3. AS BASES BÍBLICAS DESTAS PRIORIDADES

Pela graça de Deus ainda há esperança a todo aquele que pela fé confia em Cristo como o seu Restaurador Fiel. A Bíblia nos ensina que Jesus Cristo é o Verbo de Deus que habitou entre “nós cheio de graça e de verdade” a fim de que contemplássemos a Sua glória (Jo. 1.14). Ele mesmo veio a este mundo para nos transmitir a Sua glória a fim de que fossemos eternamente um com ele e com todos os irmãos (Jo 17.22) “Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos;” Em Cristo, a imagem de Deus é restaurada no homem fazendo-o novamente focalizar toda a sua vida para a glória do Deus Criador e Redentor.
A Palavra de Deus nos fornece a base para restabelecermos essas duas importantes prioridades – Glorificar a Deus e goza-lo para sempre:

3.1. Tudo foi criado para o gozo de Deus (Ap 4.11). “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.”

a. Deus é o Criador de tudo.
b. Deus é o preservador de tudo.
c. Deus é a causa final de tudo.

3.2. Todas as coisas existem para Deus (Rm 11.36) “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém”.

a. Ele é a fonte de todas as coisas, no sentido de que elas procederam Dele.
b. Ele é o Criador e o agente por intermédio de Quem todas as coisas subsistem e são direcionadas à sua devida finalidade.
c. E Ele é a finalidade essencial, em cuja glória todas as coisas haverão de redundar.

3.3. É nosso dever glorificar a Deus em tudo o que fazemos (1Co 10.31) “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.”

a. Porque do Senhor é a terra e a sua plenitude (1Co 10.26 “porque do Senhor é a terra e a sua plenitude.”; cf. Sl 24.1 “ Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.”)
b. Deus requer que cada um dos seus despenseiros (mordomos, aquele que cuida da despensa) seja encontrado fiel (1Co 4.2 “Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel.”). Um bom mordomo de Cristo glorificará o Seu Senhor em todas as coisas.

4. AS BASES BÍBLICAS DESTAS PRIORIDADES

4.1. Deus nos ensina como glorifica-Lo e goza-Lo (“Quando o coração se me amargou e as entranhas se me comoveram, eu estava embrutecido e ignorante; era como um irracional à tua presença. Todavia, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra. Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre. Os que se afastam de ti, eis que perecem; tu destróis todos os que são infiéis para contigo. Quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no SENHOR Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos.” Salmos 73:21-28 RA).

a. Ele nos guia com Seu conselho [instrução] (v. 24).
b. Nele está todo o nosso prazer (v.25).
c. O Senhor é a fortaleza do nosso coração (v. 26).
d. Bom é estar junto a Deus (v. 28).
e. Para proclamar todos os teus feitos

4.2. O nosso supremo destino é gozar a Deus em glória (Jo 17.21-24) “a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.”

5. LEITURA RECOMENDADA

HODGE, A. Alexander. A Confissão de Fé de Westminster Comentada, (São Paulo: Os
Puritanos), 1999.
HORN, Leonard Van. Estudos no Breve Catecismo de Westminster, (São Paulo: Os Puritanos),
2000.
VOS, Johannes Geerhardus. Catecismo Maior de Westminster Comentado, (São Paulo: Os
Puritanos), 2007.

Pr. Alan Kleber