não vacile, confiada em Cristo Jesus, perdoe!
Estarei orando pela senhora e por seu esposo.
Em Cristo, aquele que morreu por nós quando ainda éramos pecadores,
Pr. Alan Kleber
Rev.como não posso estar ai todos os anos louvo a Deus por sua vida quando assisto as pregaçoes do senhor via net.Deus o proteja e lhes de sabedoria vinda do alto mandada por nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.
um abraço Sem.Wilson
Caro Sem. Wilson,
Graça e paz!
Obrigado por visitar o nosso site. Que o Senhor abençoe ricamente sua vida, família e futuro ministério!
Pr. Alan Kleber
È muito importante essa mensagem sobre os falsos profetas,
sabemos que existe vários falsos pastores espalhados por todo o mundo
envergonhando o evangelho de cristo!!!
Pastor Alan, que o Senhor Deus possa te dar cada vez mais palavras de sabedoria para edificar seu rebanho. Sou Cristão e gosto muito quando a palavra é transmitida de forma simples, porém com um conteúdo profundo.
Linda a pregação!!!
Pr. Alan, que mensagem maravilhosa . Louvo a Deus por ter conhecido um servo fiel ao Senhor que insta a palavra de Deus com sabedoria . Perdão pastor Alan , aqui é irmã Vera de Manaus !! Quanta saudades de todos os irmãos da igreja. Apesar da pouca comunhão, mas foi o suficiente de conhecer e de sentir um amor verdadeiro de Deus no momento que tanto precisávamos . Meu muito obrigada. Tenho uma confissão a fazer, para matar a saudades acesso o sait da Ipa e as mensagens . Que toda gloria e honra ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo amem. Essa mensagem deve ser pregada sempre . Por que não entendemos as coisas de Deus como deve ser. Somos desobedientes e carentes deste ensino porque não tem quem pregue a verdade para edificação. Amém.
Querida irmã Vera,
Graça e paz!
A Igreja Presbiteriana de Aracaju também sente muita saudade de todos vocês. Nossa oração é que o Senhor Deus continue a fortalecê-los e abençoá-los em sua caminhada cristã.
Um grande abraço a todos os irmãos da IP Cidade Nova-AM!
Em Cristo,
Pr. Alan
EXCELENTE, VERDADEIRA E OUSADA PREGACAO! QUE O SENHOR CONTINUE A USA’-LO, PR. ALAN, PARA A GLORIA DELE!
Eu venho por meio deste espaço que o site dá para comentar e aproveitando a oportunidade trago em pauta algumas curiosidades: 1- Gostaria de saber qual a bíblia que o reverendo Alan Kleber usa nas sua pregações e estudos.2- Também gostaria de saber se a igreja tem algum material de estudo completo da bíblia.Eu sempre tive muita curiosidade e vontade para estudar,mas por não saber como começar acabo não estudando e gostaria de saber como começar e se há algumas recomendações ou alguns livros que são recomendados para iniciantes.A verdade é que tenho muitas dúvidas sobre a doutrina o que realmente seguir, então estou aqui querendo ajuda. Desculpe-me se não foi no espaço certo para falar tudo isso,mas espero uma compreensão e espero as respostas das minhas perguntas.Ah! Não poderia esquecer,adoro as pregações do reverendo Alan Kleber.
Se tiver um outro espaço que poço estar trocando um feedback será melhor ainda para mim. Obrigado pela a oportunidade.
Olá Mário,
Saudações fraternas.
Ficamos felizes por saber que nosso Site tem alcançado seu objetivo: glorificar a Jesus Cristo por meio da internet. Agora, vamos as suas curiosidades, bastante pertinentes por sinal:
(1) A Bíblia que utilizo é a tradução de Almeida Revista e Atualizada (ARA). Contudo, toda a preparação das exposições bíblicas passam primeiramente pelo trabalho de estudo e análise das línguas originais em que a Bíblia foi escrita: Hebraico quando os estudos são feitos no Antigo Testamento, e Grego quando os estudos são baseados no Novo Testamento. A consulta a outras traduções em português, inglês e espanhol também são aplicadas.
(2) Recomendo que você adquira: 1. Uma boa Bíblia para iniciar os seus estudos. A Bíblia de Genebra é uma ótima ferramenta para você fazer um estudo panorâmico da Bíblia. A Confissão de Fé e os Catecismos de Westminster também ótimos guias para àqueles que desejam iniciar um estudo consistente das Escrituras Sagradas. Esses materiais podem ser adquiridos no endereço: http://www.editoraculturacrista.com.br
Obrigado pelo contato. Você continuar em contato conosco através do endereço: ipa@iparacaju.org
Que Deus o abençoe!
Pr. Alan Kleber
Parabéns a querida e amada Igreja Presbiteriana de Aracaju, pelos seus 112 anos. Me alegro juntamente com os irmãos pelos 33 anos que passei nesta igreja, como membro (23 anos) e pastor auxiliar (10 anos). Um fraterno abraço a todos, que Deus continue abençoando.
minha igreja o melhor lugar do mundo
Prezado comentarista, esta é uma realidade que precisa ser exposta a todos os crentes nas mais diversas denominações, visto que este crescimento, quantitativo mas não qualitativo tem atingido o país, precisamos mais do que nunca nos lembrarmos das palavras ditas pelo Grande Mestre, “muitos serão chamados mas poucos escolhidos”. que cada um de nós tome consciência de que precisamos atrair o Espírito de Deus para que Ele produza em nós uma mudança verdadeira.
Olá Rev. Alan Kleber Rocha,gostaria primeiro me apresentar, sou irmã do Rev. Milton Junior da IPB Praia do canto.Louvo a Deus por sua vida, que Deus continue te abençoando, ao seu ministério e sua família.Ouço sempre suas pregações e tem sido benção e edificação para minha vida.
Olá irmã Virgilina,
Graça e paz!
Que o Senhor te abençoe ricamente! O Rev. Milton Jr. é um amigo mais chegado que irmão. Continue orando por mim, pois sou vaso frágil e careço muito da graça de Cristo para pregar com fidelidade a sua Santa Palavra.
Em Cristo,
Alan Kleber
Linda pregação. Muito edificante e bíblica. Graças a Deus por sua vida e seu ministério, caro colega de ministério.
Caro colega e irmão,
Grato por suas orações!
Sigamos pregando o Evangelho, nada mais do que isso.
Abraço,
Alan
O sr me permite, postar no meu blog esse artigo sobre o filme noé?
Olá Flávio,
Pode postar sim, sem problemas.
Abraço,
Pr. Alan
Gostaria de ter sua permissão para compartilhar no face e/ou whats aap suas msg e/ou partes delas, devidamente creditadas.
Favor enviar permissão pelo email: hsf_fonseca@hotmail.com.
Queb Deus continue a abençoar sua vida, família e ministério!
Grato.
Rev. Hélio.
Caro Rev. Hélio,
Graça e paz!
Pode publicar, sem problemas.
Que o Senhor abençoe ricamente seu ministério!
Alan
Ah!!!
Permissão para compartilhamentos no boletim da Igreja Presbiteriana do Brasil em Baião-Pará.
Rev. Hélio.
Pode compartilhar, sem problemas 😉
Um forte abraço,
Alan
Rev. Alan, tomamos a liberdade de copiar e colar (claro que com seu nome também) na página do face da UPA (UPAOFICIAL). Se houver algum inconveniente pode nos falar que tiramos de imediato. Desde já, parabéns pelo texto. Excelente para ler e compartilhar. Abraços, Rev. Carlos Eduardo Aranha, Secretário Nacional da UPA.
Caro Rev. Carlos Aranha,
Saudações fraternas.
Fico feliz em poder ajudar. Para mim é uma honra.
Que o Senhor abençoe ricamente seu ministério!
Seu conservo,
Alan
Membro da Igreja Presbiteriana de Manaus, gostei muito, é bem interessante esse assunto, nunca pensei que selfie poderia ser tão interessante, tiro alguns selfies de vezes em quando mais fico feliz comigo mesmo por não me encaixar nessas características.
O pr. Alan foi no âmago do assunto com uma exposição clara e direta cm um toque de sabedoria.
Rev. Julio Morales, querido amigo. Obrigado por deixar seu comentário por aqui. Espero ser útil e ajudá-lo de alguma forma no ministério que você desenvolve entre os adolescentes da Primeira Igreja Presbiteriana de Manaus. Um grande e saudoso abraço! Alan
Bom dia Pr. Alan. Muito bom ver a visão cristã sobre as selfies. Acho que muitos de nós pensando não ter nada de mais quando todo mundo faz, esquecemos de ponderar sobre a intenção correta dos nossos atos. Como o Pr. Julio Morales falou, foi no âmago do assunto. Que Deus continue o capacitando para guiar a Igreja no temor do Senhor. Sophia Faustini, Igreja Presbiteriana de Itaparica – Jatobá/PE.
Obrigado Sophia! Que Deus abençoe você e a sua casa!
Em Cristo,
Alan
Muito bom pastor. Concordo plenamente. Que Deus nos ajude a nos livrarmos dessas ciladas.
Ótimo texto e que serve de reflexão e ação de nós pais neste mundo decaído. Que Deus nos capacite e tenha misericórdia de nós!
Olá Pr. Alan. Em primeiro lugar gostaria de reconhecer o excelente texto e a necessidade de um esclarecimento como esse nos nossos dias. Quero também tomar a liberdade de poder compartilhar.
Apenas uma pequena correção: o “i” de iPod. iPhone e iMac é minúsculo e por isso não significa “eu”. Esse “i” foi criado pra passar a ideia de internet, “inovação”, “imaginação” na época em que a internet nos dispositivos portáteis estava surgindo.
Deus continue te abençoando e usando
Olá Guilherme,
Obrigado por ler e compartilhar este post. Quanto a sua observação, muito importante por sinal, concordo com você que a grande ideia do Jobs primordialmente foi essa. Contudo, o uso da letra “i” para Jobs, mesmo sendo minúsculo tinha por objetivo passar a ideia do “individual”. Sabe por que?
Quando Steve Jobs apresentou o primeiro iMac, em 1998, ele declarou que o “i” significaria Internet. Mas, Jobs também chegou a dizer: “O “i” também significa algumas outras coisas para nós”, e exibiu um slide de apresentação com as palavras-chave:
Internet individual
instruir
informar
inspirar
Você pode até mesmo ver o video deste evento.
Foi justamente sobre esse conceito, o da individualidade que eu me baseie 😉
Abraços fraternos,
Alan
Concordo plenamente. Digo sempre aos meus filhos hj, o que ouvi da minha mãe quando ela deu a primeira palmada em meu filho.. Disse ela com propriedade: Quer criar seu filho sem correção, deixe-o na sua casa. ”
Eduque a criança e não será necessário punir o homem”
Texto para refletir e mudar urgentemente algumas atitudes… Gostei muito!
Ótima reflexão! Sobretudo no que diz respeito ao equilíbrio. Sem “endemonizar” a prática, mas pensar a moda como algo que deve ser feito com consciência, assim como tudo na vida. Muito bom!
É triste ver neste país as pessoas que são tomadas como exemplo ou aquelas a quem a opinião é superestimada ao ponto de participar da CCJ. É o cúmulo da interferência da mídia na política brasileira. Pessoas que não tem embasamento científico muito menos moral participam de decisões que mudarão drasticamente a relação das famílias brasileiras. O país está caminhando para um desastre.
Devemos nos posicionar e não nos calar enquanto leis estão sendo discutidas por apresentadores de TV e ex-atrizes.
Aqui em Recife, uma senhora, mãe de um garoto de 4 anos, deu-lhe umas palmadas pelo excesso de malcriação. Ele, prontamente, ligou para a polícia prestando queixa de sua mãe. resultado: ela foi intimada pela polícia e o delegado alertou-a para o fato de que poderia perder a guarda da criança e, até mesmo presa. Ela mudou completamente a relação com o filho: de mãe autoritária e disciplinadora, virou refém do pequeno. A lei da palmada é um acinte vergonhoso à família brasileira. É um ato inconstitucional, até, pelo fato de invadir a privacidade do lar das famílias brasileiras. è uma ingerência danosa, aviltante aos país enquanto educadores. A igreja precisa pregar incessantemente sobre o assunto e não se deixar dominar por tal descalabro legal. Oração pelos pais e pelos filhos é o que podemos fazer nessa sociedade promíscua e longe completamente dos desígnios do senhor Deus.
Pr. Elias Brito – Pastor auxiliar da IP da Boa Vista.
Realmente, Reverendo. Concordo e apoio suas palavras.
Olá Pr. Alan, tomei a liberdade de compartilhar seu texto que alias achei ótimo sobre o assunto na nossa pagina da 5ª Igreja Presbiteriana de Macapá no face.
Um forte abraço fraterno.
