Amada Congregação,
O momento do culto solene que prestamos ao Senhor da Igreja, deve ser cheio de reverência e muito respeito. Todos os membros devem procurar dar exemplo de reverência aos seus filhos bem como também aos nossos visitantes. Anote e decore bem as seguintes orientações:
- Seja disciplinado. No dia anterior ao Domingo, prepare a sua alma para adorar e exaltar a Cristo. Vá para a cama mais cedo! Ore ao Senhor por um abençoado e solene dia de descanso, na presença do seu Salvador, em comunhão com seus irmãos.
- Seja pontual. Como um bom cristão faça issoem todos os seus compromissos, muito mais quando este for o de vir à Casa do Senhor.
- Seja solidário. Maridos e filhos devem ajudar sua esposa/mãe para não atrasar toda a família. Esses podem ajudar preparando a mesa para o café da manhã, lavando os pratos, dando banho e vestindo os pequeninos da casa.
- Seja reverente. Ao chegar na igreja não chame a atenção dos outros irmãos e visitantes, falando alto, mas procure se preparar: tome logo a sua água, nunca leve copos com água para o templo (muito menos cafezinho!), exceto em casos de extrema necessidade; use logo o banheiro e depois se assente, leia a Bíblia, medite e ore. Não esqueça de fazer o mesmo com seus filhos, ensinando-os desde cedo como proceder antes, durante e depois do culto.
- Seja discreto. Chegou atrasado? Então, espere o momento certo de entrar no templo. Nunca entre no momento da leitura bíblica ou quando o pastor estiver orando com a igreja. Siga a orientação dos diáconos e só entre na congregação quando os crentes estiverem cantando louvores ao Senhor.
- Seja exemplar. Para seus filhos e para os visitantes da igreja. Seu exemplo fala mais do que palavras. Não deixe seu filho trazer brinquedos para a igreja, nem permita que ele fique jogando com o seu celular. Se você o utiliza para leitura da Bíblia e canto dos hinos, desative os aplicativos que poderão desconcentrá-lo (Whatsapp, Facebook, E-mails, etc). Caso contrário, desligue o celular! Incentive seu filho a participar da adoração, pois ele também faz parte da família da aliança. Mantenha sempre seu filho ao seu lado. Incentive-o a fazer o mesmo que você. Cante com ele, leia com ele, louve com ele!
- Seja alegre. Um culto não é uma ladainha, cheio de vãs repetições, mas também não é algo informal, sem ordem ou liturgia. De modo que, o cristão pode ser reverente e adorar a Deus com ordem e decência, mas ler a Palavra com vibração e cantar com imensa alegria as grandezas de Deus. Não leia a Palavra atropelando a congregação, e não cante os hinos com tristeza e de forma arrastada. Lembre-se também o quão importante é ouvir a pregação do Evangelho. Nossa Confissão de Fé ensina que “… a sã pregação e o consciencioso ouvir da Palavra, em obediência a Deus, com entendimento, fé e reverência” são partes importantes do culto religioso oferecido a Cristo (Confissão de Fé de Westminster, XXI.V).
- Seja calorosamente fraterno. Contudo, lembre-se que quando o culto se inicia os adoradores devem se voltar somente para o Trino Deus. Espere o culto terminar, e então cumprimente fraternalmente o seu irmão.
- Seja piedoso. A verdadeira piedade busca sempre a glória de Deus. O Dia do Senhor sempre nos proporciona a oportunidade de consagrarmos a nossa vida a grande obra para qual fomos criados, a adoração. Portanto, “Vinde, cantemos ao SENHOR, com júbilo, celebremos o Rochedo da nossa salvação. Saiamos ao seu encontro, com ações de graças, vitoriemo-lo com salmos. Porque o SENHOR é o Deus supremo e o grande Rei acima de todos os deuses. Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes lhe pertencem. Dele é o mar, pois ele o fez; obra de suas mãos, os continentes. Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou. Ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas de sua mão.” (Sl 95.1-7).
A Ele, pois, a glória eternamente. Amém!
Pr. Alan Kleber