A igreja de Cristo é a única agência autorizada por Cristo para discipular as nações, e o modo mais eficaz de a igreja realizar esta obra se dá pelo trabalho de plantação de igrejas locais.

Com este trabalho, alguns benefícios são evidentes, dentre os quais, o da permanência do evangelho na localidade. Acerca deste benefício, alguns eruditos no assunto de plantação de igrejas, ao falarem sobre a duração do evangelho nas localidades onde este é proclamado, afirmam que as “vastas áreas evangelizadas, mas sem igrejas locais, voltaram ao estado estéril na geração seguinte”, e, portanto, concluem que a plantação de igrejas locais “é a forma mais efetiva de assegurar que o evangelho se enraíze em determinada aldeia, cidade ou território por mais de uma geração”, pois “territórios povoados por igrejas locais tendem a manter o evangelho vivo e transmitido entre seu próprio povo, cidade ou região por várias gerações”. Outra coisa a ser considerada é que além dessa questão temporal, há também o fator necessidade, pois “igrejas locais são altamente necessárias para o amadurecimento espiritual do povo, bem como para o cumprimento da missão”, porque “são essas igrejas plantadas que glorificam a Deus por meio da adoração ao Senhor Jesus entre todas as nações.”

McKinley afirmou que a “igreja local é o plano de Deus para estender seu evangelho da graça a todo o mundo. Deus espalha grupos inexpressíveis de crentes por todos os lugares para estender seu reino salvífico”, pois “a igreja local proclama o evangelho, vive o evangelho e dá evidência da verdade do evangelho por meio de seu amor e de seu serviço para os que estão dentro e os que estão fora da congregação”.

Ao olharmos para a “grande Aracajú”, notamos a necessidade de igrejas bíblicas em muitos bairros da mesma, e tal necessidade só pode ser atendida pela atuação das igrejas existentes.

Sendo assim irmãos, resta-nos continuar pedindo ao Senhor a bênção de continuarmos plantando igrejas, promovendo assim o benefício da permanência do evangelho em cada bairro da nossa cidade.

Em Cristo, o Senhor das missões,

Rev. Élisson Oliveira.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LIDÓRIO, Ronaldo. Plantando igrejas. São Paulo: Cultura Cristã, 2018. Edição do Kindle.

LIDÓRIO, Ronaldo. Teologia, piedade e missão: a influência de Gisbertus Voetius na missiologia e no plantio de igrejas. São Paulo: Hebrom, 2021. MCKINLEY, Mike. Plantar igrejas é para os fracos. São José dos Campos, SP: Fiel, 2015. Edição do Kindle