Caro irmão Saulo Azulay,
Obrigado por ler e compartilhar nosso texto.
Fraterno abraço,
Alan
Obrigado pela dica 😉
Muito bom está orientação, seria muito importantes que está mensagem chegassem nas igrejas, nas casas etc…
Muito bom artigo Rev.Alan…em especial para a mocidade das nossas igrejas.
Muito bom!!!
Excelente artigo. Fácil leitura e compreensão. Vou postar no grupo da minha igreja no facebook. Deus te use ainda mais, querido irmão!
Excelente reflexão Rev. Alan Kleber.
Que Deus continue lhe usando para Glória Dele.
Pastoral muito boa, Pr. Alan.
Em tempos de falsos profetas proeminentes e de crentes, até mesmo “confessionais”, tão subnutridos doutrinariamente, é muito bom ler uma pastoral que confronte o pecado, traga o posicionamento dos nossos Concílios e oriente o povo.
Para Glória dEle.
Marlon
Que a palavra de Deus sempre permanessa neste lugar. Ha! Grande é minha alegria em ter a oportunidade de ouvi-la mais uma vez. Abraço a todos!!!!
Nubia
Querida Nubia,
Graça e Paz!
Que alegria ouvir palavras tuas.
Deus te abençoe sempre!
Pr. Alan
Excelente artigo.
Vou compartilhar com as pessoas da igreja onde congrego.
Parabéns. http://www.jabesmar.com.br
Obrigado irmão Jabesmar!
Deus abençoe seu ministério.
Pr. Alan
Saudações:
Presado Pr irmão querido, ao ler seu post fiquei muito encantado com o tema e o seu desenvolvimento, portanto desejei posta-lo em nosso site para abençoar meus ouvintes como também meus visitantes, estarei no aguardo de sua manifestação!
Visite nosso Site: http://www.radiodocristao.com.br
Fique à vontade para usar este e qualquer outro post querido irmão.
Graça, saúde e paz!
Pr. Alan
Reverendo, muito bom seu texto! Nós cristãos precisamos estar atentos neste mundo que jaz no maligno. O que parece inocente, pode desviar muitos da comunhão com Cristo. “esse achismo atual de que não tem nada haver” leva muitos adolescentes e jovens a morte espiritual. Costumo dizer: que precisamos pensar: – Jesus se agradaria que eu visse essa novela? Esse filme? Que eu vista essa roupa? Que eu vá nessas festas? É possível manter a comunhão com Ele agindo assim!??? Devemos andar c Cristo, sem santidade ninguém verá a Deus! Com certeza o alto preço Ele já pagou na cruz; nossos esforços não são suficientes,mas devemos renunciar o mundo, suas paixões, seus desvaneios para estar c Deus! A paz!
Caro Rev. Nilton,
o alerta está sendo feito; o ultimato está sendo proclamado. Pois o evangelho é único eficaz para a salvação.
Boas-Novas. Devemos orar e evangelizar. A mensagem de amor ‘e mais forte do que a do ‘odio. Jesus ama a todos e seu poder ‘e suficiente para salvar todos os escolhidos.
Simplesmente OBRIGADA!!!
Deus o abençõe INFINITAMENTE Dc. José Nilton, mensagem ESPETACULARRR!!
É claro o olhar de Deus sobre a terra, o triste é quando “fingimos” pra nós mesmos que tal pecado ou tal atitude passará desapercebido aos olhos de Deus.
Já sabia que Deus contemplava a todos, mas ler isso em seu site, reacendeu esta sensibilidade e discernimento ao “olhar Deus”, ao lembrar que Ele está por toda parte. Que Deus continue usando sua vida para abençoar muitos, seu site foi renovador para meu caráter em Deus.
Que Deus o abençoe, e mais uma vez, MUITO OBRIGADA.
Att,
Camila Macedo.
Excelente pastoral, precisamos nos posicionar mesmo, porque hoje em dia a verdade do evangelho não está sendo pregada e está acontecendo exatamente como Paulo disse aos presbíteros de Éfeso em Mileto, verdadeiros lobos em pele de cordeiros. Que possamos sempre buscar a verdade através das escrituras e debaixo de muita oração.
Muito inteligente linda reflexão amei.
Deus abençoe.
O artigo foi esclarecedor e rico em fundamentos bíblicos e históricos.
Glória a Deus boa é esta palavra.
Deus abençoe aos irmãos de Aracaju.
Operando Deus quem Impedirá. Jr.33:3
IPB de Conselheiro Lafaiete- MG
Presbítero Marcos
Parabens pelo conteúdo, Muito objetivo! Deus abençoe!
Amei, me ajudou bastante.
Parabéns pela posição firme e fortemente amparada nas sagradas escrituras.Em tempos de politicamente correto é necessário que a voz da igreja de Cristo seja ecoada a plenos pulmões.Antes,tinha pena dos fiéis alimentados com essas falsas doutrinas,porém vejo que líderes como esses que aí estão somente se fortalecem devido á ganância de suas ovelhas.São cegos,guiando outros cegos.Maranata Senhor Jesus!
Qual e o dia da Santa ceia na igreja ?
Olá Marcelle,
Graça e paz!
Em nossa igreja celebramos todo o 1o Domingo do mês, no culto vespertino, às 18h.
Fraternalmente,
Rev. Alan Kleber Rocha
Pastor Titular
Muito bom!!
Ótimo !!!
A Paz do Senhor Jesus pastor Alan Kleber! Fiquei muito feliz ler seu comentário, e vem de encontro ao ponto de vista que obtive observando as escrituras, pois a igreja onde congrego ha 18 anos IADMPERUS vem caminhando em contra-mão das escrituras, e isso vem me trazendo um grande conflito em meu coração. Que DEUS lhe conserve assim, como pastor e ministro da Sua Palavra e Vontade… amém!
Queridos, Como explicar Deuteronômio 5:15 na observância do sábado no Antigo Testamento? Só se guardava o sábado no Antigo Testamento por causa da criação? A libertação de Israel do Egito não foi um tipo (sobra) de redenção “Com a tua beneficência guiaste o povo que salvaste; com a tua força o levaste à habitação da tua santidade.” Ex.15:13, e, não funcionava como um tipo da libertação final e gloriosa por meio de Cristo? Um detalhe: Concordo que o sábado cristão é o Domingo.
Não irmão, conforme a revelação bíblica foi progredindo, motivos foram acrescentados para se celebrar o sábado além da criação, conforme você mesmo exemplificou. Conforme você disse, essas coisas eram tipos, mas quando tudo isso de fato se concretizou, conforme cremos, o cumprimento dessas coisas é celebrado no Domingo.
Amen. Be worshipped God for your clarification.
Mais porque Jesus fala pra ele levar a oferta que foi determinada por Moisés
Olá Cássia
Graça e paz!
O Senhor Jesus mandou que aquele homem curado de lepra fosse ao sacerdote, a fim de servir de testemunho para todo o povo, como também para toda a lei fosse cumprida. Ele mesmo disse que não tinha vindo ao mundo para revogar a lei, mas para cumpri-la. Quando Ele tornou um homem cerimonialmente impuro por conta de sua lepra, em um novo homem perfeitamente novo, testemunhava ser o Messias prometido, o Senhor e Salvador de seu povo.
Em Cristo,
Rev. Alan Kleber
Foi muito abençoador começar o meu dia meditando nessa mensagem tremenda!!!!!!
Foi muito bem esclarecida a questão muito obrigado irmão que Deus possa te abençoar ricamente
Valdenor Pereira dos Santos
Fui ordenado há diácono ,muito bom esses ensinamentos, Deus abençoe.
Graça e Paz aos queridos do Senhor, em especial ao Rev. Alan Kleber.
Sirvo como presbitero á Primeira Igreja Ev. Ass. Deus em Santa Rita, município de Nova Iguaçu RJ.
Assisti esse estudo em vídeo é amei todos os itens. Assumi neste biênio (2019/2010) a junta diagonal do nosso ministério e gostaria de receber a apostila do tema, por favor Reverendo.
Havendo algum custo, por favor, nos informe uma conta bancária para que possamos proceder ao depósito do valor correspondente./transferência.
Caro Presb. Natanael,
Saudações fraternas.
Por favor, escreva para nós e enviaremos com prazer os estudos bíblicos sobre o tema. Nosso email é:
Quando um membro da igreja presbiteriana troca de uma igreja presbiteriana para outra igreja presbiteriana, estando em comunhão com sua igreja, ele tem que se submeter a uma nova pública profissão de fé?
Graça e paz Anita!
Não. Quando um membro da Igreja Presbiteriana do Brasil, em plena comunhão, deseja filiar-se a outra IPB, ocorre apenas a sua transferência: 1. Por meio de Carta solicitada pelo Conselho da IPB onde você agora congrega; 2. Por Jurisdição ex-officio, após um ano residindo e congregando nos limites da igreja.
Fraternalmente,
Rev. Alan Kleber Rocha
Começarei hoje meus estudos no livro do profeta Zacarias. A série de exposições do Rev. Alan Klebe irá me auxiliar muito.
Olá Weslei,
Deus te abençoe na Exposição da Palavra irmão!
Em Cristo,
Rev. Alan Kleber Rocha
Parabéns! Me foi muito útil! que Deus te abençoe.
Os Antigos Cristão Adoram o Deus Vivo e Único no Domingo que foi o Dia da Ressurreição de Jesus e faziam todos os Domingos a Ceia do Senhor.
“Mas todo Dia do Senhor, reúnam-se e partam o pão, e deem graças depois de ter confessado suas transgressões, para que o seu sacrifício seja puro”
Didaque- 120 D.C
No dia dito Domingo reúnem-se em um mesmo lugar todos os cristãos, os que residem nas cidades e os que residem no campo.
O leitor lê trechos tirados das memórias dos Apóstolos (Novo Testamento) e dos livros dos Profetas (Antigo Testamento).
Terminada a leitura, aquele que preside toma a palavra para explicar aos presentes o que foi lido e exortá-los a pôr em prática tão belos ensinamentos.
Em seguida, levantamo-nos todos e dirigimos a Deus orações e súplicas (súplica insistente ou ecteni, após o Evangelho).
Suspendendo as orações, abraçamo-nos uns aos outros.
Depois levam àquele que preside a reunião dos irmãos em Cristo, pão e um cálice contendo vinho, misturado com água..
Depois os ministros que chamamos diáconos distribuem a todos os presentes o pão da Eucaristia e o vinho misturado com água..“
mas domingo é o dia em que todos nós reunimos, porque foi no primeiro dia que Deus … fez o mundo. E Jesus Cristo nosso salvador foi elevado dentre os mortos nesse mesmo dia”
Justino de Roma- 150 D.C.
“Não mais observando o sábado, mas vivendo na observância do dia do Senhor”.
Inácio de Antioquia- 117 D.C
Tenha sido muito abençoado pelas ministrações do Rev. Alan Kleber Alves Rocha. Gostaria de saber se a série está completa no site, pois não estou achando a 3° mensagem do capitulo 3. (Zacarias 3.8-10).
Paz Convosco,
Olá Wesley,
Graça e paz!
É possível que a 3a mensagem (Zacarias 3.8-10) não tenha sido filmada por problemas técnicos. Rogamos ao Senhor que continue a abençoa-lo ricamente!
Seu conservo em Cristo,
Rev. Alan Kleber
Amém, Rev. Alan Kleber!
Olá me chamo Douglas Silva sou de Recife-Pe acompanho sempre as mensagens disponiveis no site tenho sido abençoado.
Que Deus abençoe todo igreja em Aracaju.
Olá Douglas, graça e paz!
Ficamos felizes em poder servi-lo através do ministério da pregação da Palavra de Deus. Continue orando por nós!
Em Cristo,
Rev. Alan Kleber Rocha
Titular IPA
Obrigado por disponibilizar material. Seu trabalho tem sido abençoador para mim. Um abraço meu irmão.
Fernando Hamilton Costa, VDm
Caríssimo Rev. Fernando Hamilton,
Graça e paz!
Para mim é uma honra, poder ser útil a um servo de Deus que tanto estimo. Deus te abençoe ricamente meu caro irmão e colega!
Seu conservo em Cristo,
Rev. Alan Kleber Rocha
Com qual idade a criança pode participar da ceia?
Olá Christine,
Graça e paz!
Na Igreja Presbiteriana do Brasil e em outras igrejas de tradição reformada, as crianças são admitidas à membresia de uma igreja local desde cedo, quando seus pais ou um responsável legal as apresenta publicamente para receber o Santo Batismo. De forma que, as crianças são criadas no contexto da aliança de Deus com seu povo, aprendendo o Evangelho até a idade em que por si mesmas possam professar a sua fé em Cristo Jesus e participar da Santa Ceia. Geralmente, isso acontece a partir dos 12 anos.
