O SENHOR é quem te guarda
Salmo 121

O Salmo 121 é uma breve palavra de grande encorajamento. O cuidado providencial de Deus é um socorro verdadeiro e uma ajuda prometida a todos os que têm fé para recebê-la. Mas, quem tem fé para recebê-la? Qualquer um que levanta os olhos para os montes, esperando que Deus empreenda em seu favor.

Cada vez que Deus é mencionado neste salmo, Ele é chamado pelo Seu nome pessoal YHWH, ou Jeová – o nome pactual do Deus pactual de Israel. Ele é o Deus pessoal de seu povo.

Resumo do Texto

Este é provavelmente um salmo para o peregrino, para alguém que viaja até Jerusalém, ou talvez para um soldado em campanha. As imagens indicam as circunstâncias de algum tipo de viajante. Independentemente disso, o salmista está passando por algumas dificuldades e olha para as montanhas em busca de socorro (v. 1). Esta é uma metáfora de onde realmente vem o seu socorro, ele vem do Senhor (v. 2). Este Senhor é quem fez tudo. Ele é o Deus Criador. Ele é quem fez o céu e a terra. Este Senhor nunca dorme (v. 3), e por isso Ele não permitirá que os pés do salmista sejam movidos – o que, em regiões montanhosas, poderia ser desastroso.

A promessa é então repetida, e é tanto para o indivíduo como para a nação. Aquele que guarda todo o Israel nunca cochila nem dorme (v. 4). O Senhor é o seu guardião. O Senhor é a sua sombra a sua direita (v. 5). Você estará protegido tanto do sol quanto da lua (v. 6). Novamente, o Senhor o protegerá de todo mal. Ele preservará a sua alma (v. 7). Este Deus que guarda o pacto irá protegê-lo, cuidar de você, em todas as circunstâncias – na sua saída e na sua entrada (v. 8). Isso é algo constante; é um compromisso para sempre.

Jeová é quem te guarda

Se há algo que devemos aprender desse salmo é o fato de que Jeová guarda. Ele vigiará cada um de seus passos; aquele que te guarda não dormirá (v. 3). Ele não apenas mantém o crente individual, mas também mantém Israel (v. 4). O salmista passa a identificar o Senhor nestes termos; o Senhor é o seu guardião (v. 5). O Senhor te preservará (mesma palavra, guardará) de todo mal (v. 7). O Senhor preservará (isto é, guardará) a sua alma (v. 7). O Senhor preservará a sua saída e a sua entrada (v. 8). Ele guardará você saindo e guardará você entrando. Tente descobrir qualquer coisa sobre você ou sua vida que Ele não guardará. Jeová guardará tudo em usa vida.

Noite e dia

Portanto, Jeová guardará você e Ele preservará você em todas as circunstâncias. Ele protege você tanto do sol quanto da lua (v. 6), e você sabe que tudo o que acontecer com você acontecerá durante o dia ou à noite. Ele evitará a insolação. Ele irá protegê-lo contra o luar. Ele o protegerá durante a prosperidade da luz do dia e durante as adversidades da noite. Ele o protegerá do calor sufocante e do frio cortante. Ele é o seu guardião na batalha aberta e é o seu guardião contra os cavaleiros noturnos.

Saindo e entrando

Você sai de manhã para trabalhar. Você chega à noite para descansar do seu trabalho, e Deus o guardará indo e vindo (v. 8). Ele guardará você no exterior e guardará você em casa. E vocês, jovens – vocês que estão mais ansiosos para em suas vidas “sair”, considerem isto. Aqueles de vocês que estão chegando ao fim da vida — vocês estão entrando. Quando vocês saem, Jeová guarda a porta. Quando você volta para casa em busca de refúgio, Jeová o acolhe. E acima de tudo, Ele mantém você na jornada. Ele se despede quando você vai, dá boas-vindas quando você volta e o acompanha durante toda a jornada. Ele nos guarda sempre, não no sentido de nos acompanhar, mas no sentido de ser nosso guardião constante.

Os nomes de Deus são promessas

No verso 5, somos informados de que o Senhor é o nosso guardião. Considere isso como um nome, ou mesmo como um título. E então lembre-se de que todos os nomes de Deus devem ser considerados por nós como promessas virtuais.

* Se O chamamos de Salvador, o que fazemos pela fé, esta é a Sua promessa de salvar.

* Se O chamamos de Senhor, pela fé, esta é a Sua promessa de governar.

* Se O chamarmos de nossa Sombra pela fé, esta é Sua promessa de nos proteger.

* Se O chamarmos de Guardião, novamente com fé, esta é a promessa que Ele nos guardará. E Jeová é o seu guardião.

Este é o tipo de fé que fez com que Stonewall Jackson, o grande General Presbiteriano Confederado da Guerra Civil Americana, dissesse que se sentia tão seguro na batalha quanto na cama.

Um Deus que guarda a aliança

Jeová é um Deus que guarda o pacto. “Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos” (Deuteronômio 7:9) .

E toda vez que as Escrituras mencionam como Deus cumpre o pacto, também diz que Ele mantém a aliança e a misericórdia (hesed). Veja também:

“Agora, pois, ó Deus nosso, ó Deus grande, poderoso e temível, que guardas a aliança e a misericórdia, não menosprezes toda a aflição que nos sobreveio, a nós, aos nossos reis, aos nossos príncipes, aos nossos sacerdotes, aos nossos profetas, aos nossos pais e a todo o teu povo, desde os dias dos reis da Assíria até ao dia de hoje” (Neemias 9:32).

