Texto Bíblico: Leia Tiago 4.13-17

Introdução

Tiago oferece um olhar sóbrio sobre a brevidade da vida, nos ensinando sobre como viver e aproveitar ao máximo o tempo que Deus nos confiou. Se estamos vivendo sob a vontade de Deus, encontraremos então todo o prazer e deleite em seus propósitos e providência diária para nossas vidas.

Contudo, dois perigos nos espreitam enquanto buscamos andar na vontade de Deus:

(1) O primeiro deles é planejar nossa vida de forma imprudente, sem fazer referência a Deus em nossos planos. Se decidimos que tudo o que vamos escolher e fazer, o que desejamos para a vida é tudo o que vamos buscar, correremos atrás do vento, pois uma vida sem Deus, é vida sem planejamento, pura vaidade!

(2) O segundo perigo é o de viver descuidadamente na esperança de que no final tudo vai dar certo. Essa é a mentalidade descuidada daqueles que dizem: “tudo o que há de ser, será“. É o tipo de pensamento insípido que presume que só porque eu sou um cristão, ou até mesmo uma pessoa decente, Deus está obrigado a resolver tudo para mim. Ambos os caminhos são presunçosos e exigem uma mudança imediata. O que fazer então?

Submeta-se à Soberania Divina

Você pode até cantar sobre como “Nosso Deus é soberano”, mas você acredita que isso é real? Em sua soberania Deus governa o mundo e dirige até mesmo os menores detalhes da vida em direção ao seu objetivo final – Sua própria glória.

Em 07 de fevereiro de 1892, foi publicado o sermão 2.242 do famoso pregador batista inglês Charles Spurgeon. Isto aconteceu na semana de sua morte. Ele havia pregado sobre Tiago 4.15, declarando que assim como Deus governa todas as coisas “o joio ao lado do trigo é dirigido tanto quanto as estrelas em seus cursos. Todos as coisas estão sob Sua regulação, e tem um lugar designado no plano de Deus, e não acontece nada no fim das contas, mas somente o que Ele permite ou ordena“.

Se cremos que a Palavra de Deus é verdadeira, então devemos nos curvar à soberania divina em tudo o que fazemos. Tiago coloca isso de forma tão simples: “Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.” Tiago está ensinando sobre uma verdadeira mudança de atitude. Embora eu possa fazer planos, quem os provoca e aprova é o Senhor.

Aplicações Práticas

1) Será que vivemos com uma mentalidade consciente de que o Senhor governa sobre nossas vidas? Sim, nós estamos fazendo planos, mas estamos fazendo-os com uma consciência de que devemos buscar sempre a vontade divina em obediência à sua Palavra, com uma vida de gratidão porque Ele tem operado no meio de nós?

2) Ter uma mentalidade da dependência de Deus é mais importante do que dizer as palavras certas, “Se Deus quiser”. Não há nada de errado com os planos ou projetos sobre o curso vida. A Bíblia não elimina nada disso. “Nós lemos em todos os lugares nas Escrituras que os santos servos de Deus falaram incondicionalmente das coisas futuras, quando ainda assim tinham como um princípio fixo em suas mentes, que não podiam fazer nada sem a permissão de Deus” (João Calvino). Você vive com esse “princípio fixo” em sua mente?

Conclusão

Quando Napoleão Bonaparte mencionou a um amigo seus planos para invadir a Rússia, o homem tentou dissuadi-lo, avisando: “O homem propõe e Deus dispõe“. Napoleão respondeu: “Eu disponho, bem como proponho“. O movimento arrogante de Napoleão foi, finalmente, o começo de sua própria queda. Ele aprendeu que, enquanto o homem pode propor os seus planos, só Deus poderia trazê-los à tona. Assim, o homem deve se curvar da teimosia do seu coração para a sabedoria e a força da vontade divina.

Você está seguindo o curso de sua vida, mas ainda não conseguiu se curvar em submissão à vontade de Deus? Confesse esse seu orgulho pecaminoso e reconheça que só o Senhor é soberano sobre todos os detalhes de sua vida.

Pr. Alan Kleber