Fraternalmente,
Rev. Alan Kleber Rocha
muito bom
Achei esclarecedora a defesa e acho interessante a questão do domingo como sabado cristão, mas ainda não fiquei convencida, pq entendo que a Bíblia se auto explica, não necessitando de outras bases literárias que querendo ou não são teses humanas, já a Bíblia são testemunhos
vividos por homens de Deus; por isso acredito que Deus não deixa dúvidas para aqueles q desejam o seguir, sendo assim a questão do domingo deveria estar mais clara na Bíblia e se não está, não consigo aceitar 100%… confesso q essa questão me incomoda espiritualmente, pois como explicar Tiago 2:10,11 que é novo testamento?… assim sendo, entendo q Jesus veio p nos ensinar como cumprir a lei, com amor a Deus e ao próximo… onde os 4 mandamento da Lei se resume em amar a Deus (quem ama obedece) e os demais mandamentos, se reumem no amor ao próximo… por isso Jesus disse que todos os mandamentos da Lei se resumiam num só…
Enfim, gostaria de mais estudos BÍBLICOS.
Olá Keyla!
Seguem mais estudos sobre o tema para você se aprofundar. Dedique atenção especial ao Estudo sobre Hebreus 4.1-13:
Pr. Alan Kleber, tomei a liberdade de republicar seu artigo no site folhacrista.webnode.com, caso não seja permitido, peço-lhe que notifique-me o quanto antes. Deus o Abençoe ricamente.
Verdade, ainda hoje acontece tudo isso. Que pena, grande será o juízo,
Boa noite! Tenho acompanhado a série de mensagens de provérbios (Sabedoria para a Vida). Gostaria de saber se tem os vídeos da continuação após provérbios 15.
Desde já agradeço.
Deus abençoe.
Uma das lindas passagens dos milagres de Jesus, essa mensagem foi maravilhosa reverendo, veio do alto para as nossas vidas, e muitas vezes estamos leprosos, não por fora e sim por dentro, a lepra da amargura, do ódio, da falta de perdão, linda mensagem.
Lindo… Imagino essa conversa… Obrigado Jesus, e que todos se dobrem perante o Senhor.
Bom dia irmãos,existe alguma igreja no Rio de Janeiro que defenda com amor a palavra apostólica conforme esse belo abençoado texto.
Olá Carlos,
Graça e paz!
Indicamos a Igreja Presbiteriana em Ponta D’Areia, pastoreada pelo Rev. Orebe Quaresma. Segue o link da página da igreja no Facebook:
Caso a igreja fique longe de sua casa, o pastor poderá ajudá-lo a encontrar uma igreja mais próxima.
Fraternalmente,
Rev. Alan Kleber Rocha Titular IP Aracaju
Fico no aguardo.
A paz em Cristo Jesus!
Irmão boa noite. de que Livro do Lewis o irmão tirou isso?
Uma questão intrigante: Porque Deus deseja ser louvado, elogiado, exaltado, adorado? (C. S. Lewis) Resposta: “É no processo de adoração que Deus comunica a sua presença aos homens. Até mesmo no judaísmo, a essência do sacrifício não era realmente o fato de os homens darem bois e bodes a Deus, mas o fato de que, ao fazem-no, Deus Se dava a Si mesmo aos homens…”.
Olá Vagner,
Graça e paz!
A citação foi uma tradução livre que fiz da seguinte obra do C.S. Lewis:
C.S. Lewis, Reflections on the Psalms (New York: Harcourt, Brace & Co., 1958), pp. 92-93.
Abraços,
Rev. Alan Kleber Rocha Pastor Titular IPA
pode participar da ceia em 2 igrejas diferentes no mesmo més?
OBS: todo o més tomar nao só uma vez, fazer isso uma rotina
Olá Magdiel,
Graça e paz!
Todos os domingos participamos de todos os atos do culto ao Senhor: Oramos, cantamos, lemos a Bíblia, ouvimos a pregação da Palavra. Todos esses elementos ordinários da adoração prescritos nas Escrituras são repetidos e fazem parte da rotina ou dia-a-dia do povo de Deus. O que torna tudo o que fazemos vivo, vibrante, fervoroso e alegre é a presença do Espírito Santo que torna sempre nova todas as coisas. Por isso a ordem apóstolica: “Enchei-vos do Espírito”. Logo, participar da Santa Ceia mais de uma vez no mesmo domingo, ou todos os 52 domingos do ano jamais será proibido, rotineiro ou enfadonho, pois é o alimento espiritual servido pelo próprio Senhor Jesus Cristo, de Sua Mesa para o seu povo pactual.
Abraços,
Rev. Alan Kleber Rocha Titular Igreja de Aracaju
Trindade – A crença na Trindade é o fundamento da fé cristã. Muito resumidamente, explica-se a Trindade como fé dos cristãos em um só Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Essa é a base do monoteísmo cristão, que se fundamenta na explicação de que Deus é “um só Deus em três pessoas distintas numa única substância” (Concílio de Nicéia, ano 325, e de Constantinopla, 381).
O Deus Uno e Trino.
A Bíblia Sagrada diz que Existe um só Deus esse ensino esta registrado tanto no Antigo Testamento e Novo Testamento.porem no Novo Testamento ensina a Doutrina da Santissima Trindade.o Deus Uno e Trino!
Por muito tempo Não acreditava na Doutrina da Trindade,pensava que essa doutrina Não era ensino Bíblico.Não adorava Jesus pois eu pensava que Jesus Não fosse Deus,pensava que só o Pai era Deus,aquele que é Javé.
Porem pesquisando a Historia do Cristianismo do Seculo II e III e estudando a Bíblia, admito e Creio na Santissíma Trindade.essa Doutrina é realmente Bíblica e verdadeira.Existe um só Deus(Deuteronômio 6:4) que é Trino(Mateus 28:19).essa é uma doutrina Cristã pura e verdadeira.
creio no Deus Uno e Trino.esse é o Deus dos Cristão.o Deus Vivo e Eterno,O Todo-Poderoso.
Trindade – A crença na Trindade é o fundamento da fé cristã. Muito resumidamente, explica-se a Trindade como fé dos cristãos em um só Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Essa é a base do monoteísmo cristão, que se fundamenta na explicação de que Deus é “um só Deus em três pessoas distintas numa única substância” (Concílio de Nicéia, ano 325, e de Constantinopla, 381).
Obrigado irmão!
Graça e paz,
Estou interessado no comentário do breve catecismo de John Flavel, mas não consigo encontrar. Poderia me ajudar? Fq com Deus e muito obrigado.
Olá Mario,
Graça e paz!
Nós só temos disponível no endereço apresentado nessa Pastoral, a versão em inglês. Infelizmente, ainda não foi traduzido para a língua portuguesa.
Em Cristo,
Rev. Alan Kleber Rocha
Bom dia, tudo bem irmãos?
Sou pastor da AD ministério do Belém em Juruaia, MG e amo sermões expositivos.
Pena não estarem transcritos.
Sugeria que colocassem os esboços.
Se puderem indicar outras páginas com sermões expositivos eu agradeço.
Um forte abraço,
Henrique
Olá Pr. Luiz,
Graça e paz!
Agradecemos as sugestões e verificaremos a disponibilidade.
Indicamos os seguintes canais com pregações expositivas:
Olá Rev. Alan. Muito bom conteúdo. No entanto não cosegui observar uma explicação da aparente contradição entre os Salmos mprecatórios e as palavras de Jesus quado este fala “amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” .Por favor, se puder me esclarecer este ponto por e-mail, agradeço. Deus abençoe.
Olá Arthur,
Graça e paz!
Essa e outras Pastorais publicadas em nosso site sobre o tema dos “Salmos Imprecatórios” são traduções que fiz com algumas adaptações da excelente Obra de James E Adams: “War Psalms of the Prince of Peace – Lessons from the Imprecatory Psalms” (este pastor batista; não confundir com o presbiteriano Jay Adams, conhecido no Brasil por suas obras sobre Aconselhamento Bíblico).
No capítulo 4 de sua obra ele trata sobre o assunto que você me pergunta: “As Orações de Jesus são Contraditórias?”. Adams trata justamente da aparente contradição das orações feitas por Jesus encontradas na Bíblia. O autor afirma que “devemos receber Jesus Cristo em Sua plenitude se quisermos conhecê-lo como Ele realmente é. Ele é o amoroso e misericordioso Salvador que perdoa os pecados, mas também nos diz claramente que Ele é Aquele que virá para julgar aqueles que desobedecem ao Seu evangelho. Às vezes esquecemos o forte lembrete do Novo Testamento de que Deus é justo.”
Observamos no Novo Testamento algo no mínimo curioso sobre assunto:
“…se, de fato, é justo para com Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder, quando vier para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram, naquele dia (porquanto foi crido entre vós o nosso testemunho)”. (2 Tessalinicenses 1.6-10)
Percebeu como essas palavras do Novo Testamento se parecem com os Salmos? Temos aqui a própria essência e cumprimento de todos os salmos imprecatórios. Jesus realmente é o Salvador que perdoa, e por sua graça, nós que experimentamos o Seu perdão, agradecemos a Ele com todo o nosso ser. Entretanto, isso não nega que Ele também é o incrível Juiz de toda a terra.
Os ramos da igreja de Cristo que cantam exclusivamente os Salmos no culto público, provavelmente dedicaram mais tempo do que qualquer outro para entender os Salmos imprecatórios. Por exemplo, em 1902, na Conferência Psalm-Singers em Belfast, Irlanda do Norte, o Professor James Dick ofereceu esta explicação muito lúcida às aparentes contradições dos salmos imprecatórios:
“Portanto, essas orações rogando indizíveis desgraças sobre os inimigos, são as orações do próprio Cristo. Porém, a dificuldade para muitas mentes sobre isso é que parecem inconsistentes com Sua oração pelos inimigos: ‘Pai, perdoa-lhes; porque eles não sabem o que fazem’. De fato, haveria uma grande inconsistência se Cristo tivesse orado nas mesmas circunstâncias e sobre as mesmas pessoas, para ‘destruí-los’ e ‘perdoá-los’. Que as duas orações saíram de Seus lábios, temos certeza; e que elas representam duas coisas diferentes para as quais Ele recebeu a comissão do Pai, nós sabemos. Ele tem poder na terra para perdoar pecados e tem poder na terra para julgar os seus inimigos. Vemos Seu trabalho mediador de um lado e do outro. Era apropriado que, quando Ele executava Sua grande comissão de dar Sua vida em resgate pelos pecadores, Cristo oferecesse uma oração que revelasse Sua boa vontade para com os homens e provasse incontestavelmente que Ele era longânimo, tardio para se irar, disposto a perdoar a iniqüidade, a transgressão e o pecado. Isso, sem dúvida, e muito mais que não pode ser examinado agora, pode ser encontrado em sua oração por perdão. Contudo, chega um tempo e circunstâncias em que Sua longanimidade se esgota, e quando aqueles que se recusam a beijar o Filho devem perecer do caminho, porque dentro em pouco se lhe inflamará a Sua ira. É igualmente apropriado, portanto, que em Seu caráter Mediador, Jesus ore pela destruição deles. Os próprios Salmos apresentam ambos os lados de Seu caráter Mediador e atuam nesses aspectos. ‘Bom e reto é o SENHOR, por isso, aponta o caminho aos pecadores’; ‘Fará chover sobre os perversos brasas de fogo e enxofre, e vento abrasador será a parte do seu cálice’ (Salmos 25.8; 11.6).” (James Dick, “The ‘Imprecatory Psalms,’” in Psalm-Singers’ Conference [Belfast: Fountain Printing, 1903], pp. 94-95.)
Portanto, é interessante que mesmo nos Salmos vemos a vingança e o amor de Deus e percebemos que esses dois, tantas vezes vistos como inimigos, são realmente amigos na Pessoa e Obra de nosso Senhor Jesus Cristo.
Em Cristo, Senhor dos Salmos,
Rev. Alan Kleber Rocha
Eu quero participar, mas não posso por ser Celíaca. Estou triste com isso
Márcia,
Graça e paz!
Uma solução é você solicitar na igreja que você congrega que os presbíteros separem e lhe sirvam pão que não contenha glúten. Onde você congrega?
Em Cristo,
Rev. Alan Kleber Rocha Titular IPA
Parabens Pr Alan Kleber
Otimas colocações.
Deus abençoes sua vida e de sua familia!
BOA TARDE! PRECISO DE UM ESCLARECIMENTO, NA VERDADE É UMA DÚVIDA QUE ME VEIO A MENTE AO ESTUDAR O CREDO APOSTÓLICO. NA BÍBLIA ALMEIDA COM HINÁRIO PRESBITERIANO O CREDO APÓS O TRECHO: FOI CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO… acrescenta “Desceu ao Hades”. ESTE TRECHO FOI RETIRADO DO CREDO? POR QUE?
Desde já agradeço!
