Texto Bíblico: Leia Tiago 4.13-17

Introdução

O apóstolo Tiago identifica um problema muito real entre os destinatários de sua carta. Eles ostentavam com arrogância seus planos e intenções. No Novo Testamento, a expressão “jactar-se” significa “gloriar-se por causa de algo”. Neste caso, essas pessoas se gloriavam de suas próprias ambições.

A palavra para “arrogância” implica uma jactância vazia que procura impressionar os outros. Aqueles cristãos estavam fazendo alegações extravagantes que não poderiam jamais cumprir. Tudo isso é devido ao orgulho: uma manobra para ganhar a aprovação e atenção dos outros. Eles viviam mais preocupados em impressionar os outros do que em dobrar seus corações à vontade divina. Eles precisavam aprender a conter seu próprio orgulho, porque se fizessem o contrário tomariam um caminho mau.

Obedeça à vontade de Deus (v.17)

O versículo final deste texto desenha uma aplicação conclusiva utilizando a expressão “portanto”, conquistando, assim, o contexto em conjunto “… aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” (Tg 4.17). Sua função é exatamente esta: Já que você sabe o que deve fazer, de agora em diante, faça alguma coisa!

Perceba como em sua aplicação final, Tiago desafia seus ouvintes a fazer alguma coisa. Eles sabiam que:  

1. A natureza humana tende à presunção, deixando Deus de fora das equações da vida;

2. Que o futuro pertence ao Senhor, não ao homem, e que a vida na melhor das hipóteses é breve;

3. Que você e eu não podemos nos vangloriar com arrogância de nossos planos e intenções, pois vivemos debaixo da vontade divina, e até mesmo os nossos pensamentos estão sujeitos a isso;

4. Ter conhecimento de toda essa verdade e não agir em obediência a Deus é pecado. Se deixamos de fazer a vontade daquele que soberanamente nos governa, seguindo seu ensino e instrução revelados a nós, seremos dominados por nossa arrogância e presunção.

Qual é a coisa certa a fazer?

Primeiro, devemos fazer o que vemos estabelecido nos mandamentos de Deus nas Escrituras. Não pode haver nenhuma argúcia sobre o que Deus tem falado em sua Palavra eterna. Prestemos atenção aos mandamentos das Escrituras. Esta é a vontade de Deus para você e eu.

Em segundo lugar, submeta seus planos e projetos ao Senhor. Seja sensível a obra do Espírito Santo que age em seu coração por meio de sua Palavra. Nunca se esqueça que as santas influências do Espírito podem envolver uma vocação na vida, uma área de serviço, um ministério para o cristão, uma doação financeira para fazer, um novo ministério para começar, um ministério existente para aderir ou dezenas de outras coisas.

O Espírito Santo, de modo claro, falará pela Escritura ao seu coração. É algo que você logo saberá, que Deus exigirá de você.

Conclusão

Se Deus quiser” é mais do que uma confissão de sonoridade espiritual. É uma atitude de coração que deve dominar nossa vida cristã. Mas se você não é um crente, o que é a vontade de Deus para você? Ouça o que disse Jesus: “Porque esta é a vontade de meu Pai, que todo aquele que vê o Filho, e crê nele tenha a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia “(Jo 6. 40).

Pr. Alan Kleber