“Orei ao SENHOR, meu Deus, confessei e disse: ah! Senhor! Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos” (Daniel 9:4).

E porque Deus mantém o pacto, esta é a razão pela qual Ele mantém você. Você pode, portanto, olhar para as montanhas em busca de ajuda, onde poderá ver o castelo que o próprio Cristo construiu. E cada bloco de granito daquela fortaleza tem um metro de espessura, e cada um deles é uma das grandes e preciosas promessas de Deus:

Pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo” ( 2Pedro 1:4 ).

E todos eles juntos são o sim e o amém em Cristo:

Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio” (2Coríntios 1:20).

Olhe para baixo daquelas muralhas do castelo da mesma forma que o escritor desse belíssimo hino o encorajou. Você pode sorrir para todos os seus inimigos. Há uma comoção no campo fora dos muros, e eles estão gritando, por assim dizer, porque o seu adversário venceu. Isso altera aquilo com que devemos lidar, mas lembre-se de que não altera nada essencial.

Conclusão

Portanto, é por isso que o salmo pode prometer que o cuidado providencial de Deus é constante e para sempre.

Você está protegido para sempre e está protegido em Cristo. “Desde agora e para sempre.” Amém!

Rev. Alan Kleber Rocha

O que fazemos no Dia do Senhor?

por Rev. Alan Kleber

Qual é o propósito da assembleia do Dia do Senhor? Por que vamos a um culto na igreja no domingo? A resposta a estas perguntas-chave ajudará a explicar por que certas palavras e ações são incluídas na adoração do povo pactual e determinará também a maneira como o culto é ordenado do começo ao fim. […]

Por que usamos Credos e Confissões?

por Rev. Alan Kleber

Pedro confessou Jesus como o Cristo. Nosso Senhor Jesus respondeu que sua igreja em todas as épocas seria construída sobre esta confissão. A verdade mais importante confessada foi Cristo, que é o único Filho do Deus vivo: “Mas vós, continuou ele [Jesus], quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, […]

Credos na minha Bíblia?

por iparacaju

Os credos são instrumentos importantes para a consolidação e promoção da fé cristã. O conceito de credos surge nas próprias Escrituras. Certamente nenhuma lei nas Escrituras ordena explicitamente “Estruturarás credos”. No entanto, o ímpeto e o mandato para os credos derivam de boas e necessárias inferências deduzidas das Escrituras. Podemos demonstrar isso de diversas maneiras, […]

O Triunfo da Ressurreição

por iparacaju

“Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.” (1 Coríntios 15:16–17) No Jardim do Éden, quando Deus formou o primeiro homem do pó da terra (Gn. 2:7), o Todo-Poderoso estava simplesmente fazendo o papel de escultor. Ele […]

Plena Satisfação em Cristo

por iparacaju

Em Memória do   Diácono Roberto Oliveira (*22.02.1941 – †16.03.2024) O Dc. Roberto Oliveira faleceu no último dia 16 de março com a idade de 83 anos. Ele foi um homem preeminentemente útil no reino de Deus. Ele era um cristão temente a Deus, pai e avô de família dedicado, diácono trabalhador e um patriota. […]

A parábola dos dois construtores

por iparacaju

(Mt 7.24-27) 24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. 26 E todo […]

A parábola do julgamento indispensável (Mt 7.6)

por iparacaju

‌ A parábola do julgamento indispensáveltambém está dentro do Sermão do Monte, no que se refere ao seu contexto maior, e com respeito ao seu contexto imediato, ela forma um quadro de equilíbrio juntamente com os cinco primeiros versículos do capítulo sete, como bem afirmou Stott: “O contexto apresenta um equilíbrio saudável. Se não devemos […]

A segurança estratégica para multiplicação de igrejas

por iparacaju

Na última pastoral falamos sobre um dos benefícios do trabalho de plantação de igrejas locais: o benefício da permanência do evangelho na localidade. Hoje, veremos outro benefício: a segurança estratégica para multiplicação de igrejas. A igreja local é “segurança estratégica” para multiplicação de igrejas, pois nela está tudo o que é necessário para tal. Ao […]

O benefício da permanência do evangelho na localidade

por iparacaju

A igreja de Cristo é a única agência autorizada por Cristo para discipular as nações, e o modo mais eficaz de a igreja realizar esta obra se dá pelo trabalho de plantação de igrejas locais. Com este trabalho, alguns benefícios são evidentes, dentre os quais, o da permanência do evangelho na localidade. Acerca deste benefício, […]

O que a adoração de fato realiza?

por iparacaju

Em nossa adoração ascendemos aos lugares celestiais e lá nos encontramos com nosso Deus (Hebreus 12.22). Porém, essa adoração celestial não é algo que de alguma forma fugiu com medo do inimigo na terra. Ao contrário disso, como o livro do Apocalipse nos revela com grande riqueza de detalhes, a adoração dos santos no céu […]

Seria Eva culpada de arruinar a Ordenação Feminina?

por Rev. Alan Kleber

“12 E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio. 13 Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva. 14 E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.” (1 Timóteo 2.12-14) Em sua Primeira Carta ao jovem pastor Timóteo, o Apóstolo Paulo escreveu um […]

Boas Palavras

por iparacaju

Sermões sobre o uso da língua podem facilmente fazer com que todo cristão responda com algum tipo de “Ah, veja bem! Não é bem assim”. Todos nós sabemos quão prontamente pecamos com a língua, e se um pregador almeja a convicção, é bastante fácil atingir esse alvo através da pregação sobre os “pecados da língua”. […]