Olá Paulo,
Graça e paz!
Para leitura sobre esse assunto, recomendo a leitura desse excelente artigo do Dr. Heber Campos:
Muito esclarecedor esse estudo, contém tópicos que poucos líderes abordam.
SDG!
Que Deus conforte os familiares e amigos
Olá estou estudando sobre Heildeberg e gostaria muito de poder assistir aos primeiros videos, ou ouvir as primeiras minisrações desta serie. poderiam compartilha-los comigo? Pois no site consta inicio pelo ep 9!
Olá Felipe,
Graça e paz!
Na época, o Youtube não permitia vídeo com mais de 10 min, e, por essa razão usávamos o Vimeo. Segue os vídeos que eu consegui:
Olá, gostei muito do artigo, é rico e consegui entender o motivo pela qual adoramos no domingo.
Mas ainda assim, somente explica que a mudança do dia de adoração ou descanso, ao contrário do antigo testamento que foi dado directamente por Deus como sendo uma ordem e lei, a mudança para o domingo é apenas um dia que o próprio (homem) achou ser o ideal para ideal mesmo Jesus tendo dito que não veio para mudar mas para cumprir…
Ou seja: foi um dia que o homem achou ser o ideal para adorar ou guardar , e não Deus mudando ou ordenando…
Olá Mário,
Graça e paz!
Para um maior aprofundamento do assunto, assista essa exposição feita pelo Rev. Alan Kleber (a partir de 22:19), sobre as razões bíblicas porque o dia mudou, mas não a sua obrigação, por ordem divina, jamais humana:
Prezado, boa tarde!
Me converti a Jesus Cristo, tive uma mudança radical na minha vida! A minha família diz que eu estou precisando de tratamento por ter melhorarado. O que o senhor acha disso?
Olá Lucelim,
Graça e paz!
“Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação.” (1 Coríntios 1.18-21)
Excelente texto. Muito obrigado!
Muito abençoada essa mensagem,
Olá gostaria de saber quem pode tomar a santa ceia… Quem ainda não foi batizado pode tomar?
Olá Stephanie!
Não. O primeiro passo para ser admitido na Mesa do Senhor é receber o Santo Batismo, porta de acesso a comunhão dos santos. Após ser batizado e professar publicamente a sua fé, o cristão é convidado a participar da Santa Ceia do Senhor.
Em Cristo,
Rev. Alan Kleber Rocha
Muito reflexivo.
Deus abençõe!
Onde vocês purificam os copos depois de tomar o sangue de Cristo. Pois depois de consagrado não e mais vinho, mas Sangue de Cristo.
Na igreja católica é purificado o que é usado na missa , depois colocamos essa água em uma vaso de planta . Devido ser o sangue.De Cristo. Não é descartado em qualquer lugar.
Olá Elinira!
O entendimento dos presbiterianos é diferente dos católicos romanos. Nós adotamos como nossos Símbolos de Fé, os Padrões de Westminister – Confissão de Fé e os Catecismos Maior e Breve. Eles são para nós a fiel exposição e interpretação das Sagradas Escrituras. De modo que, com respeito a Eucaristia, nossa Confissão de Fé ensina no Capítulo XXIX – Da Ceia do Senhor:
I. Na noite em que foi traído, nosso Senhor Jesus instituiu o sacramento do seu corpo e sangue, chamado Ceia do Senhor, para ser observado em sua Igreja até ao Fim do mundo, a fim de lembrar perpetuamente o sacrifício que em sua morte Ele fez de si mesmo; selar aos verdadeiros crentes os benefícios provenientes. desse sacrifício para o seu nutrimento espiritual e crescimento nele e a sua obrigação de cumprir todos os seus deveres para com Ele; e ser um vínculo e penhor da sua comunhão com Ele e de uns com os outros, como membros do seu corpo místico (I Coríntios 11:23-26, e 10: 16-17, 21, e 12:13).
Comentário: O Senhor Jesus estabeleceu este sacramento na noite em que foi traído, e o sacramento é muito rico em significado. Deve ser comemorado na Igreja até o fim do mundo. Para a maioria dos evangélicos, o significado da Ceia é limitado ao primeiro significado mencionado na Confissão de Fé – e embora o entendimento seja preciso, até onde alcança, não vai muito longe. Porém, a importância da Ceia vai muito além de um simples memorial. Logo, a Ceia do Senhor significa:
1. Um memorial do auto sacrifício de Cristo;
2. Um selo de todos os benefícios da morte de Cristo para os verdadeiros crentes;
3. Um alimento espiritual de todos os verdadeiros crentes que participam;
4. Uma renovação da aliança por parte daqueles que participam;
5. Um vínculo Dele pelo fato de que Ele é nosso Deus e nós somos Seu povo;
6. Uma comunhão com nossos companheiros crentes, companheiros do corpo de Cristo.
II. Neste sacramento não se oferece Cristo a seu Pai, nem de modo algum se faz um sacrifício pela remissão dos pecados dos vivos ou dos mortos, mas se faz uma comemoração daquele único sacrifício que Ele fez de si mesmo na cruz, uma só vez, e por meio dele uma oblação de todo o louvor a Deus; assim o chamado sacrifício papal da missa é sobremodo ofensivo ao único sacrifício de Cristo, o qual é a única propiciação por todos os pecados dos eleitos (Hebreus 9:22, 25-26, 28; Mateus 26:26-27; Lucas 22:19-20; Hebreus 7:23-24, 27, e 10:11-12, 14, 18).
Comentário: No que diz respeito à questão do sacrifício, a Ceia não é um sacrifício real, mas apenas a comemoração de um sacramento. Mas, dizer que é sacrificialmente uma comemoração não significa que seja apenas uma comemoração em outros aspectos. Cristo não é sacrificado ao Pai na Ceia. A Ceia envolve “todo louvor possível” pelo sacrifício que Cristo ofereceu, mas isso não é o mesmo que um sacrifício. A doutrina do sacrifício perpétuo na Missa é, portanto, injuriosa e ofensiva à morte de Cristo na cruz pelos pecados de uma vez por todas. Portanto, a Mesa não é um sacrifício propriamente dito, mas é um selo “próprio”, uma nutrição “própria”, uma renovação da aliança “própria”, um vínculo ou pacto “próprio” e uma comunhão com todos os outros crentes “própria”. Em outras palavras, é uma inferência falsa dizer que porque a Ceia não é “realmente” um sacrifício, logo, não é “realmente” nada.
III. Nesta ordenança o Senhor Jesus constituiu seus ministros para declarar ao povo a sua palavra de instituição, orar, abençoar os elementos, pão e vinho, e assim separá-los do comum para um uso sagrado, tomar e partir o pão, tomar o cálice dele participando também e dar ambos os elementos aos comungantes e tão somente aos que se acharem presentes na congregação (Marcos 14:22-24; Atos 20:7; I Coríntios 11:20).
Comentário: Quais são os elementos constitutivos da Ceia? O que é necessário para que a Ceia seja realizada?
1. O ministro precisa declarar as palavras de instituição, mostrando sua autorização para realizar a Ceia;
2. Ele deve orar;
3. Ele deve abençoar o pão e o vinho para que sejam santificados, separados para este uso;
4. Ele deve partir o pão;
5. Ele deve pegar o cálice;
6. Ele deve distribuir ambos os elementos aos comungantes;
7. E sua distribuição deve ser limitada aos presentes na Congregação.
IV. A missa ou recepção do sacramento por um só sacerdote ou por uma só pessoa, bem como a negação do cálice ao povo, a adoração dos elementos, a elevação ou procissão deles para serem adorados e a sua conservação para qualquer uso religioso, são coisas contrárias à natureza deste sacramento e à instituição de Cristo (I Timóteo 1:3-4; I Coríntios 11:25-29; Mateus 15:9).
Comentário: As principais distorções da Ceia do Senhor incluem estas características:
1. Comunhão privada, quando se serve a Ceia do Senhor apenas para um membro em particular;
2. Negação do cálice, dando somente o pão para a congregação;
3. Adoração dos elementos, pão e vinho;
4. Agir de forma a provocar tal adoração e separá-los para outro uso religioso.
V. Os elementos exteriores deste sacramento, devidamente consagrados aos usos ordenados por Cristo, têm tal relação com Cristo Crucificado, que verdadeira, mas só sacramentalmente, são às vezes chamados pelos nomes das coisas que representam, a saber, o corpo e o sangue de Cristo; porém em substância e natureza conservam-se verdadeira e somente pão e vinho, como eram antes (Mateus 26:26-28; I Coríntios 11:26-28).
Comentário: Os elementos externos, pão e vinho, não são transformados em sua natureza por nenhum ato de consagração por parte do Ministro. Eles se tornam verdadeiramente o corpo e o sangue de Cristo sacramentalmente, não fisicamente. Os elementos permanecem pão e vinho.
VI. A doutrina geralmente chamada transubstanciação, que ensina a mudança da substância do pão e do vinho na substância do corpo e do sangue de Cristo, mediante a consagração de um sacerdote ou por qualquer outro meio, é contrária, não só às Escrituras, mas também ao senso comum e à razão, destrói a natureza do sacramento e tem sido a causa de muitas superstições e até de crassa idolatria (Atos 3:21; I Coríntios 11:24-26; Lucas 24:6, 39).
Comentário: A doutrina da transubstanciação é contrária às Escrituras. Não apenas isso, mas também é contrária ao bom senso e à razão. Não faz sentido. O erro não é trivial, porque subverte o sacramento e induz o povo à superstição e à idolatria.
Portanto, a ação sacramental na Ceia do Senhor é a consagração, distribuição e recepção do pão e do vinho. Os elementos remanescentes se destacam dessa ação sacramental. Isso permitiria o armazenamento e a reutilização do pão não utilizada e do vinho de cálices individuais e garrafas.
Como os elementos não utilizados foram separados para uso na celebração da Ceia do Senhor, as pessoas adotaram abordagens diferentes – baseadas em seus pensamentos e guiadas por suas consciências – sobre o que fazer com o pão e o vinho que não foram distribuídos na Ceia do Senhor. Ao longo dos anos, as práticas incluíram consumir os restos dos elementos ou descartar o pão e o vinho simplesmente.
Como muitas partes da vida da igreja e da vida cristã em geral, há liberdade nessa área. As igrejas têm liberdade para desenvolver e implementar uma prática de sua escolha, quando os elementos utilizados deixam de fazer parte do uso sacramental, após o encerramento do serviço de culto.
Concordo plenamente. E’ urgente orarmos por uma visitacao poderosa do Santo Espirito sobre a Sua Igreja. A inconsistencia, a incoerencia e a relativizacao tem tomado espaco na mente de muitos, corrompendo o culto verdadeiro. MUITO OPORTUNA, essa pastoral.
Gostaria solicitar, se possível, arquivos MP3 deste, bem como de outras ministrações!
Grato!
MARAVILHOSO ESSE ESTUDO.É O QUE TENHO VIVENCIADO EM MINHA VIDA AMAIS DE 30 DELUTAS ,QUE MUITAS DAS VEZES ME QUESTIONEI E QUESTIONEI A DEUS. MAIS AINDA NAO OBTIVE RESPOSTA PRA TANTA DOR E ANGUSTIAS QUE VENHO PASSANDO EM MINHA VIDA EM TODAS AS AREAS. MAS MESMO ASSIM GLORIFICO A DEUS POR TUDO. AMEM!!!!
Creio que umas das doutrinas centrais da fé Cristã é a Doutrina da Trindade.toda a genuinamente Cristã ensina a crença do Deus Uno e Trino.
A PAZ DO SENHOR, MUITAS VEZES FUI TRAÍDA PELO MEU MARIDO,ELE TEM UM FILHO FORA DO CASAMENTO, TODAS AS VEZES, PERDOEI, FAZ 23 ANOS QUE SOMOS CASADOS. AGORA FAZ 2 ANOS QUE DESCOBRI QUE ME TRAIU DE NOVO.ELE FICOU COM A PESSOA 4 ANOS ESCONDIDO DENTRO DA IGREJA. SERÁ QUE COMPENSA IRMOS ATÉ O FIM ,COM MEU VOTO.OREM POR MIM.
Cara irmã Maria Aparecida,
Graça e paz!
Não há limites para o perdão. Contudo, seu esposo, se cristão verdadeiro for, necessita ser disciplinado e demonstrar verdadeiro arrependimento para que se busque uma real restauração para o casamento de vocês. Caso, ele esteja sinceramente arrependido, não vacile, confiada em Cristo Jesus, perdoe!
Estarei orando pela senhora e por seu esposo.
Em Cristo, aquele que morreu por nós quando ainda éramos pecadores,
Pr. Alan Kleber
Rev.como não posso estar ai todos os anos louvo a Deus por sua vida quando assisto as pregaçoes do senhor via net.Deus o proteja e lhes de sabedoria vinda do alto mandada por nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.
um abraço Sem.Wilson
Caro Sem. Wilson,
Graça e paz!
Obrigado por visitar o nosso site. Que o Senhor abençoe ricamente sua vida, família e futuro ministério!
Pr. Alan Kleber
È muito importante essa mensagem sobre os falsos profetas,
sabemos que existe vários falsos pastores espalhados por todo o mundo
envergonhando o evangelho de cristo!!!
Pastor Alan, que o Senhor Deus possa te dar cada vez mais palavras de sabedoria para edificar seu rebanho. Sou Cristão e gosto muito quando a palavra é transmitida de forma simples, porém com um conteúdo profundo.
Linda a pregação!!!
Pr. Alan, que mensagem maravilhosa . Louvo a Deus por ter conhecido um servo fiel ao Senhor que insta a palavra de Deus com sabedoria . Perdão pastor Alan , aqui é irmã Vera de Manaus !! Quanta saudades de todos os irmãos da igreja. Apesar da pouca comunhão, mas foi o suficiente de conhecer e de sentir um amor verdadeiro de Deus no momento que tanto precisávamos . Meu muito obrigada. Tenho uma confissão a fazer, para matar a saudades acesso o sait da Ipa e as mensagens . Que toda gloria e honra ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo amem. Essa mensagem deve ser pregada sempre . Por que não entendemos as coisas de Deus como deve ser. Somos desobedientes e carentes deste ensino porque não tem quem pregue a verdade para edificação. Amém.
Querida irmã Vera,
Graça e paz!
A Igreja Presbiteriana de Aracaju também sente muita saudade de todos vocês. Nossa oração é que o Senhor Deus continue a fortalecê-los e abençoá-los em sua caminhada cristã.
Um grande abraço a todos os irmãos da IP Cidade Nova-AM!
Em Cristo,
Pr. Alan
EXCELENTE, VERDADEIRA E OUSADA PREGACAO! QUE O SENHOR CONTINUE A USA’-LO, PR. ALAN, PARA A GLORIA DELE!
Eu venho por meio deste espaço que o site dá para comentar e aproveitando a oportunidade trago em pauta algumas curiosidades: 1- Gostaria de saber qual a bíblia que o reverendo Alan Kleber usa nas sua pregações e estudos.2- Também gostaria de saber se a igreja tem algum material de estudo completo da bíblia.Eu sempre tive muita curiosidade e vontade para estudar,mas por não saber como começar acabo não estudando e gostaria de saber como começar e se há algumas recomendações ou alguns livros que são recomendados para iniciantes.A verdade é que tenho muitas dúvidas sobre a doutrina o que realmente seguir, então estou aqui querendo ajuda. Desculpe-me se não foi no espaço certo para falar tudo isso,mas espero uma compreensão e espero as respostas das minhas perguntas.Ah! Não poderia esquecer,adoro as pregações do reverendo Alan Kleber.
Se tiver um outro espaço que poço estar trocando um feedback será melhor ainda para mim. Obrigado pela a oportunidade.
Olá Mário,
Saudações fraternas.
Ficamos felizes por saber que nosso Site tem alcançado seu objetivo: glorificar a Jesus Cristo por meio da internet. Agora, vamos as suas curiosidades, bastante pertinentes por sinal:
(1) A Bíblia que utilizo é a tradução de Almeida Revista e Atualizada (ARA). Contudo, toda a preparação das exposições bíblicas passam primeiramente pelo trabalho de estudo e análise das línguas originais em que a Bíblia foi escrita: Hebraico quando os estudos são feitos no Antigo Testamento, e Grego quando os estudos são baseados no Novo Testamento. A consulta a outras traduções em português, inglês e espanhol também são aplicadas.
(2) Recomendo que você adquira: 1. Uma boa Bíblia para iniciar os seus estudos. A Bíblia de Genebra é uma ótima ferramenta para você fazer um estudo panorâmico da Bíblia. A Confissão de Fé e os Catecismos de Westminster também ótimos guias para àqueles que desejam iniciar um estudo consistente das Escrituras Sagradas. Esses materiais podem ser adquiridos no endereço: http://www.editoraculturacrista.com.br
Obrigado pelo contato. Você continuar em contato conosco através do endereço: ipa@iparacaju.org
Que Deus o abençoe!
Pr. Alan Kleber
Parabéns a querida e amada Igreja Presbiteriana de Aracaju, pelos seus 112 anos. Me alegro juntamente com os irmãos pelos 33 anos que passei nesta igreja, como membro (23 anos) e pastor auxiliar (10 anos). Um fraterno abraço a todos, que Deus continue abençoando.
minha igreja o melhor lugar do mundo
Prezado comentarista, esta é uma realidade que precisa ser exposta a todos os crentes nas mais diversas denominações, visto que este crescimento, quantitativo mas não qualitativo tem atingido o país, precisamos mais do que nunca nos lembrarmos das palavras ditas pelo Grande Mestre, “muitos serão chamados mas poucos escolhidos”. que cada um de nós tome consciência de que precisamos atrair o Espírito de Deus para que Ele produza em nós uma mudança verdadeira.
Olá Rev. Alan Kleber Rocha,gostaria primeiro me apresentar, sou irmã do Rev. Milton Junior da IPB Praia do canto.Louvo a Deus por sua vida, que Deus continue te abençoando, ao seu ministério e sua família.Ouço sempre suas pregações e tem sido benção e edificação para minha vida.
Olá irmã Virgilina,
Graça e paz!
Que o Senhor te abençoe ricamente! O Rev. Milton Jr. é um amigo mais chegado que irmão. Continue orando por mim, pois sou vaso frágil e careço muito da graça de Cristo para pregar com fidelidade a sua Santa Palavra.
Em Cristo,
Alan Kleber
Linda pregação. Muito edificante e bíblica. Graças a Deus por sua vida e seu ministério, caro colega de ministério.
Caro colega e irmão,
Grato por suas orações!
Sigamos pregando o Evangelho, nada mais do que isso.
Abraço,
Alan
O sr me permite, postar no meu blog esse artigo sobre o filme noé?
Olá Flávio,
Pode postar sim, sem problemas.
Abraço,
Pr. Alan
Gostaria de ter sua permissão para compartilhar no face e/ou whats aap suas msg e/ou partes delas, devidamente creditadas.
Favor enviar permissão pelo email: hsf_fonseca@hotmail.com.
Queb Deus continue a abençoar sua vida, família e ministério!
Grato.
Rev. Hélio.
Caro Rev. Hélio,
Graça e paz!
Pode publicar, sem problemas.
Que o Senhor abençoe ricamente seu ministério!
Alan
Ah!!!
Permissão para compartilhamentos no boletim da Igreja Presbiteriana do Brasil em Baião-Pará.
Rev. Hélio.
Pode compartilhar, sem problemas 😉
Um forte abraço,
Alan
Rev. Alan, tomamos a liberdade de copiar e colar (claro que com seu nome também) na página do face da UPA (UPAOFICIAL). Se houver algum inconveniente pode nos falar que tiramos de imediato. Desde já, parabéns pelo texto. Excelente para ler e compartilhar. Abraços, Rev. Carlos Eduardo Aranha, Secretário Nacional da UPA.
Caro Rev. Carlos Aranha,
Saudações fraternas.
Fico feliz em poder ajudar. Para mim é uma honra.
Que o Senhor abençoe ricamente seu ministério!
Seu conservo,
Alan
Membro da Igreja Presbiteriana de Manaus, gostei muito, é bem interessante esse assunto, nunca pensei que selfie poderia ser tão interessante, tiro alguns selfies de vezes em quando mais fico feliz comigo mesmo por não me encaixar nessas características.
O pr. Alan foi no âmago do assunto com uma exposição clara e direta cm um toque de sabedoria.
Rev. Julio Morales, querido amigo. Obrigado por deixar seu comentário por aqui. Espero ser útil e ajudá-lo de alguma forma no ministério que você desenvolve entre os adolescentes da Primeira Igreja Presbiteriana de Manaus. Um grande e saudoso abraço! Alan
Bom dia Pr. Alan. Muito bom ver a visão cristã sobre as selfies. Acho que muitos de nós pensando não ter nada de mais quando todo mundo faz, esquecemos de ponderar sobre a intenção correta dos nossos atos. Como o Pr. Julio Morales falou, foi no âmago do assunto. Que Deus continue o capacitando para guiar a Igreja no temor do Senhor. Sophia Faustini, Igreja Presbiteriana de Itaparica – Jatobá/PE.
Obrigado Sophia! Que Deus abençoe você e a sua casa!
Em Cristo,
Alan
Muito bom pastor. Concordo plenamente. Que Deus nos ajude a nos livrarmos dessas ciladas.
Ótimo texto e que serve de reflexão e ação de nós pais neste mundo decaído. Que Deus nos capacite e tenha misericórdia de nós!
Olá Pr. Alan. Em primeiro lugar gostaria de reconhecer o excelente texto e a necessidade de um esclarecimento como esse nos nossos dias. Quero também tomar a liberdade de poder compartilhar.
Apenas uma pequena correção: o “i” de iPod. iPhone e iMac é minúsculo e por isso não significa “eu”. Esse “i” foi criado pra passar a ideia de internet, “inovação”, “imaginação” na época em que a internet nos dispositivos portáteis estava surgindo.
Deus continue te abençoando e usando
Olá Guilherme,
Obrigado por ler e compartilhar este post. Quanto a sua observação, muito importante por sinal, concordo com você que a grande ideia do Jobs primordialmente foi essa. Contudo, o uso da letra “i” para Jobs, mesmo sendo minúsculo tinha por objetivo passar a ideia do “individual”. Sabe por que?
Quando Steve Jobs apresentou o primeiro iMac, em 1998, ele declarou que o “i” significaria Internet. Mas, Jobs também chegou a dizer: “O “i” também significa algumas outras coisas para nós”, e exibiu um slide de apresentação com as palavras-chave:
Internet
individual
instruir
informar
inspirar
Você pode até mesmo ver o video deste evento.
Foi justamente sobre esse conceito, o da individualidade que eu me baseie 😉
Abraços fraternos,
Alan
Concordo plenamente. Digo sempre aos meus filhos hj, o que ouvi da minha mãe quando ela deu a primeira palmada em meu filho.. Disse ela com propriedade: Quer criar seu filho sem correção, deixe-o na sua casa. ”
Eduque a criança e não será necessário punir o homem”
Texto para refletir e mudar urgentemente algumas atitudes… Gostei muito!
Ótima reflexão! Sobretudo no que diz respeito ao equilíbrio. Sem “endemonizar” a prática, mas pensar a moda como algo que deve ser feito com consciência, assim como tudo na vida. Muito bom!
É triste ver neste país as pessoas que são tomadas como exemplo ou aquelas a quem a opinião é superestimada ao ponto de participar da CCJ. É o cúmulo da interferência da mídia na política brasileira. Pessoas que não tem embasamento científico muito menos moral participam de decisões que mudarão drasticamente a relação das famílias brasileiras. O país está caminhando para um desastre.
Devemos nos posicionar e não nos calar enquanto leis estão sendo discutidas por apresentadores de TV e ex-atrizes.
Aqui em Recife, uma senhora, mãe de um garoto de 4 anos, deu-lhe umas palmadas pelo excesso de malcriação. Ele, prontamente, ligou para a polícia prestando queixa de sua mãe. resultado: ela foi intimada pela polícia e o delegado alertou-a para o fato de que poderia perder a guarda da criança e, até mesmo presa. Ela mudou completamente a relação com o filho: de mãe autoritária e disciplinadora, virou refém do pequeno. A lei da palmada é um acinte vergonhoso à família brasileira. É um ato inconstitucional, até, pelo fato de invadir a privacidade do lar das famílias brasileiras. è uma ingerência danosa, aviltante aos país enquanto educadores. A igreja precisa pregar incessantemente sobre o assunto e não se deixar dominar por tal descalabro legal. Oração pelos pais e pelos filhos é o que podemos fazer nessa sociedade promíscua e longe completamente dos desígnios do senhor Deus.
Pr. Elias Brito – Pastor auxiliar da IP da Boa Vista.
Realmente, Reverendo. Concordo e apoio suas palavras.
Olá Pr. Alan, tomei a liberdade de compartilhar seu texto que alias achei ótimo sobre o assunto na nossa pagina da 5ª Igreja Presbiteriana de Macapá no face.
Um forte abraço fraterno.
Caro irmão Saulo Azulay,
Obrigado por ler e compartilhar nosso texto.
Fraterno abraço,
Alan
Obrigado pela dica 😉
Muito bom está orientação, seria muito importantes que está mensagem chegassem nas igrejas, nas casas etc…
Muito bom artigo Rev.Alan…em especial para a mocidade das nossas igrejas.
Muito bom!!!
Excelente artigo. Fácil leitura e compreensão. Vou postar no grupo da minha igreja no facebook. Deus te use ainda mais, querido irmão!
Excelente reflexão Rev. Alan Kleber.
Que Deus continue lhe usando para Glória Dele.
Pastoral muito boa, Pr. Alan.
Em tempos de falsos profetas proeminentes e de crentes, até mesmo “confessionais”, tão subnutridos doutrinariamente, é muito bom ler uma pastoral que confronte o pecado, traga o posicionamento dos nossos Concílios e oriente o povo.
Para Glória dEle.
Marlon
Que a palavra de Deus sempre permanessa neste lugar. Ha! Grande é minha alegria em ter a oportunidade de ouvi-la mais uma vez. Abraço a todos!!!!
Nubia
Querida Nubia,
Graça e Paz!
Que alegria ouvir palavras tuas.
Deus te abençoe sempre!
Pr. Alan
Excelente artigo.
Vou compartilhar com as pessoas da igreja onde congrego.
Parabéns.
http://www.jabesmar.com.br
Obrigado irmão Jabesmar!
Deus abençoe seu ministério.
Pr. Alan
Saudações:
Presado Pr irmão querido, ao ler seu post fiquei muito encantado com o tema e o seu desenvolvimento, portanto desejei posta-lo em nosso site para abençoar meus ouvintes como também meus visitantes, estarei no aguardo de sua manifestação!
Visite nosso Site: http://www.radiodocristao.com.br
Fique à vontade para usar este e qualquer outro post querido irmão.
Graça, saúde e paz!
Pr. Alan
Reverendo, muito bom seu texto! Nós cristãos precisamos estar atentos neste mundo que jaz no maligno. O que parece inocente, pode desviar muitos da comunhão com Cristo. “esse achismo atual de que não tem nada haver” leva muitos adolescentes e jovens a morte espiritual. Costumo dizer: que precisamos pensar: – Jesus se agradaria que eu visse essa novela? Esse filme? Que eu vista essa roupa? Que eu vá nessas festas? É possível manter a comunhão com Ele agindo assim!??? Devemos andar c Cristo, sem santidade ninguém verá a Deus! Com certeza o alto preço Ele já pagou na cruz; nossos esforços não são suficientes,mas devemos renunciar o mundo, suas paixões, seus desvaneios para estar c Deus! A paz!
Caro Rev. Nilton,
o alerta está sendo feito; o ultimato está sendo proclamado. Pois o evangelho é único eficaz para a salvação.
Boas-Novas. Devemos orar e evangelizar. A mensagem de amor ‘e mais forte do que a do ‘odio. Jesus ama a todos e seu poder ‘e suficiente para salvar todos os escolhidos.
Simplesmente OBRIGADA!!!
Deus o abençõe INFINITAMENTE Dc. José Nilton, mensagem ESPETACULARRR!!
É claro o olhar de Deus sobre a terra, o triste é quando “fingimos” pra nós mesmos que tal pecado ou tal atitude passará desapercebido aos olhos de Deus.
Já sabia que Deus contemplava a todos, mas ler isso em seu site, reacendeu esta sensibilidade e discernimento ao “olhar Deus”, ao lembrar que Ele está por toda parte. Que Deus continue usando sua vida para abençoar muitos, seu site foi renovador para meu caráter em Deus.
Que Deus o abençoe, e mais uma vez, MUITO OBRIGADA.
Att,
Camila Macedo.
Excelente pastoral, precisamos nos posicionar mesmo, porque hoje em dia a verdade do evangelho não está sendo pregada e está acontecendo exatamente como Paulo disse aos presbíteros de Éfeso em Mileto, verdadeiros lobos em pele de cordeiros. Que possamos sempre buscar a verdade através das escrituras e debaixo de muita oração.
Muito inteligente linda reflexão amei.
Deus abençoe.
O artigo foi esclarecedor e rico em fundamentos bíblicos e históricos.
Glória a Deus boa é esta palavra.
Deus abençoe aos irmãos de Aracaju.
Operando Deus quem Impedirá. Jr.33:3
IPB de Conselheiro Lafaiete- MG
Presbítero Marcos
Parabens pelo conteúdo, Muito objetivo! Deus abençoe!
Amei, me ajudou bastante.
Parabéns pela posição firme e fortemente amparada nas sagradas escrituras.Em tempos de politicamente correto é necessário que a voz da igreja de Cristo seja ecoada a plenos pulmões.Antes,tinha pena dos fiéis alimentados com essas falsas doutrinas,porém vejo que líderes como esses que aí estão somente se fortalecem devido á ganância de suas ovelhas.São cegos,guiando outros cegos.Maranata Senhor Jesus!
Qual e o dia da Santa ceia na igreja ?
Olá Marcelle,
Graça e paz!
Em nossa igreja celebramos todo o 1o Domingo do mês, no culto vespertino, às 18h.
Fraternalmente,
Rev. Alan Kleber Rocha
Pastor Titular
Muito bom!!
Ótimo !!!
A Paz do Senhor Jesus pastor Alan Kleber! Fiquei muito feliz ler seu comentário, e vem de encontro ao ponto de vista que obtive observando as escrituras, pois a igreja onde congrego ha 18 anos IADMPERUS vem caminhando em contra-mão das escrituras, e isso vem me trazendo um grande conflito em meu coração. Que DEUS lhe conserve assim, como pastor e ministro da Sua Palavra e Vontade… amém!
Queridos, Como explicar Deuteronômio 5:15 na observância do sábado no Antigo Testamento? Só se guardava o sábado no Antigo Testamento por causa da criação? A libertação de Israel do Egito não foi um tipo (sobra) de redenção “Com a tua beneficência guiaste o povo que salvaste; com a tua força o levaste à habitação da tua santidade.” Ex.15:13, e, não funcionava como um tipo da libertação final e gloriosa por meio de Cristo? Um detalhe: Concordo que o sábado cristão é o Domingo.
Não irmão, conforme a revelação bíblica foi progredindo, motivos foram acrescentados para se celebrar o sábado além da criação, conforme você mesmo exemplificou. Conforme você disse, essas coisas eram tipos, mas quando tudo isso de fato se concretizou, conforme cremos, o cumprimento dessas coisas é celebrado no Domingo.
Amen. Be worshipped God for your clarification.
Mais porque Jesus fala pra ele levar a oferta que foi determinada por Moisés
Olá Cássia
Graça e paz!
O Senhor Jesus mandou que aquele homem curado de lepra fosse ao sacerdote, a fim de servir de testemunho para todo o povo, como também para toda a lei fosse cumprida. Ele mesmo disse que não tinha vindo ao mundo para revogar a lei, mas para cumpri-la. Quando Ele tornou um homem cerimonialmente impuro por conta de sua lepra, em um novo homem perfeitamente novo, testemunhava ser o Messias prometido, o Senhor e Salvador de seu povo.
Em Cristo,
Rev. Alan Kleber
Foi muito abençoador começar o meu dia meditando nessa mensagem tremenda!!!!!!
Foi muito bem esclarecida a questão muito obrigado irmão que Deus possa te abençoar ricamente
Valdenor Pereira dos Santos
Fui ordenado há diácono ,muito bom esses ensinamentos, Deus abençoe.
Graça e Paz aos queridos do Senhor, em especial ao Rev. Alan Kleber.
Sirvo como presbitero á Primeira Igreja Ev. Ass. Deus em Santa Rita, município de Nova Iguaçu RJ.
Assisti esse estudo em vídeo é amei todos os itens. Assumi neste biênio (2019/2010) a junta diagonal do nosso ministério e gostaria de receber a apostila do tema, por favor Reverendo.
Havendo algum custo, por favor, nos informe uma conta bancária para que possamos proceder ao depósito do valor correspondente./transferência.
Caro Presb. Natanael,
Saudações fraternas.
Por favor, escreva para nós e enviaremos com prazer os estudos bíblicos sobre o tema. Nosso email é:
ipa@iparacaju.org
Em Cristo,
Rev. Alan Kleber Rocha
Quando um membro da igreja presbiteriana troca de uma igreja presbiteriana para outra igreja presbiteriana, estando em comunhão com sua igreja, ele tem que se submeter a uma nova pública profissão de fé?
Graça e paz Anita!
Não. Quando um membro da Igreja Presbiteriana do Brasil, em plena comunhão, deseja filiar-se a outra IPB, ocorre apenas a sua transferência: 1. Por meio de Carta solicitada pelo Conselho da IPB onde você agora congrega; 2. Por Jurisdição ex-officio, após um ano residindo e congregando nos limites da igreja.
Fraternalmente,
Rev. Alan Kleber Rocha
Começarei hoje meus estudos no livro do profeta Zacarias. A série de exposições do Rev. Alan Klebe irá me auxiliar muito.
Olá Weslei,
Deus te abençoe na Exposição da Palavra irmão!
Em Cristo,
Rev. Alan Kleber Rocha
Parabéns! Me foi muito útil! que Deus te abençoe.
Os Antigos Cristão Adoram o Deus Vivo e Único no Domingo que foi o Dia da Ressurreição de Jesus e faziam todos os Domingos a Ceia do Senhor.
“Mas todo Dia do Senhor, reúnam-se e partam o pão, e deem graças depois de ter confessado suas transgressões, para que o seu sacrifício seja puro”
Didaque- 120 D.C
No dia dito Domingo reúnem-se em um mesmo lugar todos os cristãos, os que residem nas cidades e os que residem no campo.
O leitor lê trechos tirados das memórias dos Apóstolos (Novo Testamento) e dos livros dos Profetas (Antigo Testamento).
Terminada a leitura, aquele que preside toma a palavra para explicar aos presentes o que foi lido e exortá-los a pôr em prática tão belos ensinamentos.
Em seguida, levantamo-nos todos e dirigimos a Deus orações e súplicas (súplica insistente ou ecteni, após o Evangelho).
Suspendendo as orações, abraçamo-nos uns aos outros.
Depois levam àquele que preside a reunião dos irmãos em Cristo, pão e um cálice contendo vinho, misturado com água..
Depois os ministros que chamamos diáconos distribuem a todos os presentes o pão da Eucaristia e o vinho misturado com água..“
mas domingo é o dia em que todos nós reunimos, porque foi no primeiro dia que Deus … fez o mundo. E Jesus Cristo nosso salvador foi elevado dentre os mortos nesse mesmo dia”
Justino de Roma- 150 D.C.
“Não mais observando o sábado, mas vivendo na observância do dia do Senhor”.
Inácio de Antioquia- 117 D.C
Tenha sido muito abençoado pelas ministrações do Rev. Alan Kleber Alves Rocha. Gostaria de saber se a série está completa no site, pois não estou achando a 3° mensagem do capitulo 3. (Zacarias 3.8-10).
Paz Convosco,
Olá Wesley,
Graça e paz!
É possível que a 3a mensagem (Zacarias 3.8-10) não tenha sido filmada por problemas técnicos. Rogamos ao Senhor que continue a abençoa-lo ricamente!
Seu conservo em Cristo,
Rev. Alan Kleber
Amém, Rev. Alan Kleber!
Olá me chamo Douglas Silva sou de Recife-Pe acompanho sempre as mensagens disponiveis no site tenho sido abençoado.
Que Deus abençoe todo igreja em Aracaju.
Olá Douglas, graça e paz!
Ficamos felizes em poder servi-lo através do ministério da pregação da Palavra de Deus. Continue orando por nós!
Em Cristo,
Rev. Alan Kleber Rocha
Titular IPA
Obrigado por disponibilizar material. Seu trabalho tem sido abençoador para mim. Um abraço meu irmão.
Fernando Hamilton Costa, VDm
Caríssimo Rev. Fernando Hamilton,
Graça e paz!
Para mim é uma honra, poder ser útil a um servo de Deus que tanto estimo. Deus te abençoe ricamente meu caro irmão e colega!
Seu conservo em Cristo,
Rev. Alan Kleber Rocha
Com qual idade a criança pode participar da ceia?
Olá Christine,
Graça e paz!
Na Igreja Presbiteriana do Brasil e em outras igrejas de tradição reformada, as crianças são admitidas à membresia de uma igreja local desde cedo, quando seus pais ou um responsável legal as apresenta publicamente para receber o Santo Batismo. De forma que, as crianças são criadas no contexto da aliança de Deus com seu povo, aprendendo o Evangelho até a idade em que por si mesmas possam professar a sua fé em Cristo Jesus e participar da Santa Ceia. Geralmente, isso acontece a partir dos 12 anos.
Fraternalmente,
Rev. Alan Kleber Rocha
muito bom
Achei esclarecedora a defesa e acho interessante a questão do domingo como sabado cristão, mas ainda não fiquei convencida, pq entendo que a Bíblia se auto explica, não necessitando de outras bases literárias que querendo ou não são teses humanas, já a Bíblia são testemunhos
vividos por homens de Deus; por isso acredito que Deus não deixa dúvidas para aqueles q desejam o seguir, sendo assim a questão do domingo deveria estar mais clara na Bíblia e se não está, não consigo aceitar 100%… confesso q essa questão me incomoda espiritualmente, pois como explicar Tiago 2:10,11 que é novo testamento?… assim sendo, entendo q Jesus veio p nos ensinar como cumprir a lei, com amor a Deus e ao próximo… onde os 4 mandamento da Lei se resume em amar a Deus (quem ama obedece) e os demais mandamentos, se reumem no amor ao próximo… por isso Jesus disse que todos os mandamentos da Lei se resumiam num só…
Enfim, gostaria de mais estudos BÍBLICOS.
Olá Keyla!
Seguem mais estudos sobre o tema para você se aprofundar. Dedique atenção especial ao Estudo sobre Hebreus 4.1-13:
Santificando o Dia do SENHOR – https://www.youtube.com/watch?v=RP-1b3YTKeY&feature=youtu.be
O Dia de Adoração ao SENHOR – https://www.youtube.com/watch?v=kDHHwCvTy0o&feature=youtu.be
O Sábado Cristão (Hebreus 4.1-13) – https://www.youtube.com/watch?v=p6_JRV63EG0&feature=youtu.be
O SENHOR do Sábado – https://www.youtube.com/watch?v=q9EvfCaCgM4&feature=youtu.be
O Dia do SENHOR – https://vimeo.com/14744389
O Dia mudou mas o Mandamento não – https://vimeo.com/15147254
Resta um Descanso para o Povo de Deus – https://vimeo.com/15327191
Em Cristo,
Igreja Presbiteriana de Aracaju
Amei bastante meditar essa verdade.amém
Pr. Alan Kleber, tomei a liberdade de republicar seu artigo no site folhacrista.webnode.com, caso não seja permitido, peço-lhe que notifique-me o quanto antes. Deus o Abençoe ricamente.
Att: Gleison Santos
E-mail – contatogleisonsantos@hotmail.com.br
Olá Gleison,
Graça e paz!
Sem problemas. Espero que o artigo seja útil.
Em Cristo,
Rev. Alan Kleber Rocha
Titular IPA
Verdade, ainda hoje acontece tudo isso. Que pena, grande será o juízo,
Boa noite! Tenho acompanhado a série de mensagens de provérbios (Sabedoria para a Vida). Gostaria de saber se tem os vídeos da continuação após provérbios 15.
Desde já agradeço.
Deus abençoe.
Uma das lindas passagens dos milagres de Jesus, essa mensagem foi maravilhosa reverendo, veio do alto para as nossas vidas, e muitas vezes estamos leprosos, não por fora e sim por dentro, a lepra da amargura, do ódio, da falta de perdão, linda mensagem.
Lindo… Imagino essa conversa… Obrigado Jesus, e que todos se dobrem perante o Senhor.
Bom dia irmãos,existe alguma igreja no Rio de Janeiro que defenda com amor a palavra apostólica conforme esse belo abençoado texto.
Olá Carlos,
Graça e paz!
Indicamos a Igreja Presbiteriana em Ponta D’Areia, pastoreada pelo Rev. Orebe Quaresma. Segue o link da página da igreja no Facebook:
https://www.facebook.com/ippontadareia/
Caso a igreja fique longe de sua casa, o pastor poderá ajudá-lo a encontrar uma igreja mais próxima.
Fraternalmente,
Rev. Alan Kleber Rocha
Titular IP Aracaju
Fico no aguardo.
A paz em Cristo Jesus!
Irmão boa noite. de que Livro do Lewis o irmão tirou isso?
Uma questão intrigante: Porque Deus deseja ser louvado, elogiado, exaltado, adorado? (C. S. Lewis) Resposta: “É no processo de adoração que Deus comunica a sua presença aos homens. Até mesmo no judaísmo, a essência do sacrifício não era realmente o fato de os homens darem bois e bodes a Deus, mas o fato de que, ao fazem-no, Deus Se dava a Si mesmo aos homens…”.
Olá Vagner,
Graça e paz!
A citação foi uma tradução livre que fiz da seguinte obra do C.S. Lewis:
C.S. Lewis, Reflections on the Psalms (New York: Harcourt, Brace & Co., 1958), pp. 92-93.
Abraços,
Rev. Alan Kleber Rocha
Pastor Titular IPA
pode participar da ceia em 2 igrejas diferentes no mesmo més?
OBS: todo o més tomar nao só uma vez, fazer isso uma rotina
Olá Magdiel,
Graça e paz!
Todos os domingos participamos de todos os atos do culto ao Senhor: Oramos, cantamos, lemos a Bíblia, ouvimos a pregação da Palavra. Todos esses elementos ordinários da adoração prescritos nas Escrituras são repetidos e fazem parte da rotina ou dia-a-dia do povo de Deus. O que torna tudo o que fazemos vivo, vibrante, fervoroso e alegre é a presença do Espírito Santo que torna sempre nova todas as coisas. Por isso a ordem apóstolica: “Enchei-vos do Espírito”. Logo, participar da Santa Ceia mais de uma vez no mesmo domingo, ou todos os 52 domingos do ano jamais será proibido, rotineiro ou enfadonho, pois é o alimento espiritual servido pelo próprio Senhor Jesus Cristo, de Sua Mesa para o seu povo pactual.
Abraços,
Rev. Alan Kleber Rocha
Titular Igreja de Aracaju
Trindade – A crença na Trindade é o fundamento da fé cristã. Muito resumidamente, explica-se a Trindade como fé dos cristãos em um só Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Essa é a base do monoteísmo cristão, que se fundamenta na explicação de que Deus é “um só Deus em três pessoas distintas numa única substância” (Concílio de Nicéia, ano 325, e de Constantinopla, 381).
O Deus Uno e Trino.
A Bíblia Sagrada diz que Existe um só Deus esse ensino esta registrado tanto no Antigo Testamento e Novo Testamento.porem no Novo Testamento ensina a Doutrina da Santissima Trindade.o Deus Uno e Trino!
Por muito tempo Não acreditava na Doutrina da Trindade,pensava que essa doutrina Não era ensino Bíblico.Não adorava Jesus pois eu pensava que Jesus Não fosse Deus,pensava que só o Pai era Deus,aquele que é Javé.
Porem pesquisando a Historia do Cristianismo do Seculo II e III e estudando a Bíblia, admito e Creio na Santissíma Trindade.essa Doutrina é realmente Bíblica e verdadeira.Existe um só Deus(Deuteronômio 6:4) que é Trino(Mateus 28:19).essa é uma doutrina Cristã pura e verdadeira.
creio no Deus Uno e Trino.esse é o Deus dos Cristão.o Deus Vivo e Eterno,O Todo-Poderoso.
Trindade – A crença na Trindade é o fundamento da fé cristã. Muito resumidamente, explica-se a Trindade como fé dos cristãos em um só Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Essa é a base do monoteísmo cristão, que se fundamenta na explicação de que Deus é “um só Deus em três pessoas distintas numa única substância” (Concílio de Nicéia, ano 325, e de Constantinopla, 381).
Obrigado irmão!
Graça e paz,
Estou interessado no comentário do breve catecismo de John Flavel, mas não consigo encontrar. Poderia me ajudar? Fq com Deus e muito obrigado.
Olá Mario,
Graça e paz!
Nós só temos disponível no endereço apresentado nessa Pastoral, a versão em inglês. Infelizmente, ainda não foi traduzido para a língua portuguesa.
Em Cristo,
Rev. Alan Kleber Rocha
Bom dia, tudo bem irmãos?
Sou pastor da AD ministério do Belém em Juruaia, MG e amo sermões expositivos.
Pena não estarem transcritos.
Sugeria que colocassem os esboços.
Se puderem indicar outras páginas com sermões expositivos eu agradeço.
Um forte abraço,
Henrique
Olá Pr. Luiz,
Graça e paz!
Agradecemos as sugestões e verificaremos a disponibilidade.
Indicamos os seguintes canais com pregações expositivas:
Igreja Presbiteriana da Aliança – Recife/PE
https://www.youtube.com/channel/UCy9EYf1s1h5xcreZdiLm90g
Igreja Presbiteriana do Alto Branco – Campina Grande/PB
https://www.youtube.com/user/ipaltobranco
Igreja Presbiteriana Castelo Forte – Maceió/AL
https://www.youtube.com/channel/UCfrZMAARlqEragXzTVCqZ4g
Igreja Presbiteriana da Vila Guarani
https://www.youtube.com/user/IPVilaGuarani
Em Cristo,
Rev. Alan Kleber Rocha
Olá Rev. Alan. Muito bom conteúdo. No entanto não cosegui observar uma explicação da aparente contradição entre os Salmos mprecatórios e as palavras de Jesus quado este fala “amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” .Por favor, se puder me esclarecer este ponto por e-mail, agradeço. Deus abençoe.
Olá Arthur,
Graça e paz!
Essa e outras Pastorais publicadas em nosso site sobre o tema dos “Salmos Imprecatórios” são traduções que fiz com algumas adaptações da excelente Obra de James E Adams: “War Psalms of the Prince of Peace – Lessons from the Imprecatory Psalms” (este pastor batista; não confundir com o presbiteriano Jay Adams, conhecido no Brasil por suas obras sobre Aconselhamento Bíblico).
No capítulo 4 de sua obra ele trata sobre o assunto que você me pergunta: “As Orações de Jesus são Contraditórias?”. Adams trata justamente da aparente contradição das orações feitas por Jesus encontradas na Bíblia. O autor afirma que “devemos receber Jesus Cristo em Sua plenitude se quisermos conhecê-lo como Ele realmente é. Ele é o amoroso e misericordioso Salvador que perdoa os pecados, mas também nos diz claramente que Ele é Aquele que virá para julgar aqueles que desobedecem ao Seu evangelho. Às vezes esquecemos o forte lembrete do Novo Testamento de que Deus é justo.”
Observamos no Novo Testamento algo no mínimo curioso sobre assunto:
“…se, de fato, é justo para com Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder, quando vier para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram, naquele dia (porquanto foi crido entre vós o nosso testemunho)”. (2 Tessalinicenses 1.6-10)
Percebeu como essas palavras do Novo Testamento se parecem com os Salmos? Temos aqui a própria essência e cumprimento de todos os salmos imprecatórios. Jesus realmente é o Salvador que perdoa, e por sua graça, nós que experimentamos o Seu perdão, agradecemos a Ele com todo o nosso ser. Entretanto, isso não nega que Ele também é o incrível Juiz de toda a terra.
Os ramos da igreja de Cristo que cantam exclusivamente os Salmos no culto público, provavelmente dedicaram mais tempo do que qualquer outro para entender os Salmos imprecatórios. Por exemplo, em 1902, na Conferência Psalm-Singers em Belfast, Irlanda do Norte, o Professor James Dick ofereceu esta explicação muito lúcida às aparentes contradições dos salmos imprecatórios:
“Portanto, essas orações rogando indizíveis desgraças sobre os inimigos, são as orações do próprio Cristo. Porém, a dificuldade para muitas mentes sobre isso é que parecem inconsistentes com Sua oração pelos inimigos: ‘Pai, perdoa-lhes; porque eles não sabem o que fazem’. De fato, haveria uma grande inconsistência se Cristo tivesse orado nas mesmas circunstâncias e sobre as mesmas pessoas, para ‘destruí-los’ e ‘perdoá-los’. Que as duas orações saíram de Seus lábios, temos certeza; e que elas representam duas coisas diferentes para as quais Ele recebeu a comissão do Pai, nós sabemos. Ele tem poder na terra para perdoar pecados e tem poder na terra para julgar os seus inimigos. Vemos Seu trabalho mediador de um lado e do outro. Era apropriado que, quando Ele executava Sua grande comissão de dar Sua vida em resgate pelos pecadores, Cristo oferecesse uma oração que revelasse Sua boa vontade para com os homens e provasse incontestavelmente que Ele era longânimo, tardio para se irar, disposto a perdoar a iniqüidade, a transgressão e o pecado. Isso, sem dúvida, e muito mais que não pode ser examinado agora, pode ser encontrado em sua oração por perdão. Contudo, chega um tempo e circunstâncias em que Sua longanimidade se esgota, e quando aqueles que se recusam a beijar o Filho devem perecer do caminho, porque dentro em pouco se lhe inflamará a Sua ira. É igualmente apropriado, portanto, que em Seu caráter Mediador, Jesus ore pela destruição deles. Os próprios Salmos apresentam ambos os lados de Seu caráter Mediador e atuam nesses aspectos. ‘Bom e reto é o SENHOR, por isso, aponta o caminho aos pecadores’; ‘Fará chover sobre os perversos brasas de fogo e enxofre, e vento abrasador será a parte do seu cálice’ (Salmos 25.8; 11.6).” (James Dick, “The ‘Imprecatory Psalms,’” in Psalm-Singers’ Conference [Belfast: Fountain Printing, 1903], pp. 94-95.)
Portanto, é interessante que mesmo nos Salmos vemos a vingança e o amor de Deus e percebemos que esses dois, tantas vezes vistos como inimigos, são realmente amigos na Pessoa e Obra de nosso Senhor Jesus Cristo.
Em Cristo, Senhor dos Salmos,
Rev. Alan Kleber Rocha
Eu quero participar, mas não posso por ser Celíaca. Estou triste com isso
Márcia,
Graça e paz!
Uma solução é você solicitar na igreja que você congrega que os presbíteros separem e lhe sirvam pão que não contenha glúten. Onde você congrega?
Em Cristo,
Rev. Alan Kleber Rocha
Titular IPA
Parabens Pr Alan Kleber
Otimas colocações.
Deus abençoes sua vida e de sua familia!
BOA TARDE! PRECISO DE UM ESCLARECIMENTO, NA VERDADE É UMA DÚVIDA QUE ME VEIO A MENTE AO ESTUDAR O CREDO APOSTÓLICO. NA BÍBLIA ALMEIDA COM HINÁRIO PRESBITERIANO O CREDO APÓS O TRECHO: FOI CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO… acrescenta “Desceu ao Hades”. ESTE TRECHO FOI RETIRADO DO CREDO? POR QUE?
Desde já agradeço!
Olá Paulo,
Graça e paz!
Para leitura sobre esse assunto, recomendo a leitura desse excelente artigo do Dr. Heber Campos:
https://cpaj.mackenzie.br/wp-content/uploads/2019/04/7_Descendit_ad_Inferna_Uma_Analise_da_Expressao_Desceu_ao_Hades_no_Cristianismo_Historico_Heber_Campos-1.pdf
Muito esclarecedor esse estudo, contém tópicos que poucos líderes abordam.
SDG!
Que Deus conforte os familiares e amigos
Olá estou estudando sobre Heildeberg e gostaria muito de poder assistir aos primeiros videos, ou ouvir as primeiras minisrações desta serie. poderiam compartilha-los comigo? Pois no site consta inicio pelo ep 9!
Olá Felipe,
Graça e paz!
Na época, o Youtube não permitia vídeo com mais de 10 min, e, por essa razão usávamos o Vimeo. Segue os vídeos que eu consegui:
https://vimeo.com/47209924 (P.1)
https://vimeo.com/47624449 (P. 2)
https://vimeo.com/48042987 (P. 3)
https://vimeo.com/48488351 (Pp. 3 e 4)
https://vimeo.com/48945993 (P. 5)
https://vimeo.com/49385760 (P. 6)
https://vimeo.com/50054732 (P. 8)
Espero que seja útil!
Em Cristo,
Rev. Alan Kleber
Olá, gostei muito do artigo, é rico e consegui entender o motivo pela qual adoramos no domingo.
Mas ainda assim, somente explica que a mudança do dia de adoração ou descanso, ao contrário do antigo testamento que foi dado directamente por Deus como sendo uma ordem e lei, a mudança para o domingo é apenas um dia que o próprio (homem) achou ser o ideal para ideal mesmo Jesus tendo dito que não veio para mudar mas para cumprir…
Ou seja: foi um dia que o homem achou ser o ideal para adorar ou guardar , e não Deus mudando ou ordenando…
Olá Mário,
Graça e paz!
Para um maior aprofundamento do assunto, assista essa exposição feita pelo Rev. Alan Kleber (a partir de 22:19), sobre as razões bíblicas porque o dia mudou, mas não a sua obrigação, por ordem divina, jamais humana:
https://www.youtube.com/watch?v=vGWOBcxQTfs&list=PLtZfl3wr8osnripBHBvbyfHPk6kI0LQYP&index=22
Uma excelente exposição, Deus lhe abençoe sempre
Prezado, boa tarde!
Me converti a Jesus Cristo, tive uma mudança radical na minha vida! A minha família diz que eu estou precisando de tratamento por ter melhorarado. O que o senhor acha disso?
Olá Lucelim,
Graça e paz!
“Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação.” (1 Coríntios 1.18-21)
Excelente texto. Muito obrigado!
Muito abençoada essa mensagem,
Olá gostaria de saber quem pode tomar a santa ceia… Quem ainda não foi batizado pode tomar?
Olá Stephanie!
Não. O primeiro passo para ser admitido na Mesa do Senhor é receber o Santo Batismo, porta de acesso a comunhão dos santos. Após ser batizado e professar publicamente a sua fé, o cristão é convidado a participar da Santa Ceia do Senhor.
Em Cristo,
Rev. Alan Kleber Rocha
Muito reflexivo.
Deus abençõe!
Onde vocês purificam os copos depois de tomar o sangue de Cristo. Pois depois de consagrado não e mais vinho, mas Sangue de Cristo.
Na igreja católica é purificado o que é usado na missa , depois colocamos essa água em uma vaso de planta . Devido ser o sangue.De Cristo. Não é descartado em qualquer lugar.
Olá Elinira!
O entendimento dos presbiterianos é diferente dos católicos romanos. Nós adotamos como nossos Símbolos de Fé, os Padrões de Westminister – Confissão de Fé e os Catecismos Maior e Breve. Eles são para nós a fiel exposição e interpretação das Sagradas Escrituras. De modo que, com respeito a Eucaristia, nossa Confissão de Fé ensina no Capítulo XXIX – Da Ceia do Senhor:
I. Na noite em que foi traído, nosso Senhor Jesus instituiu o sacramento do seu corpo e sangue, chamado Ceia do Senhor, para ser observado em sua Igreja até ao Fim do mundo, a fim de lembrar perpetuamente o sacrifício que em sua morte Ele fez de si mesmo; selar aos verdadeiros crentes os benefícios provenientes. desse sacrifício para o seu nutrimento espiritual e crescimento nele e a sua obrigação de cumprir todos os seus deveres para com Ele; e ser um vínculo e penhor da sua comunhão com Ele e de uns com os outros, como membros do seu corpo místico (I Coríntios 11:23-26, e 10: 16-17, 21, e 12:13).
Comentário: O Senhor Jesus estabeleceu este sacramento na noite em que foi traído, e o sacramento é muito rico em significado. Deve ser comemorado na Igreja até o fim do mundo. Para a maioria dos evangélicos, o significado da Ceia é limitado ao primeiro significado mencionado na Confissão de Fé – e embora o entendimento seja preciso, até onde alcança, não vai muito longe. Porém, a importância da Ceia vai muito além de um simples memorial. Logo, a Ceia do Senhor significa:
1. Um memorial do auto sacrifício de Cristo;
2. Um selo de todos os benefícios da morte de Cristo para os verdadeiros crentes;
3. Um alimento espiritual de todos os verdadeiros crentes que participam;
4. Uma renovação da aliança por parte daqueles que participam;
5. Um vínculo Dele pelo fato de que Ele é nosso Deus e nós somos Seu povo;
6. Uma comunhão com nossos companheiros crentes, companheiros do corpo de Cristo.
II. Neste sacramento não se oferece Cristo a seu Pai, nem de modo algum se faz um sacrifício pela remissão dos pecados dos vivos ou dos mortos, mas se faz uma comemoração daquele único sacrifício que Ele fez de si mesmo na cruz, uma só vez, e por meio dele uma oblação de todo o louvor a Deus; assim o chamado sacrifício papal da missa é sobremodo ofensivo ao único sacrifício de Cristo, o qual é a única propiciação por todos os pecados dos eleitos (Hebreus 9:22, 25-26, 28; Mateus 26:26-27; Lucas 22:19-20; Hebreus 7:23-24, 27, e 10:11-12, 14, 18).
Comentário: No que diz respeito à questão do sacrifício, a Ceia não é um sacrifício real, mas apenas a comemoração de um sacramento. Mas, dizer que é sacrificialmente uma comemoração não significa que seja apenas uma comemoração em outros aspectos. Cristo não é sacrificado ao Pai na Ceia. A Ceia envolve “todo louvor possível” pelo sacrifício que Cristo ofereceu, mas isso não é o mesmo que um sacrifício. A doutrina do sacrifício perpétuo na Missa é, portanto, injuriosa e ofensiva à morte de Cristo na cruz pelos pecados de uma vez por todas. Portanto, a Mesa não é um sacrifício propriamente dito, mas é um selo “próprio”, uma nutrição “própria”, uma renovação da aliança “própria”, um vínculo ou pacto “próprio” e uma comunhão com todos os outros crentes “própria”. Em outras palavras, é uma inferência falsa dizer que porque a Ceia não é “realmente” um sacrifício, logo, não é “realmente” nada.
III. Nesta ordenança o Senhor Jesus constituiu seus ministros para declarar ao povo a sua palavra de instituição, orar, abençoar os elementos, pão e vinho, e assim separá-los do comum para um uso sagrado, tomar e partir o pão, tomar o cálice dele participando também e dar ambos os elementos aos comungantes e tão somente aos que se acharem presentes na congregação (Marcos 14:22-24; Atos 20:7; I Coríntios 11:20).
Comentário: Quais são os elementos constitutivos da Ceia? O que é necessário para que a Ceia seja realizada?
1. O ministro precisa declarar as palavras de instituição, mostrando sua autorização para realizar a Ceia;
2. Ele deve orar;
3. Ele deve abençoar o pão e o vinho para que sejam santificados, separados para este uso;
4. Ele deve partir o pão;
5. Ele deve pegar o cálice;
6. Ele deve distribuir ambos os elementos aos comungantes;
7. E sua distribuição deve ser limitada aos presentes na Congregação.
IV. A missa ou recepção do sacramento por um só sacerdote ou por uma só pessoa, bem como a negação do cálice ao povo, a adoração dos elementos, a elevação ou procissão deles para serem adorados e a sua conservação para qualquer uso religioso, são coisas contrárias à natureza deste sacramento e à instituição de Cristo (I Timóteo 1:3-4; I Coríntios 11:25-29; Mateus 15:9).
Comentário: As principais distorções da Ceia do Senhor incluem estas características:
1. Comunhão privada, quando se serve a Ceia do Senhor apenas para um membro em particular;
2. Negação do cálice, dando somente o pão para a congregação;
3. Adoração dos elementos, pão e vinho;
4. Agir de forma a provocar tal adoração e separá-los para outro uso religioso.
V. Os elementos exteriores deste sacramento, devidamente consagrados aos usos ordenados por Cristo, têm tal relação com Cristo Crucificado, que verdadeira, mas só sacramentalmente, são às vezes chamados pelos nomes das coisas que representam, a saber, o corpo e o sangue de Cristo; porém em substância e natureza conservam-se verdadeira e somente pão e vinho, como eram antes (Mateus 26:26-28; I Coríntios 11:26-28).
Comentário: Os elementos externos, pão e vinho, não são transformados em sua natureza por nenhum ato de consagração por parte do Ministro. Eles se tornam verdadeiramente o corpo e o sangue de Cristo sacramentalmente, não fisicamente. Os elementos permanecem pão e vinho.
VI. A doutrina geralmente chamada transubstanciação, que ensina a mudança da substância do pão e do vinho na substância do corpo e do sangue de Cristo, mediante a consagração de um sacerdote ou por qualquer outro meio, é contrária, não só às Escrituras, mas também ao senso comum e à razão, destrói a natureza do sacramento e tem sido a causa de muitas superstições e até de crassa idolatria (Atos 3:21; I Coríntios 11:24-26; Lucas 24:6, 39).
Comentário: A doutrina da transubstanciação é contrária às Escrituras. Não apenas isso, mas também é contrária ao bom senso e à razão. Não faz sentido. O erro não é trivial, porque subverte o sacramento e induz o povo à superstição e à idolatria.
Portanto, a ação sacramental na Ceia do Senhor é a consagração, distribuição e recepção do pão e do vinho. Os elementos remanescentes se destacam dessa ação sacramental. Isso permitiria o armazenamento e a reutilização do pão não utilizada e do vinho de cálices individuais e garrafas.
Como os elementos não utilizados foram separados para uso na celebração da Ceia do Senhor, as pessoas adotaram abordagens diferentes – baseadas em seus pensamentos e guiadas por suas consciências – sobre o que fazer com o pão e o vinho que não foram distribuídos na Ceia do Senhor. Ao longo dos anos, as práticas incluíram consumir os restos dos elementos ou descartar o pão e o vinho simplesmente.
Como muitas partes da vida da igreja e da vida cristã em geral, há liberdade nessa área. As igrejas têm liberdade para desenvolver e implementar uma prática de sua escolha, quando os elementos utilizados deixam de fazer parte do uso sacramental, após o encerramento do serviço de culto.
Atenciosamente,
Rev. Alan Kleber Rocha
Pastor Titular